Acessibilidade


03/04/19 - Taguatinga Centro ganha novo escritório de atendimento da Caesb

Unidade atenderá clientes de Taguatinga, Águas Claras e Vicente Pires

No ano em que comemora 50 anos, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) inaugurou hoje (3) um novo escritório comercial no centro de Taguatinga, para os clientes de Vicente Pires, Águas Claras e Taguatinga. O posto, localizado na C10, Lote 16, Loja 1/2 (Taguatinga Centro), atenderá à população das 11h às 17h, de segunda a sexta-feira. O espaço contempla os critérios de acessibilidade para o atendimento a pessoas com necessidades especiais.

Para Cláudia Melo, coordenadora do escritório de Taguatinga Centro, “a mudança representa uma melhoria no atendimento presencial, principalmente para os clientes que mais precisam da Caesb e não têm acesso fácil à internet. Além disso, alguns serviços são oferecidos apenas nos postos de atendimento”, lembrou.

“Nosso plano é fazer a reestruturação dos escritórios da Empresa em todo o DF para garantir o bom atendimento que devemos prestar a nossos clientes. Essa mudança deve ocorrer em breve pois o atendimento ao cliente é prioridade para Companhia”, afirmou o diretor Financeiro e Comercial, Carlos Augusto Lima Bezerra.

Juliana Tavares, a primeira cliente atendida hoje no posto, buscou os serviços para alterar a titularidade da conta de água e saiu satisfeita. “A equipe está motivada e isso melhora a qualidade do atendimento. Todos os funcionários são muito sorridentes. Consegui resolver minha questão rapidamente”.

Serviços

Com previsão de atender diariamente 250 clientes, o Escritório oferecerá serviços como emissão de 2ª via de conta, vistorias, verificação de cálculo de contas, parcelamento de débitos, entre outros.

Os serviços de parcelamento e alteração de titularidade podem ser solicitados em qualquer Escritório Regional e o consumidor deve estar de posse dos documentos pessoais e de propriedade ou posse do imóvel. Já os pedidos de ligação de água e esgoto e desmembramento de ligações devem ser solicitados no Escritório Regional correspondente a sua localidade e o consumidor deve estar de posse dos documentos pessoais e de propriedade ou posse do imóvel.

Para garantir a comodidade dos clientes, a Caesb oferece diversos serviços via internet pelo site www.caesb.df.gov.br, sem a necessidade de se deslocar até um dos escritórios comerciais da empresa. O consumidor pode solicitar via Autoatendimento ou pela Agência Virtual, ou ainda pela Central de Atendimento, via telefone 115.

30/04/19 - Caesb começa cobrança de faturas em aberto por meio de títulos protestados

Débitos podem ser quitados pela internet


A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) iniciou um novo método de cobrança para as faturas de água em aberto há mais de 60 dias: protesto de títulos registrados em cartório. Desde agosto do ano passado, foram encaminhadas mais de 77 mil contas para protesto, totalizando R$ 56 milhões. Em média, são enviadas diariamente 2.700 faturas ao cartório de notas.

O objetivo da medida é reduzir a inadimplência, em especial das faturas de baixo valor, pois hoje constam mais de dois milhões de contas, de até R$ 500,00, em aberto, o equivalente a 96% de todas as faturas não quitadas junto à Companhia.

Aos clientes que têm débitos com a Companhia estão sendo enviados boletos do título protestado como o modelo em anexo. Além dos valores devidos à Caesb, também devem ser quitadas as taxas de emolumentos cobradas pelo cartório, variando conforme o valor do título protestado.

Se o boleto do cartório não for pago até o prazo de pagamento estipulado, o cliente sofrerá restrições junto ao sistema bancário que impedirão a retirada de talões de cheques e a não concessão de financiamentos e leasings entre outras operações de crédito e até um possível cancelamento de conta corrente.

Caso o consumidor tenha dúvidas quanto à autenticidade do boleto bancário enviado pelo cartório, deve entrar em contato pelo telefone 115.

Parcelamento

As faturas que não forem quitadas dentro do prazo de 60 dias podem levar à suspensão do fornecimento de água e ao protesto dos títulos junto ao cartório de notas. Os prazos são definidos pela Resolução nº 14/2011 da Adasa.

Para garantir a comodidade dos clientes, a Caesb oferece o parcelamento de débitos de faturas de água via internet pelo site www.caesb.df.gov.br, sem a necessidade de se deslocar até um dos escritórios comerciais da empresa. O consumidor pode solicitar via Autoatendimento ou pela Agência Virtual, opção Conta em Aberto, ou ainda pela Central de Atendimento, via telefone 115.

