Acessibilidade


24/10/19 - Caesb participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia



A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) está presente na 16ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que começou no último dia 21 e vai até domingo, 27 de outubro. Neste ano, o tema é “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”. A Caesb está com o Expresso Ambiental e com um stand de 50m² no local.

O Expresso Ambiental é o ônibus de Educação Ambiental da Caesb. Nele é apresentada uma maquete de 6 metros, onde é possível entender o Ciclo do Saneamento, desde a captação de água no manancial até a devolução do efluente tratado no corpo hídrico.

São contemplados diversos aspectos na maquete, como a proteção de mananciais, o saneamento rural e urbano, as estações de tratamento de água e esgoto, drenagem pluvial, resíduos sólidos, uso consciente da água (instalações hidráulicas e prediais) e até mesmo o manejo do lodo de esgoto que, atualmente, é utilizado pela Companhia na recuperação de áreas degradadas.

Por meio dessa ferramenta, pretende-se enriquecer o atendimento à comunidade, principalmente às escolas do Distrito Federal, oportunizando o debate sobre o consumo consciente de água e a importância da participação da sociedade no bom funcionamento dos sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário.

No stand da Caesb, os visitantes têm acesso a diversas informações e atividades. Uma delas é a maquete das bacias hidrográficas do Distrito Federal, que apresenta as oito bacias que nascem na região e tem como público alvo adultos e crianças. Outra atividade é o Jogo da Trilha.  Esse jogo tem como objetivo ensinar às crianças sobre o uso consciente do sistema hidrossanitário de uma casa de maneira lúdica.

A Companhia expõe um minilaboratório de microbiologia e, com isso, busca despertar a curiosidade em adultos e crianças em relação às técnicas laboratoriais, por meio de demonstração das análises de controle de qualidade da água para os parâmetros  de turbidez, pH, condutividade, cloro residual livre, coliformes totais e E. Coli., além da técnica de cromatografia.

O Lago Paranoá também tem um espaço no stand da Caesb. Nesse módulo são apresentados vários conceitos como eutrofização, meio eutrófico e oligotrófico. Além disso, a história do Lago Paranoá é contada desde sua criação até os dias de hoje, passando por períodos de poluição e técnicas de reversão da poluição. No stand também é possível conhecer uma Membrana de Ultrafiltração para entender sobre a tecnologia de ponta utilizada no tratamento de água da Caesb.

A Companhia também expõe terrários com o objetivo de introduzir o conceito de ciclo da água, economia de água, proteção de mananciais para adultos e crianças, e tem módulos de assoreamento que introduzem o conceito de assoreamento na prática, trazendo a importância da proteção de mananciais.

A Caesb participou de seleção pública e apresentou proposta à Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal para a obtenção de financiamento para promover eventos de difusão científica e popularização da ciência durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2019. A proposta apresentada pela analista de sistemas de saneamento da Caesb, Karina Bassan, foi aprovada com nota final de 97,5 e a Companhia recebeu R$ 48.955,00 que foram aplicados em melhorias na estrutura para a educação ambiental, além da montagem do stand.

 

        

Crédito das fotos: Marco Peixoto - Caesb