Acessibilidade


28/03/2018 - Conselho de consumidores da Caesb é apresentado no 8º Fórum Mundial da Água



No primeiro dia do 8º Fórum Mundial da Água (18/03), os consumidores do Distrito Federal tiveram a oportunidade de serem representados. Um espaço na Vila Cidadã foi utilizado pelo presidente do Conselho de Consumidores da Caesb, Sr. Alexandre Rodrigo Veloso, para apresentar o trabalho que o órgão realiza, em especial a experiência do Conselho neste pouco mais de um ano de criação, o Conselho foi constituído em 10/02/2017.

Experiência Prática do Conselho” foi o nome da apresentação que atraiu a atenção de quem visitava o pavilhão montado ao lado do estádio Mané Garrincha. Veloso explicou o caráter voluntário do Conselho e quais são os assuntos que atualmente mobilizam o grupo.

Dentre eles, destacou a importância da reutilização de águas cinzas, “principalmente no contexto de crise que se vive hoje”. Ele explicou que águas cinzas são aquelas que já foram utilizadas, por exemplo, a água que é descartada após a lavagem de roupa na máquina, e que a sua utilização de forma massiva precisa de ser regulamentada pela Adasa.

A cobrança mais justa pela utilização da água que o consumidor utiliza também foi um dos temas trazidos pelo Conselheiro. Veloso explicou que já há um debate em andamento sobre a obrigatoriedade de o consumidor pagar o mínimo de 10m³ de água, mesmo que não tenha utilizado essa quantidade. E destacou: “Essa compatibilização entre os interesses dos consumidores e os ganhos da empresa precisa ser discutida com transparência e informações reais”, ressalta o presidente do Conselho.