• 1

A Caesb entende a educação ambiental como um processo que envolve as dimensões sociais, culturais, políticas, econômicas, científicas e éticas do ser humano, que objetiva a mudança de comportamento por meio da sensibilização e do desenvolvimento do senso crítico de forma a incorporar atitudes ambientalmente sustentáveis.

Aos seus colaboradores, a Caesb oferece cursos e oficinas de capacitação a fim de que suas atividades laborais tenham menor impacto possível ao meio ambiente. Ao público externo oferece cursos, palestras e informações sobre a melhor utilização dos produtos ofertados pela empresa e a preservação dos recursos naturais. Dentre eles destacamos: como manter as instalações de água e esgoto em condições adequadas de uso e como preservar os mananciais de água e corpos receptores de efluentes ao redor da comunidade onde vivem.

A Caesb por meio de suas ações educativas ambientais espera colaborar com a preservação do meio ambiente para manter a qualidade de vida no Distrito Federal.

Entre os projetos de educação ambiental destacamos:

Projeto Biguá – Ações Comunitária de Saneamento Ambiental: Coleta de Óleo de Fritura Residual

O Projeto Biguá é uma iniciativa de cunho socioambiental, com o objetivo de desenvolver ações comunitárias de saneamento ambiental, tratando de evitar que resíduos sejam descartados inadequadamente e venham a poluir a água ou sobrecarreguem a rede de esgoto. Assim, com a finalidade de reduzir o descarte inadequado de óleo de fritura, o Projeto dedica-se à coleta de óleo de fritura residual. 

Desde 2007, a Caesb desenvolve junto à população local um trabalho que inclui a conscientização dos aspectos ambientais relacionados à poluição dos recursos hídricos promovidos pela atividade humana no âmbito do saneamento.

Nesse contexto, o Projeto vincula-se ao saneamento ambiental, atividade fim da Caesb, tanto na fabricação de sabão quanto na produção de biodiesel, em parceria com a Embrapa, IFB e Emater-DF; no desenvolvimento de projeto de pesquisa que prevê a instalação de uma usina experimental na produção de biodiesel por meio de óleo de fritura usado.

Projeto de Mobilização Comunitária

O Projeto de Mobilização Comunitária é desenvolvido junto às comunidades onde está sendo implantado o sistema de esgoto. A população que será atendida pela nova rede de esgoto é orientada, por meio de palestras, ações educativas e intervenções nas escolas da região, a como melhor utilizar o sistema de esgoto implantado para reduzir os custos operacionais e de manutenção.

Trilhas Ecológicas Interpretativas do Pipiripau, Country Club e Pequizeiro

O uso das trilhas ecológicas está focado no recebimento do público para desenvolvimento de projetos e atividades de educação ambiental, contribuindo para a formação e a adoção de valores e atitudes que possibilitem a sustentabilidade ambiental das bacias hidrográficas de captação destas regiões.

A implantação de trilhas no interior da área de captação de água do Ribeirão Pipiripau, na região de Planaltina-DF, tem por objetivo a execução de projetos de educação ambiental com foco nos conceitos de proteção, conservação ambiental, saúde e uso sustentável dos recursos hídricos.

A utilização das trilhas pela comunidade é realizada por meio de visitas monitoradas de escolas e instituições públicas/privadas.

O percurso da Trilha Ecológica do Pipiripau é circular, de aproximadamente 2,2 km de extensão, com tempo de caminhada de 1h30min, percurso de baixa a regular intensidade – o que não exige preparo físico significativo. O percurso constitui-se de caminhos ao longo das margens do Ribeirão Pipiripau, passando por paisagens remanescentes de cerrado e por áreas de recuperação florestal. Há placas de identificação de árvores nativas do cerrado. Locais de apoio, denominados Pontos de Convivência, foram instalados de forma a destacar individualmente os atributos cênicos da área e facilitar a exposição de temas e a interpretação ambiental. Os pontos de convivência também são locais de descanso e receberam as denominações de Auditório, Sons do Ribeirão, Sombra do Capitão e Mangueiral. Neles, foram instalados bancos e lixeiras rústicas mantendo forma harmônica com o ambiente, conferindo o mínimo de infra-estrutura à visitação.

A trilha ecológica do Pequizeiro está localizada no Parque dos Pequizeiros em Planaltina-DF e a Trilha do Country Club na região do Catetinho, essas duas trilhas estão em fase de diagnóstico ambiental.

Por se tratar de uma área de proteção ambiental o número de visitas é restrito e o agendamento deve ser feito com antecedência.

Para obter mais informações, conhecer as regras e realizar o agendamento de visitas, ligar para a Gerência de Proteção de Mananciais – PHIP nos telefones: 3214-7920 ou 3214-7919.

Palestras

A Caesb oferece palestras de educação ambiental para a comunidade, como escolas públicas e privadas.

Para o agendamento de palestras mande um e-mail para:

Visitas às Estações de Tratamento de Água e Esgoto

A Caesb recebe em suas estações de tratamento de àgua – ETA e nas estações de tratamento de esgoto – ETE visitas de estudantes, assim como, de técnicos de diversos setores da sociedade.

Para conhecer as normas e realizar o agendamento de visitas clique no link a seguir:

Disponibilização de Material Educativo Impresso

Para conhecer os folhetos, cartilhas e manuais educativos da Caesb clique no link a seguir:


A Caesb Sugere Alguns Links Sobre Educação Ambiental:

caesb social

    Caesb Social    
   
Conheça os Projetos de Responsabilidade Social apoiados pela Caesb. 
 
 
       

caesb cultural

    Caesb Cultural    
   
A Caesb incentiva projetos culturais e possui espaços para estas atividades. 
 
 
       

caesb ambiental

    Caesb Ambiental    
 
Saiba quais são as atividades ambientais desenvolvidas pela Caesb.