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06/12/22 - Caesb lança nova edição do Programa de Negociação de Débitos (PND 2022/2023)

 

Parcelamentos estarão disponíveis para faturas vencidas até 31 de outubro de 2022 

Consumidores das categorias pessoas físicas e pessoas jurídicas que estejam com suas faturas de água e de esgoto em aberto poderão quitar seus débitos em condições diferenciadas. Neste final de ano, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) lançou mais uma edição do Programa de Parcelamento de Débitos (PND 2022/2023). O PND estará disponível até o dia 31 de março de 2023

Este é o 3º ano consecutivo que a Caesb oferece condições especiais para a negociação de débitos, flexibilizando os pagamentos à vista e oferecendo parcelamento, com a redução gradativa dos juros de mora incidentes sobre as contas vencidas, bem como os juros de parcelamento aplicados ao saldo devedor, incluindo os débitos decorrentes de demandas judiciais onde a Caesb é autora. 

O Diretor Financeiro e Comercial, Sérgio Antunes Lemos, explica a decisão de lançar mais uma alternativa para os usuários quitarem suas dívidas: “Sabemos que o período da pandemia dificultou a situação econômica de vários de nossos usuários. A ideia é proporcionar a possibilidade de o usuário retomar sua capacidade financeira e garantir a prestação dos serviços de saneamento tão necessários aos indivíduos”, afirma. 

O PND 2022/2023 permitirá o parcelamento de contas vencidas até o dia 31 de outubro de 2022, em até 36 parcelas com juros de parcelamento de 0,5% ao mês, com uma entrada de, no mínimo, 5% do valor da dívida atualizada. Os boletos com os valores devidos serão emitidos a partir de 1º de dezembro, com a possibilidade de parcelamento a partir do dia 15 de dezembro. 

 

Quantidade de Parcelas 

Percentual de desconto nos juros de mora 

Juros sobre o parcelamento 

À vista 

99% 

0% 

1 a 6 

90% 

0,5 % a.m. 

7 a 12 

80% 

0,5 % a.m. 

13 a 24 

70% 

0,5 % a.m. 

25 a 36 

60% 

0,5 % a.m. 

 

Você pode solicitar o parcelamento da seguinte forma:

 

Alteração de cadastro 

Para solicitar o parcelamento das faturas de água e de esgoto vencidas, o usuário deve ser o responsável financeiro pelo imóvel. Para fazer a alteração da titularidade, o consumidor pode solicitar pelo aplicativo gratuito da Caesb, pelo Portal de Serviços, Agência Virtual, Escritórios Regionais e Postos do Na Hora mais próximos de sua residência ou pelo WhatsApp (disponível apenas para as cidades de Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, Sobradinho e Planaltina). 

 

Serviços 

- Site oficial: https://www.caesb.df.gov.br/portal-servicos/

- Endereços dos escritórios de atendimento: https://atlas.caesb.df.gov.br/portal/apps/MapJournal/index.html?appid=39f3636c10664dfabc3b05757e656acc 

Documentos necessários: https://www.caesb.df.gov.br/relacao-documentos.html 

- Para baixar o aplicativo da Caesb no celular: 

- IOS: https://apps.apple.com/br/app/caesb-autoatendimento/id1003831993 

- Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.df.caesb.mobile 

 

Foto: Cristiano Carvalho (Caesb)

 

07/12/22 - Caesb sedia 1º Encontro Nacional de Ouvidores de Saneamento

São esperadas mais de 200 pessoas no Teatro da Caesb 

No mês de dezembro deste ano, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e a Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) realizam o 1º Encontro Nacional de Ouvidores de Saneamento, no Teatro da Companhia. 

Durante os dias 13 e 14 de dezembro, os ouvidores das empresas que prestam serviços de saneamento básico de todo o país discutirão as boas práticas do setor, a questão da ESG, os desafios da LGPD, a relação entre clientes e a estratégia omnichannel e o gerenciamento de callcenters. A palestra magna “Ouvidorias e as parcerias estratégicas” ficará a cargo do Corregedor-Geral da União, Gilberto Waller, no dia 13 de dezembro, às 9h45. 

O público-alvo do Encontro são os ouvidores e as equipes das Ouvidorias das Companhias Estaduais de Saneamento; encarregados setoriais de dados (DPO) e respectivas equipes; gestores e equipes de callcenters do setor e ouvidores da rede SIGO-DF. O Encontro de Ouvidores conta com a organização da Câmara Técnica de Ouvidoria (CTO) da Aesbe e com o apoio da Ouvidoria Geral da União, da Ouvidoria Geral do DF e da Controladoria Geral do Estado de Goiás. 