Os clientes que desejarem ir até um dos 13 escritórios ou dos cinco postos "Na Hora" deve procurar aquele correspondente a sua localidade, lembrando que os Escritórios Regionais não recebem pagamento de contas. Para o parcelamento de débitos, o consumidor deve levar cópia e original dos documentos pessoais e dos documentos de propriedade ou posse do imóvel.

O parcelamento dos débitos pode ser feito em até 23 parcelas, com uma entrada de 10%. No caso de reparcelamento, a entrada deve ser de 30%, com o mesmo período para a quitação total dos valores. As parcelas são encaminhadas junto à fatura do consumo mensal, com a cobrança de 1% de juros ao mês.

Após a quitação dos débitos, caso o fornecimento de água esteja suspenso, o prazo é de 16 horas úteis para religação no ramal predial de água e de 10 horas úteis para as demais. A Caesb precisa ter acesso ao hidrômetro ou ramal predial de água para a religação. O consumidor também deve certificar-se de que todas as torneiras do imóvel estejam fechadas para que não haja desperdício no retorno da água.

Serviço:

Endereços dos Postos na Hora e dos Escritórios Regionais

Brasília - Posto Na Hora

Endereço:  Subsolo da Rodoviária de Brasília, Plataforma D

Brazlândia - Escritório Regional

Endereço:  SNO, AE 01, Lt E

Ceilândia - Escritório Regional

Endereço:  CNM 01, Bl L, Lj 00

Ceilândia - Posto Na Hora

Endereço: QNM 11 - Ceilândia Sul, Brasília - DF, 72.215-110, Shopping Popular

Gama - Escritório Regional

Endereço:  SIGA, Qd 01, Lt 520/600

Gama - Posto Na Hora

Endereço: Área Especial 01, Entrequadra 55/56, Setor Central - Gama Shopping

Guará - Escritório Regional

Endereço:  QE 13, Cj D/E, Lt 1/2, Sl 201/202 - Guará II

Núcleo Bandeirante - Escritório Regional

Endereço:  Praça Central, Módulo 05

Paranoá - Escritório Regional

Endereço:  Qd Central AE 06

Planaltina - Escritório Regional

Endereço:  Av. Independência, SCC, Qd 02, Bl E

Recanto das Emas - Escritório Regional

Endereço: Quadra 201, Avenida Buritis, Lotes 05/06, Loja 03.

Escritório Regional do Recanto das Emas

Riacho Fundo - Posto Na Hora

Endereço:  QN 07, Riacho Mall

Samambaia - Escritório Regional

Endereço: Quadra 206, Conjunto C, Lote 02

Santa Maria - Escritório Regional

Endereço:  QC 01, Área Especial

Sobradinho - Escritório Regional

Endereço:  Quadra Central, Lote C

São Sebastião - Escritório Regional

Endereço:  STR, Av Comercial, Lt 1301, Lj 01

Taguatinga - Escritório Regional

Endereço: C10, Lote 16, Loja 1/2 (Taguatinga Centro)

Taguatinga - Posto Na Hora

Endereço: QS 03 EPCT, Lote 11

20/05/19 - Barragens de Santa Maria e do Descoberto estão vertendo

O episódio ocorreu pela última vez em junho de 2015

A Barragem de Santa Maria está vertendo, formando uma bela cortina d’água. Essa Barragem possui um volume útil de 45,5 milhões de M3. O Sistema Santa Maria (Santa Maria/Torto) é responsável por 29% do abastecimento do DF e uma vazão de 1.470 L/s de água.

Desde o dia 10 de fevereiro a Barragem do Descoberto está vertendo, com sua cota máxima de 1.030 m. O Descoberto atualmente pode abastecer de 52% a 65% da população do DF, de acordo com o período do ano, com uma produção média de 3.800 L/s. A última vez que os dois principais reservatórios do DF estavam cheios simultaneamente foi em 4 de junho de 2015, antes da crise hídrica.

"O reservatório de Santa Maria verteu. Isso não acontecia desde 2015. É uma excelente notícia para a população do Distrito Federal e especialmente para a Caesb porque Santa Maria tem sido utilizado como uma reserva técnica para o período de estiagem. Por isso, é importante ter atingido os 100% de sua capacidade e esperamos que fique assim por pelo menos um mês. Com essa estratégia, esperamos afastar de uma vez por todas o fantasma da crise hídrica", afirmou o presidente da Caesb, Carlos Augusto Bezerra. No auge do período de estiagem o Santa Maria chegou a cota de 1.064,17 m, ou seja, 21,6% do seu volume útil. Em 2015, última vez que havia chegado a 100%, a Barragem verteu no dia 29 de abril ao dia 20 de junho. Em 23 de novembro de 2017, o Descoberto chegou a 5,5 % do seu volume útil, o que representa a cota de 1.021,88.

