Acessibilidade


24/09/21 - Parceria da Caesb em eventos na semana de 20/09 a 26/09/2021

Caminhada pela vida

O Instituto de Cardiologia do DF e a Caesb apoiam a “Caminhada pela vida”, no Eixão do lazer, domingo, em alusão ao setembro verde, que marca o incentivo à doação de órgãos.

Sua Vida Vale Muito Itinerante

A comunidade de Brazlândia recebe, nos dias 24 e 25/9, atendimento com serviços públicos no programa da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF, na Praça do Laço, com parceria da Caesb.

Ação Social

A Associação Mulheres Unidas de Brasília realiza com auxílio da Secretaria de Saúde do DF uma ação social no domingo, na Colônia Agrícola 26 de setembro, com vacinação e testagem para Covid e hepatite.

Exposição: mãos à vida

A Associação Mão Amiga promove em Santa Maria, no sábado, exposição visando a conscientização da comunidade para prevenção ao suicídio.

Saúde e tecnologia em Ceilândia

Na sexta (24/9), a Caesb garantiu a hidratação do público na inauguração da Unidade Básica de Saúde, na Expansão do Setor O, e apoiou o evento que marcou a chegada do projeto Wi-Fi Social na região.  

Projeto Ação Mulher no Campo

Ação da Secretaria da Mulher do DF beneficiou moradoras em situação de violência no Núcleo Rural Aguilhada, em São Sebastião, em 24/9, com auxílio da Caesb.

Semana Nacional de Trânsito

Detran/DF contou com a Caesb durante a Semana Nacional de Trânsito, que abordou este ano o tema "No Trânsito, sua responsabilidade salva vidas", de 18 a 25/9, no Museu Nacional da República.

Programa Energia Legal

Moradores do Morro da Cruz, em São Sebastião, foram contemplados com ligação da rede de energia elétrica no bairro, em 21/9.

Aniversário Novacap

A Caesb marcou presença nas atividades em comemorações pelos 65 anos da Novacap.

Gerência de Mobilização e Eventos – PRCE

Assessoria de Comunicação – PRC

27/09/21 - Setembro Amarelo: Programação discute saúde mental, bem-estar e valorização da vida

Como parte da campanha de conscientização sobre prevenção do suicídio e valorização da vida, a Caesb programou para este mês duas palestras on-line focadas na saúde mental dos empregados da Companhia. As palestras têm como temas o suicídio e suas formas de prevenção, reconhecimento de comportamentos, sinais e redes de proteção social. Toda a programação é on-line e com acesso para todos os empregados.

A primeira palestra aconteceu no último dia 09 e abordou a temática de comportamentos e ideações suicidas, com a psiquiatra Helena Moura. A segunda palestra acontecerá amanhã (dia 28) e abordará a prevenção ao suicídio e ativação de redes de proteção social. No decorrer do mês de setembro também foram distribuídos na Companhia os laços amarelos alusivos ao tema.

Além dessas ações, a Companhia também disponibilizou aos empregados o acesso para as Ações de Valorização da Força de Trabalho da Caesb e Ações Voltadas à Saúde e ao Bem-estar no Ambiente Corporativo. São conteúdos on-line compostos por vídeos, podcasts e posts, que podem ser acessados pelo site da Escola Corporativa da Empresa.

Preocupada com a saúde mental de seus empregados e colaboradores, a Companhia realiza há sete anos eventos onde discute assuntos relacionados a esse tema. A gerente de Qualidade de Vida e Responsabilidade Social da Caesb (SGPQ), Nívia Pedrosa, explica a importância de se cuidar da saúde dos empregados. “O Setembro Amarelo traz esse despertar para o cuidado com a saúde mental. Esse ano iremos abordar essa temática e os reflexos da pandemia na saúde emocional dos empregados. A participação de todos é fundamental para conscientização dos empregados”, afirma Nívia.

28/09/21 - Novo portal de atendimento da Caesb dará acesso remoto a mais serviços

População terá agora 28 opções de atendimento online
 

Usuários do serviço online da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) poderão acessar, a partir de hoje (28), um novo portal de serviços, completamente modernizado e com interface intuitiva. Remodelado pelas equipes de Tecnologia da Informação da própria Companhia, serão oferecidos 28 serviços online aos mais de três milhões de usuários dos serviços de saneamento básico prestados à população.

O desenvolvimento do portal foi feito pensado para melhorar a experiência do usuário e permitir a reutilização dos serviços disponibilizados nesse canal em outras plataformas como URA, voicebot, chatbot e aplicativo. O objetivo é disponibilizar, em um único local, todas as informações de forma integrada, para que os canais de atendimento possam buscar os dados rapidamente.