A expectativa é de que 200 pessoas participem do evento. As inscrições são gratuitas e os participantes terão direito a certificados, além do sorteio de brindes. Para participar e conferir a programação, basta se inscrever no link: https://v1.ciaticket.com.br/e/1o-encontro-nacional-dos-ouvidores-de-saneamento13122022-767

19/12/22 - Empregados e colaboradores da Caesb presenteiam crianças do Projeto Golfinho

Entrega dos presentes aconteceu em Ceilândia e no Itapoã

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) realizou a entrega dos presentes do Natal Solidário para as crianças do Projeto Golfinho. Neste ano, a ação recebeu o nome de Campanha Seleção Solidária e foi realizada nos meses de novembro e dezembro. O objetivo foi arrecadar material escolar, cestas básicas, brinquedos e itens de vestuário para doação ao público-alvo do Projeto. 

Todos os anos, os alunos do Projeto Golfinho escrevem cartas com os itens que gostariam de ganhar. As cartinhas ficam disponíveis para retirada pelos empregados e colaboradores em diversos locais da Caesb. A Campanha Solidária de Natal acontece há seis anos e a entrega dos presentes é celebrada e esperada ansiosamente pelas crianças e adolescentes do Golfinho.  

Entre os presentes no evento de entrega em Ceilândia estava Sâmila da Costa Lima. Atualmente com 12 anos, ela participa do Projeto Golfinho desde 2017. “Eu acho muito bom aqui, gosto dos professores, dos alunos, de tudo. Eu aprendo natação e faço deveres de casa. Tem foto minha aqui pequeninha”, orgulha-se. Outro participante na entrega dos presentes foi Isaque Almeida Goldim, de 10 anos, que pediu em sua cartinha um kit de material escolar. “Eu gosto muito das atividades feitas pelos professores e adoro mergulhar”, conta empolgado. Já o golfinho Samuel Cardoso de Oliveira dos Santos, também de 10 anos, diz que todos estavam ansiosos para a entrega dos presentes e aproveitou para declarar seu amor pela natação. “Aqui é muito bom porque a gente aprende a nadar. A piscina é o que eu mais gosto”, diz.  

O sentimento de gratidão não atinge somente as crianças.  A mãe do golfinho Yuri dos Santos, Maria Madalena dos Santos, por exemplo, agradeceu o presente que o filho ganhou, disse que a equipe do Projeto Golfinho é nota mil e fez uma declaração. “Muito obrigada pela dedicação ao Yuri, ele tem desenvolvido muito mesmo e meu coração está transbordando de alegria. Que Deus proteja essa Instituição para que vocês realizem mais sonhos de outros crianças, assim como os dos meus outros dois filhos, que estão loucos para entrar no Projeto”, conta.  

Para a gerente de Qualidade de Vida e Responsabilidade Social da Caesb, Nívia Pedrosa, a campanha natalina do Projeto Golfinho é sempre um momento de muita alegria e expectativa para as crianças e adolescentes do Projeto. “Neste ano, a Caesb juntou duas paixões: Projeto Golfinho e Copa do Mundo e realizou uma Campanha muito especial com adoção das cartinhas, cesta básica e material escolar. Em contrapartida, foi feita uma camiseta Seleção Solidária da Caesb e um boton em agradecimento aos empregados e colaboradores que participaram dessa Campanha”, conta a gerente. Nívia aproveitou a oportunidade para, em nome de todas as crianças e adolescentes, externar gratidão a todos que participaram desse ato de solidariedade.  

Projeto Golfinho 

O Projeto Golfinho existe há 21 anos na Caesb e tem o objetivo de proporcionar a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social atividades pedagógicas, educação sanitária, educação ambiental, desenvolvimento de atividades esportivas e a disseminação de valores para a construção da cidadania e fortalecimento da autonomia social. O Projeto atende a crianças e adolescentes na faixa etária de seis a 16 anos, pertencentes a famílias de baixa renda, matriculadas na rede pública de ensino do DF e residentes nas regiões administrativas de Itapoã, Ceilândia e Sol Nascente. 

Atualmente, o Projeto Golfinho atende 172 crianças e adolescentes no Núcleo da Ceilândia e 167 no Núcleo do Itapoã, totalizando 339 crianças e adolescentes matriculados. Os alunos frequentam o Projeto duas vezes por semana no turno contrário ao da escola. Neste período, eles têm aula de natação e psicomotricidade e jogos lúdicos, além de atividades pedagógicas referentes à Educação Ambiental. Os participantes também recebem lanche e um kit de uniforme (camiseta, short, calça, touca, sunga ou maiô, toalha e bolsa). Além, disso é oferecido o transporte escolar para as crianças. 

