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27/02/20 - Barragem de Santa Maria está vertendo. Em 2019, o evento ocorreu no mês de maio

A Barragem de Santa Maria verteu nesta quinta-feira (27). O volume útil de água desta barragem é de 45,5 milhões de m3. O Sistema Santa Maria (Santa Maria/Torto) é responsável por 27% do abastecimento do DF e possui uma vazão de 1.470 l/s de água. Devido ao grande volume de chuvas deste ano, o extravasamento aconteceu mais cedo do que em 2019, quando o evento foi observado em 17 de maio.

"É uma excelente notícia para a população do Distrito Federal e especialmente para a Caesb, porque Santa Maria tem sido utilizado como uma reserva técnica para o período de estiagem. Por isso, a importância de ter atingido 100% de sua capacidade", afirmou o diretor de Operação e Manutenção da Caesb, Carlos Eduardo Borges.

A água excedente do reservatório Santa Maria segue para o córrego Três Barras. De lá, se junta com o Ribeirão Tortinho, formando o Ribeirão do Torto, onde há captação da Caesb.

No auge do período de estiagem, em novembro de 2017, o Santa Maria chegou à cota de 1.064,17 m, ou seja, 21,6% do seu volume útil.

A Barragem de Santa Maria está localizada dentro do Parque Nacional de Brasília e faz parte das bacias do Paraná, Paranaíba e Corumbá. Essa barragem possui um espelho d’água de 7,65 Km2 e uma área de drenagem de 101 Km2. Por ser uma água de excelente qualidade, a Caesb realiza o tratamento dessa água com poucos elementos químicos.

Clique na imagem abaixo para assistir o vídeo da barragem vertendo:

Imagens: Divulgação (Caesb)

 

02/03/20 - Individualização de Hidrômetros: novos processos ou documentos para reanálise deverão ser digitalizados

A partir de 02 de março de 2020, todos os novos processos ou documentos para reanálise deverão ser apresentados em meio digital.

► PROCESSOS NOVOS

1 - A abertura de processos continuará ocorrendo no Setor de Protocolo da Caesb, localizado na Sede: Centro de Gestão de Águas Emendadas, Av. Sibipiruna, Lotes 13/21, Águas Claras - DF.

2 - O usuário poderá levar os documentos já digitalizados (em meio magnético) ou serão digitalizados pelo Setor de Protocolo da Caesb.

3 - Alertamos que os projetos deverão ser digitalizados depois de assinados pelo responsável técnico. (*)

► DOCUMENTOS PARA REANÁLISE

1 - Os documentos para reanálise poderão ser encaminhados digitalizados para o e-mail da CACVD (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.), informando o número do processo e endereço da obra.

2 - Lembramos que os projetos deverão ser digitalizados depois de assinados pelo responsável técnico.

 

(*) A assinatura poderá ser dispensada no caso da ART/RRT apresentada constar o e-mail do autor do projeto e coincidente com o e-mail constante no requerimento (anexo I).

15/03/20 - Caesb suspende atendimento ao público nos escritórios regionais e reforça canais virtuais

Mudança começa a valer na segunda-feira (16/03). O objetivo é evitar aglomerações nos escritórios externos da Empresa. Pela internet e por telefone, o atendimento segue normalmente 


O atendimento ao público nas Coordenadorias de Atendimento Comercial da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) será suspenso a partir de segunda-feira (16/3). Mas a Empresa reforça que os mesmos serviços oferecidos por esses escritórios regionais são ofertados em meios virtuais, como site, aplicativo e telefone. O objetivo é evitar aglomerações nas unidades da Companhia, acompanhando os decretos publicados pelo Governo do Distrito Federal sobre o coronavírus. A decisão vale enquanto estiverem em vigência os decretos. 

Pelo aplicativo de autoatendimento, disponível para download nos sistemas Android e IOS, os usuários podem solicitar revisão ou segunda via de contas, alteração de titularidade e vencimento, além de informações sobre consumo de água, consulta de protocolos, entre outras opções. 

O site oficial da Companhia também oferece esses serviços e outros, como parcelamento de débitos, 1ª ligação de água, autoleitura, ressarcimento de danos, alteração do titular da conta e do vencimento, religação de água, situação de débito. 

Outra opção virtual é a Central de Relacionamento com o Cliente, pelo telefone 115. Por ele, o usuário tem informações sobre a Caesb, solicita manutenção de água e esgotos e ainda serviços comerciais como análise de contas, atualização de cadastro e religação. Por meio do 115, o usuário pode também obter informações sobre as faltas de água nas regiões administrativas do DF.

Em fase de testes, a Companhia realiza também atendimento via WhatsApp para as localidades de Ceilândia, Samambaia, Sobradinho, Planaltina e Taguatinga. O número é (61) 98480-5115. 

Novas medidas de prevenção ao coronavírus serão anunciadas pela diretoria da Empresa ainda nesta segunda-feira (16).

