Acessibilidade


25/10/19 - 31ª SIPAT: Uma semana dedicada a saúde e segurança no trabalho



Quem passa pelos corredores internos da Caesb observa alguns feixes de luz em tons de rosa. A ideia é trazer para o interior da Companhia uma lembrança permanente da campanha mundialmente conhecida como Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama. A importância do tema é tamanha que foi a palestra de abertura da 31ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT).

O evento, que tem como objetivo levar conscientização e orientar os colaboradores quanto à prevenção de doenças e acidentes de trabalho, ocorreu ao longo desta semana, quando os empregados assistiram a palestras e oficinas sobre a saúde mental, prevenção de doenças osteomusculares e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

A SIPAT é realizada pela Gerência de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SGPS), em parceria com a Gerência de Qualidade de Vida e Responsabilidade Social (SGPQ) e com as CIPAs (Comissões Internas de Prevenção a Acidentes) setoriais. A programação ocorre em todas as unidades da Empresa. São realizadas ações que levam aos colaboradores informações e dados sobre acidentes e doenças, além de momentos para proporcionar bem-estar e integração.

“A Caesb é uma Empresa que se preocupa com a saúde e com a segurança dos seus empregados, e acredita que o trabalho de conscientização deve ser constante. Há 31 anos, este evento é realizado anualmente. O cuidado com a saúde e com a segurança deve ser frequente”, disse a gerente de processos da Gerência de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, Cintia Cunha.

Presente na abertura do evento, o presidente da Caesb, Daniel Rossiter, destacou a importância das ações de prevenção. “Todos os meses devem ser de cuidado com a saúde, mas este é um mês especial, porque olhamos com mais atenção para a prevenção ao câncer devido à campanha”, afirmou.

A saúde mental foi outro tema trabalhado na SIPAT. Ministrada pela psicóloga Maria Fernanda Amado, a palestra abordou temas como o domínio e empoderamento emocional, a capacidade de resiliência, o autocuidado, as formas de lidar com o luto, entre outros.

Thelma Martins, empregada no Escritório Regional do Guará, define como louvável a iniciativa da Caesb em levar este tema para discussão. “Tenho visto muitos colegas enfrentarem problemas e sentirem falta de apoio. As pessoas têm adoecido emocionalmente e fisicamente. Essa atitude da Empresa mostra a nós, funcionários, que ela está nos apoiando e que quer nosso bem-estar”, declarou.

 

Crédito das fotos: Marco Peixoto - Caesb