06/12/19 - Caesb realiza encontro técnico para empregados e convidados

Evento foi promovido pela área de Gestão Operacional da Companhia

Para integrar a força de trabalho e divulgar novas tecnologias e métodos de ação, visando ampliar o conhecimento de seus empregados, a Superintendência de Gestão Operacional (PGO) da Caesb promoveu no dia 04 de dezembro um encontro técnico. O evento aconteceu no Teatro da Companhia, em Águas Claras, e teve a participação de cerca de 200 empregados da Empresa. Contou com a presença dos diretores Pedro Cardoso (Financeira e Comercial), Virgílio Peres (Engenharia e Meio Ambiente) e Roberta Zanatta (Suporte ao Negócio).

A programação incluiu palestras com temas sobre perdas, macromedição, sistemas de monitoramento e plataforma de gestão do saneamento, além de um painel sobre as quatro áreas integrantes da PGO. Essa é uma área de fundamental importância na Caesb, uma vez que responde pelo Centro de Controle Operacional dos Sistemas de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário, além de ser responsável pela Macromedição e Pitometria, Micromedição e Monitoramento da Qualidade da Água.

O Superintendente de Tecnologia Operacional da Saneago, Alexandre Gomes de Souza, foi um dos palestrantes convidados e falou sobre a eficiência operacional e perdas de água na companhia de saneamento de Goiás. Em sua apresentação, Alexandre forneceu alguns exemplos de cidades goianas que aderiram a um programa de redução de perdas de água e conseguiram excelentes resultados como, por exemplo, Inhumas. O município possuía um índice de perdas de 30% em 2015 e atingiu um patamar de 15% em 2019, graças ao envolvimento, comprometimento e qualificação da equipe, mudança de cultura e adoção de novas práticas como a pesquisa e retirada de vazamentos não visíveis, instalação de controladores de nível de pressão day/night e análise crítica da rotina e atividades da cidade.

Alexandre destacou, ainda, que as perdas no sistema de abastecimento de água são resultado de um trabalho integrado. “As perdas são do projeto, das obras, da operação e até mesmo da política, uma vez que a troca de dirigentes pode afetar as orientações passadas aos técnicos”, defendeu. Ele concluiu apresentando os benefícios que a redução de perdas pode trazer como, por exemplo, a melhoria da imagem da empresa, maior qualidade na prestação de serviço e redução das reclamações dos clientes.

O encontro técnico ainda contou com a participação de empresas parceiras da Caesb, como Paulo Thiago Fracasso, diretor técnico da Digitrol, que falou sobre “Gestão metrológica da macromedição como foco na redução das perdas aparentes”; José Iago Gondo, diretor de tecnologia da Infometter, com a palestra “Sistema de Monitoramento do Lago Norte com a ferramenta da Internet das Coisas”; e Luiz Geraldo Vieira, gerente técnico da Unicorp Informática, que aprofundou o tema “ UniPlanSab – A plataforma de gestão do saneamento com foco na gestão da produção e do SISAGUA”.

O Superintendente de Gestão Operacional da Caesb, Luiz Carlos Itonaga, destacou a importância da troca de informações entre as diversas áreas da companhia, agradeceu aos apoiadores do evento, como o BRB e outros parceiros, e abriu espaço para os gerentes Cristiano Gouveia (PGOC), Thiago Fernandes (PGOP), Francisco Mesquita (PGOM) e Ricardo Cosme (PGOC).

Os gestores elencaram as principais ações do ano e os avanços, entre eles: o lançamento da telemetria para medir consumo no Mangueiral e no Lago Norte, o investimento de R$ 7,8 milhões para equipar laboratórios e garantir ainda mais segurança aos profissionais, o avanço no trabalho conjunto entre a macromedição e as áreas de manutenção para reduzir perdas, além do novo banco de dados industrial, que permite receber e trabalhar dados em tempo real, inclusive das unidades operacionais de esgotamento sanitário.

Foto: Marco Peixoto