Acessibilidade


16/12/21 - Crianças do Projeto Golfinho são presenteadas por empregados e colaboradores da Caesb



Para os participantes do Projeto Golfinho, o Natal Solidário da Caesb representa um gesto de amor que não proporciona apenas sorrisos nos rostos, mas ensina o verdadeiro sentido do Natal. Os 217 atendidos pelo Projeto receberam, além dos presentes que pediram a “Papai Noel”, cestas básicas para a família. Empregados e colaboradores da Caesb atenderam aos desejos feitos pelos alunos do Projeto Golfinho por meio de cartas escritas por eles, que ficaram disponíveis para retirada entre os dias 3 de novembro e 3 de dezembro. Roupas, calçados, brinquedos e material escolar foram os itens mais pedidos.

Ao todo foram colocados treze pontos de coleta em vários locais da Companhia, para tornar possível a realização das doações. A Campanha Solidária de Natal acontece há cinco anos e a entrega do material arrecadado foi realizada nessa semana, na Sede da Caesb, em Águas Claras. Um dos presenteados foi o “golfinho” Sérgio Santos. Atualmente com 13 anos, ele participa do Projeto há três, no núcleo da Ceilândia. Segundo Sérgio, muitos aprendizados já foram adquiridos neste período. “Eu aprendo a cada dia, especialmente em ser mais grato e ter empatia pelas pessoas. O projeto nos ensina a se colocar no lugar do outro e entender o que cada um passa”, afirmou o participante.

Entre os presentes no evento estava a aluna Marisol Vieira, de 14 anos. Ela entrou no Projeto aos sete anos de idade. “O Golfinho é incrível. Só tenho a agradecer tudo que os empregados da Caesb fazem por nós. Lá eu consegui aprender a ler e escrever, além de desenvolver novas habilidades, como desenhar”, parabenizou Marisol.

Para o coordenador de Integração e Responsabilidade Social da Caesb, responsável pelo Projeto Golfinho, Luís Guedes, a Campanha de Natal é um momento muito esperado pelas crianças do Projeto. “O Natal traz à tona o sentimento de que pequenos gestos fazem muita diferença na vida de outras pessoas, especialmente as crianças do Projeto Golfinho”, comentou Luís.

Projeto Golfinho

O Projeto Golfinho existe há 20 anos na Caesb e tem como principal objetivo a construção da cidadania de crianças em situações de vulnerabilidade, por meio do esporte e de apoio pedagógico para atividades escolares. Os alunos frequentam o projeto duas vezes por semana no turno contrário ao da escola. Neste período, eles têm aula de natação, futebol, participam de jogos lúdicos e recebem apoio pedagógico, além de aprenderem sobre educação ambiental. Os participantes também recebem lanche e um kit de uniforme (camiseta, short, calça, touca, sunga ou maiô, toalha, prancha, espaguete e bolsa). Além, disso é oferecido o transporte escolar para as crianças. Atualmente, o Projeto atende 217 crianças e adolescentes de 6 a 16 anos nas regiões de Ceilândia e Itapoã.

Crédito da foto: Cristiano Carvalho (Caesb)