Confira as cidades que estarão com os escritórios fechados:

  • Planaltina
  • Sobradinho 
  • São Sebastião 
  • Paranoá
  • Núcleo Bandeirante
  • Guará 
  • Taguatinga 
  • Ceilândia 
  • Brazlândia 
  • Samambaia 
  • Recanto das Emas
  • Gama
  • Santa Maria

 

Site oficial (autoatendimento):

 

Para baixar o aplicativo da Caesb no celular, clique nos links abaixo:

18/03/20 - Ponto facultativo não interfere em serviços da Caesb à população

Com o compromisso de não interromper ou prejudicar o atendimento à população, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) afirma que, mesmo aderindo às recomendações dos atos normativos do Governo do Distrito Federal, vai manter a continuidade dos serviços ao público. Eles serão feitos por canais virtuais e teletrabalho dos empregados e colaboradores. Atividades operacionais, como manutenções emergenciais nas redes de água e esgoto, não serão afetadas.

A Empresa disponibiliza o site institucional, um aplicativo para Android e IOS, além da Central de Relacionamento com o Cliente, pelo número 115, para continuar os atendimentos. Por eles é possível solicitar revisão ou segunda via de contas, alteração de titularidade e vencimento, consumo de água, consulta de protocolos, parcelamento de débitos, 1ª ligação de água, autoleitura, ressarcimento de danos, alteração do titular ou do vencimento da conta, religação de água, débitos, manutenção de redes, além de serviços comerciais como análise de contas, atualização de cadastro e religação.

Em fase de testes, a Companhia realiza também atendimento via WhatsApp para as localidades de Ceilândia, Samambaia, Sobradinho, Planaltina e Taguatinga. O número é (61) 98480-5115.

Durante o período de vigência dos decretos, a Caesb vai suspender obras ou serviços de manutenção programados que causem interrupção no fornecimento de água por mais de 6 horas. O objetivo da diretoria é garantir o abastecimento à população neste momento de preocupação e prevenção ao coronavírus.  

 

Site oficial (autoatendimento):

 

Para baixar o aplicativo da Caesb no celular, clique nos links abaixo:

19/03/20 - Caesb reforça compromisso de prestação de serviços essenciais à população do DF

Caesb reforça compromisso de prestação de serviços essenciais à população do DF


Com o compromisso de não interromper ou prejudicar o atendimento à população, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) garante que, mesmo aderindo às recomendações dos atos normativos do Governo do Distrito Federal em relação às medidas de prevenção ao coronavírus, mantém a continuidade da prestação de seus serviços ao público. Atividades operacionais, como tratamento e manutenções emergenciais nas redes de água e esgoto, não serão afetadas. 

Durante o período de vigência dos decretos, a Caesb também não vai fazer o corte de água por inadimplência e vai suspender obras ou serviços de manutenção programados que causem interrupção no fornecimento de água por mais de 6 horas. O objetivo da Empresa é garantir o abastecimento à população neste momento.

A Caesb informa que os serviços de leitura e de faturamento serão realizados normalmente. Os leituristas estão orientados a evitar o contato com os usuários e, em casos de risco comunicado ao profissional, o usuário poderá informar à Companhia a leitura por meio de fotografia pela Agência Virtual.

Nos casos em que o usuário não permitir a leitura, mas estiver presente no imóvel, não será aplicada a multa por impedimento, apenas haverá o registro e o faturamento pela média.

Todos os usuários que não tiverem a leitura realizada podem informá-la pela Central 115, Agência Virtual ou chat no site institucional. Para as localidades em que o Whatsapp está disponível, o usuário deverá registrar a foto da leitura e do número do hidrômetro durante o atendimento. Lembrando que a fotografia deve ser tirada no dia da leitura, mas o ajuste da conta ocorrerá somente 3 dias úteis após leitura. A fatura será enviada posteriormente pelo canal de resposta escolhido pelo usuário.

Há ainda a opção de cadastramento em autoleitura no site da Caesb, o que possibilita ao cliente informar a leitura por 5 meses consecutivos. As instruções estão disponíveis na agência virtual no campo de autoleitura.

Para os demais serviços, a Caesb disponibiliza o site institucional, um aplicativo para Android e IOS, além da Central de Relacionamento com o Cliente, pelo número 115, para continuar os outros atendimentos aos usuários.

Por esses canais virtuais e teletrabalho dos empregados e colaboradores, é possível solicitar revisão ou segunda via de contas, alteração de titularidade e vencimento, consumo de água, consulta de protocolos, parcelamento de débitos, 1ª ligação de água, autoleitura, ressarcimento de danos, alteração do titular ou do vencimento da conta, religação de água, débitos, manutenção de redes, além de serviços comerciais como análise de contas, atualização de cadastro e religação.

Em fase de testes, a Companhia realiza também atendimento via WhatsApp para as regiões de Ceilândia, Samambaia, Sobradinho, Planaltina e Taguatinga. O número é (61) 98480-5115. 

 

Site oficial (autoatendimento):

 

Para baixar o aplicativo da Caesb no celular, clique nos links abaixo:

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