Para a chefe da Assessoria de Tecnologia da Informação, Márcia Sabino Duarte, responsável pela remodelagem dos serviços, “a experiência promoveu uma verdadeira transformação digital dos processos internos pois, além de proporcionar maior comodidade aos usuários com serviços online, sem a necessidade de comparecer ao escritório ou entrar em contato com Central de Atendimento, resultou na integração de áreas e sistemas da companhia, resultando em maior eficiência na prestação dos serviços”.

O novo portal está disponível no endereço: https://www.caesb.df.gov.br/portal-servicos/

Neste site, os clientes podem solicitar, de forma rápida e cômoda, do seu computador ou tablet, serviços como 2ª via e revisão de conta, situação e parcelamento de débitos, alteração de titularidade e de dados cadastrais, pedido de desobstrução de esgoto e de religação de água, consulta e informação de falta de água, dentre outros. O acesso é livre para alguns serviços. Para outros, é necessário apenas a criação de login e senha.

Diego Rezende Ferreira, superintendente de Comercialização, justifica o aumento expressivo nos serviços online. "Durante a pandemia, os canais digitais e o atendimento remoto foram as formas que garantiram ao usuário dos serviços da Caesb a manutenção dos serviços prestados."

O ouvidor da Caesb, Eduardo Romualdo Soares, explica a motivação para a construção de um novo sistema de autoatendimento à população. “A disponibilização de uma plataforma ágil e inteligente, trazendo maior comodidade aos nossos clientes, tornou-se fundamental diante do novo cenário em que vivemos, em que a praticidade e a remoticidade se tornaram regras”, ressaltou.

 

CONHEÇA O NOVO PORTAL

Portal de Serviços da Caesb



05/10/21 - Sistema de abastecimento de água das áreas rurais é monitorado à distância

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) está monitorando à distância o sistema de abastecimento de água das áreas rurais do Distrito Federal. Ao todo, 34 sistemas, totalizando 77% das unidades, estão sendo monitorados pelo Centro de Controle Operacional da Caesb (CECOP), que funciona na Sede da Companhia, em Águas Claras, 24 horas por dia, durante todos os dias do ano. Para a automação dessas unidades foram investidos R$ 1.273.923,64 com recursos provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A automação do sistema rural possibilita uma melhoria na qualidade dos serviços prestados e contribui na redução do custo operacional e de manutenção dos sistemas. O chefe da área de saneamento rural da Caesb, Messival Mendes, explica a importância da modernização do sistema de automação e controle operacional. “Esses sistemas são caracterizados pelas longas distâncias entre os mesmos, dificultando as atividades de operação e manutenção. Identificamos que se perde muito tempo em deslocamentos até chegar nas unidades, para verificar seu funcionamento, possíveis falta d’água ou, até mesmo, falta de energia elétrica. Com a automação, conseguimos monitorar à distância todo o funcionamento do sistema”, explicou Messival.

Com a implantação da automação nas unidades operacionais, a Caesb garante muitos benefícios. Messival Mendes elencou as vantagens dessa modernização. “Será possível monitorar em tempo real os níveis dos reservatórios de água, identificando assim possíveis falta d’água. Temos também disponível um comando à distância para ligar e desligar equipamentos, se necessário. Outro ponto muito favorável é a identificação em tempo real dos locais com falta de energia elétrica, podendo ocasionar interrupção da produção e, também, falta d’água”, afirmou.

Outras vantagens também já foram identificadas com as inovações no sistema rural. Segundo Messival Mendes, os próprios usuários do sistema perceberão as benfeitorias. “A automação vai permitir uma melhoria na qualidade da água produzida, vai reduzir as interrupções no fornecimento de água por problemas operacionais, como também no tempo de resposta das reclamações dos clientes. Além disso, vai permitir otimizar as atividades da equipe de operação, pois não é mais necessário deslocar uma pessoa para a unidade, simplesmente para ver se tem água no reservatório, se o poço está ligado ou, até mesmo, se tem energia elétrica”, ressaltou.

O sistema foi implantado com a atuação direta das áreas de automação, manutenção elétrica, manutenção civil e manutenção mecânica da Caesb, que fizeram as adequações nas instalações para compatibilizar as unidades do sistema de abastecimento de água das áreas rurais, com as características e necessidades de um moderno sistema de automação.

Para o coordenador de manutenção preventiva do sistema de automação da Caesb, Renato Cardoso, o sistema foi desenvolvido para operar de forma automática. “Mesmo em casos de falha de comunicação, o sistema possui funcionalidades de segurança que permitem que o mesmo continue operando de forma autônoma”, explicou Renato. Foram instalados também painéis elétricos de automação nas unidades e foram feitas as interligações necessárias para a integração dos mesmos.

O sistema de transmissão de dados das unidades também utiliza a rede celular de forma segura. Desta forma, o sistema transmite os dados e os operadores acessam o sistema em seus próprios telefones celulares e tablets corporativos. Segundo Renato Cardoso, “além da operação on-line, os dados históricos também são armazenados de forma automática num banco de dados da Caesb. Estes dados podem ser acessados pelos empregados da Companhia e passíveis de utilização em painéis gerencias”, afirmou.