Em 2018, nesse mesmo período o reservatório de Santa Maria estava com 57,7% e 1.068,25m e em 2017 com 53,2% e 1.067,80m. Já o do Descoberto tinha 91,9% de sua capacidade em 2018 e 55,1% em 2017, 1.029,51m e 1.027m, respectivamente.

"A água que abastece a Barragem de Santa Maria é considerada a água mais pura para abastecimento público porque todas as nascentes e a própria barragem são protegidas por um Parque Nacional, criado em 1961, exatamente com essa finalidade", reforçou a diretora do Parque Nacional de Brasília, Juliana de Barros. 

A Barragem de Santa Maria está localizada dentro do Parque Nacional de Brasília e faz parte das bacias do Paraná, Paranaíba e Corumbá. Essa barragem possui um espelho d’água de 7,65 Km2 e uma área de drenagem de 101 Km2. Por ser uma água de excelente qualidade, a Caesb realiza o tratamento dessa água com poucos elementos químicos.

 

A Barragem do Rio Descoberto localizada às margens da BR 070 foi inaugurada em 1974 dando origem a um lago de 17 Km² de área de espelho d’água e com capacidade de armazenar um volume de 135 milhões de m³ de água. Ela mede 3 metros de largura da crista, 33 metros de altura máxima e 265m de comprimento.

Obras executadas nos últimos anos para atravessar a crise hídrica:

Diversas obras executadas durante os anos de 2016 a 2018 possibilitaram garantir o abastecimento da população mesmo durante os períodos de estiagem intensa ocorridos na ocasião:

-    Entrada em operação da captação do Ribeirão Bananal, com capacidade para produção de até 200 L/s de água;

-    Entrada em operação da Estação de Tratamento de Água do Lago Norte, com capacidade para produção de até 700 L/s de água captada no Lago Paranoá;

-    Implantação de obras para a transferência de água produzida na Região Plano Piloto/ Lago Norte para a Bacia do Descoberto;

-    Implantação de obras para a transferência de água produzida na ETA Lago Norte para as regiões da Asa Norte e Sobradinho;

-    Reativação de captações de água em desuso como o córrego Crispim e Alagado;

-    Medidas de contenção de consumo junto à população como o racionamento do abastecimento e campanhas de conscientização dos usuários do sistema;

-    Intenso apoio dos demais órgãos de gerenciamento de recursos hídricos do Distrito Federal para a redução dos demais usos da água dos mananciais utilizados.

Obras para garantir a segurança hídrica

Desde o início do ano, há um conjunto de obras em andamento que permitirão a Caesb atender um milhão de pessoas a mais do que atende hoje com abastecimento de água.

São elas:

-    a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Gama, atualmente em pré-operação com capacidade de produzir 320 litros por segundo;

-    a continuidade da implantação do Sistema Paranoá (produz atualmente 700 litros por segundo), que terá investimento de R$ 250 milhões para a produção de 1.400 litros por segundo;

-    o Sistema Corumbá (que deve entrar em operação até o primeiro semestre de 2020) e deverá produzir 2.800 litros por segundo, sendo 1.400 L/s para Goiás e 1.400 L/s para o DF, entre outras.

Em função das obras, ações e medidas tomadas pela Caesb, hoje pode-se assegurar que o sistema de abastecimento de água do Distrito Federal está mais robusto, com maior flexibilidade e eficiência.

24/06/19 - Clientes da Caesb começam a receber o bônus-desconto

Tem direito ao desconto de 20% quem economizou em 2018 na comparação com 2017 

A partir deste mês de junho, a Caesb volta a aplicar o bônus-desconto de 20% aos usuários que conseguiram reduzir o consumo de água na comparação de 2018 com 2017, apurado mês a mês e depois totalizado. Os clientes da Caesb com direito ao bônus receberam o comunicado juntamente com a fatura do mês de maio. O valor concedido este ano refere-se a, aproximadamente, 62% do valor concedido no ano passado.

A medida atende a Lei Distrital nº 4.341, de 22 de junho de 2009, e a Resolução nº 06, de 5 de julho de 2010, da Adasa, e está sendo praticada pela Caesb pelo nono ano consecutivo. Desde setembro de 2009, a Companhia encaminha, no verso da fatura, informações da legislação que dispõe sobre o incentivo à redução do consumo de água no DF.

