03/11/2017 - Conselho de Consumidores da Caesb visita o recém-inaugurado subsistema do Bananal

Na última sexta-feira (03/11), o Conselho de Consumidores da Caesb pôde conhecer o subsistema de captação de água do Bananal, que permitirá a retirada de água do córrego, próximo ao Parque Nacional de Brasília.

A outorga concedida pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) permite captação de 600 a 750 litros de água por segundo, a depender da disponibilidade hídrica do período. O novo sistema abastecerá Asa Norte, Sudoeste, Cruzeiro e Noroeste, ajudando a desafogar os reservatórios do Descoberto e de Santa Maria, que continuam em estado crítico.

Para o presidente do conselho, Sr. Alexandre Veloso, “é nítida a alta qualidade da água do córrego Bananal, situado dentro do Parque Nacional de Brasília. ”. O conselho está programando agora visitar uma estação de tratamento de água e outra de esgoto, para compreender melhor esse ciclo completo de tratamento de água e esgoto realizado pela empresa Caesb aqui no DF.

Com a visita foi possível, ainda, esclarecer diversos pontos aos Conselheiros sobre a capacidade de produção do subsistema, e sobre o estado crítico de outros reservatórios. Estiveram presentes os conselheiros Osvaldo Veloso e Carina Sales, do segmento rural, Kátia Amorim, do segmento industrial, e Rodolfo Moura, suplente do segmento residencial.