Renato Cardoso alertou também que as unidades são operadas remotamente on-line, podendo o operador utilizar vários recursos. “Lá do CECOP o operador vai poder monitorar a vazão dos poços, realizar o controle automático das bombas dos poços de acordo com os níveis dos reservatórios e, também, da dosagem de cloro, de acordo com a vazão d´água”, revelou.

Para o diretor de Operação e Manutenção da Caesb, Carlos Eduardo Borges Pereira, com esses investimentos a Companhia traz melhorias e mais eficiência no processo. “A automação dos sistemas rurais de abastecimento leva a tecnologia a essas áreas, permitindo que se controle à distância e em tempo real, durante 24 horas no dia, a operação e o desempenho dessas unidades. Devido ao fato da quantidade de sistemas e das distâncias a serem percorridas, antes da automação levava-se muito tempo para identificar e corrigir os problemas, ficando a população desabastecida por muito tempo. Agora com a automação, a detecção da falha é automática e as ações de correção são encaminhadas de imediato. Com certeza estamos levando para as áreas rurais toda qualidade e modernidade que aplicamos às áreas urbanas. Pretendemos atingir 100% da automação nas áreas rurais num período máximo de dois anos”, esclareceu o diretor.

População rural no DF

De acordo com as projeções do Plano Distrital de Saneamento Básico (PDSB), baseadas em metodologias utilizadas pelo IBGE, a população rural do Distrito Federal em 2020 é de aproximadamente 79.414 habitantes. Desse total, a Caesb atende cerca de 37.321 habitantes com fornecimento de água tratada para consumo humano, o que representa 47% da população rural. A Companhia conta com 8.103 ligações de água na área rural, sendo que 5.044 são hidrometradas, o que corresponde a um índice de hidrometração da ordem de 62,25%. A Empresa continua implantando melhorias para ampliar este índice até alcançar 100% de hidrometração. 

Ao todo, a Caesb atende 61 comunidades rurais no DF, sendo que nove estão ligadas diretamente à rede de abastecimento de água e outras 52 comunidades são atendidas por sistemas isolados. A área de saneamento rural da Empresa opera diretamente 44 sistemas produtores de água, totalizando 149 unidades entre captações, elevatórias, poços e unidades de tratamento e reservatórios. O volume de água produzida por estas unidades se aproxima de 105 l/s.

Foto: Marco Peixoto (Caesb)

08/10/21 - Parceria da Caesb em eventos na semana de 04/10 a 12/10/2021

Parcerias em alusão ao Dia das Crianças

A Caesb apoia no sábado evento social, em Sobradinho. Domingo, gincana infantil, na Asa Norte; manhã de lazer, no Itapoã; ação social, em Samambaia; evento da pastoral da caridade, em Planaltina, e atividade sociocultural, em Santa Maria. Dia 12, lazer em Planaltina e no Guará; recreação no 24º batalhão da PMDF, no Varjão; festa no Zoológico; corrida do Sejuquinha, na Asa Sul; atletismo, no Riacho Fundo; pinte e brinque, no Deck Sul. 

Outubro Rosa

O Programa “Elas Transformam”, da Secretária da Mulher do DF, tem apoio da Caesb no atendimento à população em situação vulnerabilidade.  

Programa Regulariza DF

Contempla no sábado a comunidade do Recanto das Emas com a entrega de unidades habitacionais.

Padroeira Nossa Senhora Aparecida

A Comunidade Católica Luz Divina promove o acampamento da Padroeira Nossa Senhora Aparecida,

de 10 a 12/10, no Núcleo Rural Taquara, em Planaltina.

SEJUS mais perto do cidadão

Programa atende moradores do Sol nascente oferecendo serviços públicos nos dias 8 e 9/10 com auxílio da Caesb.

Caravana Desenvolve DF

O programa do GDF beneficiou empresários de Ceilândia em ação, em 7/10, apontando soluções para regularização e pendências jurídicas na Área de Desenvolvimento Econômico local.

Agência do Trabalhador

Moradores da Estrutural passaram a contar no mesmo espaço com Agência do Trabalhador e com um novo Centro de Referência Especializado de Assistência Social na Estrutural, em 6/10.   

40 anos do Santuário São Francisco de Assis

As comemorações pelo dia de São Francisco de Assis e aniversário de 40 anos de criação do santuário, na 915 norte, foram marcadas com atividades durante todo o dia, em 4/10, com a participação da Caesb. 

Praça do Povo

Público presente à entrega da obra de revitalização da Praça do Povo, no Setor Comercial Sul, em 4/10, contou com fornecimento de água no local.  

Gerência de Mobilização e Eventos – PRCE

Assessoria de Comunicação – PRC

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