Para 2019, a Caesb calcula que irá devolver um montante de R$ 10.012.667,18 aos clientes. Este valor representa, aproximadamente, 62% do valor concedido ano passado, que foi de R$ 16.183.841,10. Isso pode ser atribuído ao racionamento ocorrido no ano de 2017 que fez com que os usuários diminuíssem o consumo, não tendo mais uma margem para consumo no ano de 2018.

O período de apuração do bônus-desconto é de janeiro/17 a dezembro/18. O bônus será concedido conforme o valor que o cliente tem a receber, de acordo com cronograma de devolução:

Critério para Devolução

Mês

Total

Quantidade

Valor Total

 

valor < 8

06/2019

239.971

R$      918.874,46

valor >= 8 e valor < 12

07/2019

73.756

R$      730.866,48

 valor >= 12 e valor < 17

08/2019

53.376

R$      763.478,36

 valor >= 17 e valor < 23

09/2019

41.906

R$      819.047,59

 valor >= 23 e valor < 31

10/2019

32.934

R$      870.436,45

 valor >= 31 e valor < 41

11/2019

22.086

R$      783.018,32

 valor >= 41 e valor < 58

12/2019

17.296

R$      835.681,33

 valor >= 58 e valor < 94

01/2020

12.101

R$      869.052,48

 valor >= 94 e valor < 200

02/2020

6.636

R$      860.859,85

 valor >= 200 e valor < 550

03/2020

2.714

R$      853.217,11

 valor >= 550 e valor < 2.600

04/2020

885

R$      895.593,58

valor >= 2.600

05/2020

110

R$      812.541,17

Total

503.771

R$10.012.667,18

 

Cálculo

No mês de fevereiro, a Caesb encaminhou ao titular da conta, que reduziu seu consumo, um demonstrativo contendo:

• volume economizado em metros cúbicos no período de apuração;

• volume básico de cálculo do bônus-desconto em metros cúbicos;

• tarifa inicial da categoria, em reais por metro cúbico vigente na data;

• valor do bônus-desconto em reais e a forma de concessão do bônus.

O valor será calculado multiplicando a tarifa inicial da categoria em que o usuário está enquadrado, por 20% do somatório dos volumes mensais economizados no período de 12 meses de apuração.

Como calcular

O cliente A, de tarifa residencial, consumiu em janeiro de 2017 40m³, e em janeiro de 2018 o consumo foi de 10m³. No caso, a economia realizada foi de 30m³. O bônus-desconto prevê 20% desta economia realizada, sendo 6m³. Para obter o valor em reais do bônus, deve-se multiplicar o 6m³ pelo valor da tarifa, que é de R$ 3,14. O bônus a ser concedido será de R$ 18,84.

O cliente B, de tarifa comercial, consumiu em fevereiro de 2017 491m³, em março de 2018 o consumo foi de 446m³. No caso, a economia realizada foi de 45m³. O bônus-desconto prevê 20% desta economia realizada, sendo 9m³. Para obter o valor em reais do bônus, deve-se multiplicar o 9m³ pelo valor da tarifa, que é de R$ 7,97. O bônus a ser concedido será de R$ 71,73.

CLIENTE A

TARIFA RESIDENCIAL NORMAL

 

CONSUMO (m3)

ECONOMIA

(m3)

20%

TARIFA(R$)

BÔNUS (R$)

01/2017

01/2018

40

10

30

6

3,14

18,84

 

CLIENTE B

TARIFA COMERCIAL

 

CONSUMO (m3)

ECONOMIA

(m3)

20%

TARIFA(R$)

BÔNUS (R$)

02/2017

02/2018

491

446

45

9

7,97

71,73

 

09/07/19 - Parceria entre Caesb e SEMA cria reservatórios de água para combater incêndios

A Caesb está instalando reservatórios de água em Unidades de Conservação (UC) para combater incêndios florestais. A iniciativa faz parte das ações do Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PPCIF) do DF, conduzido com a Secretaria do Meio Ambiente.

Na Floresta Nacional de Brasília (Flona), ao lado da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de Brasília, um reservatório com capacidade para 80 mil litros já está em fase final de instalação. A iniciativa irá gerar economia de combustível de aviação, de água potável, e dará independência em relação ao tráfego aéreo.

A previsão é de que até o início de 2020 dez Unidades de Conservação recebam os equipamentos que foram doados e serão instalados pela Caesb.

Saiba mais sobre o assunto, clicando aqui (Agência Brasília).

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