   

Crédito da foto: Cristiano Carvalho (Caesb) 

23/12/22 - Conselho de Administração da Caesb elegeu a Diretoria Colegiada para um novo mandato

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) informa que o Conselho de Administração da Empresa elegeu a Diretoria Colegiada para um novo mandato de dois anos, após a indicação do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, para recondução dos cargos.  

O atual presidente, Pedro Cardoso, e os diretores de Operação e Manutenção, Carlos Eduardo Pereira, de Suporte ao Negócio, Roberta Zanatta, de Engenharia, Virgílio Peres, Financeiro e Comercial, Sérgio Lemos, de Regulação e Meio Ambiente, Haroldo Toti, e Jurídico, Luiz Gustavo Muglia, continuarão na gestão da Companhia.  

Segundo o presidente, nos próximos cinco anos, a Caesb planeja investir R$ 2,83 bilhões que serão direcionados para a execução de projetos de expansão dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, tais como a ampliação do sistema Brazlândia; implantação de adutora e elevatória do Sistema Corumbá para o Sistema Paranoá Sul; ampliação das Estações de Tratamento de Esgoto Melchior, Sul, Planaltina; entre outros. “O trabalho de qualidade, compromisso e transparência, aliado à toda a família Caesb que nos acolheu, fazem dessa uma Empresa de excelência”, exalta Pedro Cardoso. 

Crédito da foto: Marco Peixoto (Caesb)

27/12/22 - Caesb investiu R$ 1 bilhão em obras de água e esgoto entre 2019 e 2022

Confira a entrevista do Presidente Pedro Cardoso à Agência Brasília

 

Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger


No Distrito Federal, 99% das residências são atendidas com água tratada e 91,77% são ligadas às redes de esgoto. Esses índices foram alcançados ainda em 2021, com 12 anos de antecedência às metas estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento. O resultado foi possível graças aos investimentos realizados pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) entre 2019 e 2022. Foi quase R$ 1 bilhão aplicado na melhoria dos sistemas de abastecimento de água e esgoto, segundo o presidente da Companhia, Pedro Cardoso. Para o próximo mandato do governador Ibaneis Rocha, a Caesb planeja triplicar os investimentos, chegando a mais de R$ 2,8 bilhões. É mais qualidade de vida para toda a população do Distrito Federal.


AGÊNCIA BRASÍLIA – Quanto a Caesb investiu nos últimos quatro anos? 
PEDRO CARDOSO – Entre 2019 e junho de 2022, a Caesb investiu exatos R$ 983.450.384,00, sendo R$ 350,3 milhões no Sistema de Abastecimento de Água e R$ 276,6 milhões no Sistema de Esgotamento Sanitário. Outros R$ 356 milhões foram investidos em operações de melhoria, expansão da infraestrutura, no aumento da eficiência e na manutenção dos sistemas de tratamento de água e de esgoto. Houve ainda aportes financeiros para a ampliação da infraestrutura civil, elétrica, mecânica e de automação e tecnologia de comunicação por telemetria, entre outros empreendimentos, além de investimentos em programas de redução de perdas, aquisições e instalação de equipamentos.


AGÊNCIA BRASÍLIA – Quanto a Caesb pretende investir no próximo Governo Ibaneis Rocha?
PEDRO CARDOSO – A Caesb planeja investir R$ 2,83 bilhões na execução de projetos de expansão dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, tais como: a ampliação do sistema Brazlândia; a implantação de adutora e elevatória do Sistema Corumbá para o Sistema Paranoá Sul; e a ampliação das Estações de Tratamento de Esgoto Melchior, Sul e Planaltina.


AGÊNCIA BRASÍLIA – Quais foram as principais obras de esgotos realizadas entre 2019 e 2022?
PEDRO CARDOSO – Em 2019, começamos a executar obras de esgotamento sanitário em diversos locais, como no condomínio Entre Lagos, no Setor de Mansões Sobradinho e no Sol Nascente. Em 2020, podemos destacar a implantação de redes e estações elevatórias em Sobradinho, as melhorias no sistema de vazão da Estações de Tratamento de Esgoto Melchior e ampliação do sistema de esgoto do Setor de Clubes Esportivos Sul. Em 2021, destacamos a implantação do sistema sanitário da Região dos Lagos no Itapoã e Paranoá, no Trecho II do Sol Nascente, no Pôr do Sol e na Colônia Agrícola Sucupira no Riacho Fundo. Em 2022, foram concluídos os sistemas do Setor de Mansões Park Way (Quadras 1 a 5), Colônia Agrícola Águas Claras, Vila IAPI e Colônia Agrícola Bernardo Sayão. Foram implantados 131 mil metros de redes e duas elevatórias, que conduzirão o esgoto coletado até a ETE Melchior. Outra importante realização: a implantação do sistema de esgotamento sanitário no Sol Nascente (Bacia E), beneficiando cerca de 19 mil habitantes, com investimento de R$ 12 milhões. 


