21/08/19 - Caesb instala reservatórios em área de proteção ambiental

Medida faz parte da estratégia de combate a incêndios florestais

A Caesb concluiu a instalação de um reservatório de água, com capacidade para armazenar 80.000 litros, na Floresta Nacional de Brasília (Flona). Montada ao lado da pista de pouso e decolagem construída na Unidade de Conservação, a caixa d’água possibilitará abastecer com mais rapidez e de forma mais econômica os aviões do Corpo de Bombeiros destinados ao combate de incêndios florestais.

Antes, as aeronaves, que têm tanque com capacidade para transportar 3.200 litros de água, eram abastecidas prioritariamente no Aeroporto Internacional de Brasília. Outra alternativa é a Pista do Botelho, em São Sebastião, onde já existe uma caixa de 20.000 litros também doada pela Caesb.

A instalação de reservatórios em áreas de proteção ambiental é fruto de uma parceria entre a Caesb, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria do Meio Ambiente e faz parte das ações preventivas de combate aos incêndios florestais previstas no Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PPCIF) do DF. Com os reservatórios localizados em áreas estratégicas, serão economizados tempo e combustível de aviação, além de evitar que o avião de combate a incêndio fique sujeito ao tráfego aéreo e atrase o combate ao fogo.

“Desde 1996, quando foi criado o Grupo Executivo do PPCIF, a Caesb realiza ações ambientais para ajudar no combate a incêndios florestais. Em 1998, houve um grande incêndio no Parque Nacional e iniciamos esse trabalho de instalação das caixas e hidrantes”, explica Valdeir Pereira da Silva, empregado da Caesb lotado na Assessoria do Meio Ambiente, integrante do PPCIF. Valdeir trabalha na Caesb há 34 anos e há 25 anos atua na área ambiental.

Além do reservatório da Flona, outras duas caixas d’água já foram instaladas: uma de 40.000 litros, na APA Gama-Cabeça de Veado, e a outra, com a mesma capacidade, na Estação Ecológica do Jardim Botânico/IBGE. Até o fim do mês, será instalada mais uma, na Área Alfa da Marinha.