Acessibilidade


08/11/22 - Laboratório de Qualidade da Caesb é acreditado pelo Inmetro



Certificação reitera os bons serviços prestados pela Empresa 

O Laboratório Central da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) foi acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre) e agora pertence à Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio (RBLE). A certificação de acreditação ABNT/NBR ISO/IEC 17025 é uma ferramenta estabelecida em escala internacional para gerar confiança na atuação das organizações. A acreditação CRL 1676 está disponível no endereço eletrônico http://www.inmetro.gov.br/laboratorios/rble/detalhe_laboratorio.asp?nom_apelido=CAESB.  

A acreditação ISO 17025 atende às necessidades de todos os tipos de laboratórios, sejam de propriedade e operados pelo governo, indústria ou qualquer outra organização, universidades, centros de pesquisa, instituições governamentais, reguladores, órgãos de inspeção, organizações de certificação de produtos e outros órgãos de avaliação da conformidade. Esse modelo de Sistema de Gestão agrega valor aos processos das organizações que realizam testes, amostragem ou calibração, que buscam resultados confiáveis e um posicionamento com respaldo internacional. 

O diretor de Operação e Manutenção da Caesb, Carlos Eduardo Borges Pereira, explica que, no contexto do saneamento, os laboratórios são responsáveis por coletar e processar amostras de água bruta e tratada, além dos efluentes brutos e tratados, etapas dos processos de tratamento, e pelo monitoramento de corpos hídricos e mananciais. “A acreditação de processos nos laboratórios da Companhia é fator indutor do incremento da eficiência operacional, investimento assertivo e melhoria dos processos. Tais ações se desdobram em uma Empresa que melhor preserva o meio ambiente e os recursos hídricos, prestando serviços de saneamento de alta qualidade à população”, defende Carlos Eduardo. 

A gerente de Monitoramento da Qualidade da Água da Caesb, Alessandra Momesso, explica que os processos acreditados contemplam a amostragem de água nos ensaios de campo (pH, oxigênio dissolvido e cloro residual livre); ensaios físico-químicos (turbidez, cloreto, fluoreto, nitrato, nitrito, ortofosfato e sulfato); e ensaios biológicos (Coliformes Totais e Escherichia Coli qualitativa e quantitativa). “Para obter tal reconhecimento, nos últimos anos, o laboratório se modernizou e investiu em equipamentos e aperfeiçoamento das equipes, além de revisar processos e aplicar novas práticas de gestão e de controle de qualidade logrando êxito na acreditação”, esclarece Alessandra.  

De acordo com a coordenadora da Comissão de Qualidade ISO 17.025/2017 da Caesb, Edna Pacheco, a certificação é um reconhecimento de competência, em escala internacional, das atividades de ensaios e amostragem realizadas pelo laboratório e maior grau de confiabilidade dos resultados. Opinião complementada pelo superintendente de Gestão Operacional, Cristiano Gouveia. “A obtenção da Acreditação do Laboratório de Qualidade da Água da Caesb, PGOQ, na ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 reitera os bons serviços prestados pela Empresa no cumprimento das metas de qualidade demandadas por leis, decretos, portarias, resoluções, condicionantes de licenciamento e normas do setor de saneamento, garantindo conformidade de processos, rastreabilidade, imparcialidade, e reconhecimento externo da excelência Caesb”, conclui Gouveia.  

Crédito da foto: Cristiano Carvalho (Caesb)