AGÊNCIA BRASÍLIA – A Caesb tem trabalho para atingir as metas do Novo Marco Legal do Saneamento Básico?
PEDRO CARDOSO – O novo Marco Legal prevê que até 31 de dezembro de 2033 os índices de universalização dos serviços alcancem 99% de atendimento de água e 90% de atendimento de esgoto. Ainda em 2021, com larga antecedência, a Caesb atingiu as metas de universalização exigidas pelo novo Marco Legal. Atualmente, chegamos a 99% de atendimento de água e 91,77% de atendimento de esgoto.


AGÊNCIA BRASÍLIA – Como foi possível atingir esses resultados?
PEDRO CARDOSO – Desde 2019, estamos fazendo investimentos constantes para atender ao crescimento populacional do Distrito Federal. Conseguimos ampliar em 1,3 mil quilômetros as redes de água e esgoto. Aumentamos o atendimento em 38.992 ligações de água e 60.818 ligações de esgotamento sanitário. Além disso, ampliamos a população beneficiada com a tarifa social para 26.737 ligações ativas de água cadastradas. 


AGÊNCIA BRASÍLIA – A Caesb planeja ampliar o alcance do Sistema Produtor Corumbá?
PEDRO CARDOSO – Sim. Em 2022, depois de superarmos alguns problemas que por anos atrasaram a obra, conseguimos entregar esse sistema, que hoje abastece com água tratada 1,3 milhão de pessoas em quatro cidades da região sul do DF (Santa Maria, Gama, Recanto das Emas e Riacho Fundo II) e em quatro municípios goianos (Luziânia, Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental e Novo Gama). Agora trabalhamos para consolidar o abastecimento em outras áreas, como o Setor Habitacional Ponte de Terra e o Setor Meirelles. Indiretamente, toda a parcela oeste do DF e a cidade de Águas Lindas de Goiás também serão beneficiadas com a geração de excedentes no Sistema Descoberto. 


AGÊNCIA BRASÍLIA – O que a Caesb tem feito para garantir que o meio ambiente seja respeitado?
PEDRO CARDOSO – Temos diversos projetos, como o Expresso Ambiental. É um ônibus que transporta uma maquete de seis metros sobre O ciclo do saneamento, mostrando desde a captação de água até a devolução do produto tratado. Também recebemos estudantes e empresas que desejam conhecer o processo de tratamento de água e esgoto. Além disso, realizamos palestras de educação ambiental com foco no ciclo do saneamento e no uso consciente da água. Atuamos também junto a empresas para estimular o descarte ambientalmente correto de materiais. Em 2022, foram coletados 10.150,65 kg de resíduos laboratoriais, 18.720 kg de tubos e peças contaminados por esgoto, 3.860 unidades de lâmpadas inteiras, 19,85 kg de cacos de lâmpadas quebradas, além de 21 kg de pilhas.


AGÊNCIA BRASÍLIA – Quais foram as ações da Companhia para melhorar o atendimento ao cliente?
PEDRO CARDOSO – A Caesb possui mais de 700 mil clientes e para atendê-los disponibiliza 13 Escritórios Regionais, seis postos Na Hora e diversos canais de atendimento virtual. Com a suspensão do atendimento ao público nos escritórios regionais devido à pandemia, a Companhia investiu ainda mais na modernização de seus canais de atendimento virtual. O Aplicativo da Empresa, por exemplo, que está disponível aos usuários desde 2015, foi completamente redesenhado e recebeu uma nova identidade visual, tornando mais fácil a navegação e o acesso aos serviços. A reformulação completa do aplicativo fez parte do plano de transformação digital e inovação da Caesb com o objetivo de prestar um melhor atendimento ao cidadão, reduzir a burocracia, simplificar o acesso e diminuir o tempo de espera para obtenção dos serviços. Atualmente, a Caesb disponibiliza cinco canais remotos: WhatsApp (disponível apenas para as cidades de Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, Sobradinho e Planaltina), Agência Virtual, App, Site e a Central 115. O atendimento ao cliente pela Central de Atendimento 115 também foi reformulado, e o serviço de URA – Unidade de Resposta Audível automatizado. Além disso, a Ouvidoria da Caesb lançou um novo sistema que otimiza o atendimento, o registro e os tratamentos das demandas recebidas pela área.

 


 

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