Acessibilidade


23/08/19 - Equipe de combate a incêndios realiza treinamento em nova pista da FLONA



O 2ª Esquadrão de Aviação Operacional (2ESAV) realizou na tarde de ontem (22) um treinamento com as equipes de combate a incêndios florestais que irão operar no novo aeródromo da Floresta Nacional de Brasília (Flona).

Construído em um lugar estratégico, a nova base tem uma pista de terra batida para pouso e decolagem com extensão de 1.500 metros e 150 metros de largura. Também há um abrigo para os militares envolvidos nas operações e área de manobras para o reabastecimento da carga d'água, fornecida por um reservatório com capacidade para 80 mil litros, cedido e instalado pela Caesb.

“Realizamos esse treinamento para simular como seria em situações reais o desempenho da aeronave ao pousar e decolar abastecida com carga d’água, bem como a efetividade da comunicação entre a guarnição do solo e da aeronave. Também é possível testar a adaptação da equipe às condições do local considerando vento, altitude, situação da pista, poeira, animais na pista, etc. Esses testes garantem que operações reais transcorram com o maior nível de segurança e eficiência”, explicou o Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros, Eloízio Nascimento.

As aeronaves utilizadas nas operações têm a capacidade para abastecer 3.100 litros d’água. Devido ao intenso tráfego de aeronaves no AIB e à distância entre as pistas de pouso e o ponto para reabastecimento de água, as operações de pouso, taxiamento, recarga e decolagem chegam a 30 minutos. Na nova pista, este tempo é economizado e as aeronaves poderão abastecer até cinco vezes a mais que na base atual.

O novo ponto será utilizado quando ocorrerem incêndios de grandes proporções em pontos como a Chapada Imperial, na própria Flona, no Parque Nacional da Água Mineral, entre outros locais das regiões Norte e Noroeste (chácaras e residências) da cidade.

Além do reservatório da Flona, outra caixa d’água, com capacidade de 40 mil litros, já foi instalada na APA Gama-Cabeça de Veado - Estação Ecológica do Jardim Botânico, divisa com IBGE. Até o próximo mês, será instalada mais uma, com a mesma capacidade, na Área Alfa da Marinha.

 

Fotos: Marco Peixoto/Caesb