Acessibilidade


05/11/19 - Engenheiros da Copasa visitam Centro de Controle Operacional



Uma equipe de seis engenheiros da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) visitou o Centro de Controle Operacional (Cecop) na sede da Caesb, nesta terça-feira (5). A tecnologia utilizada para a transmissão de dados, automatismo, sistema supervisório, pesquisa e desenvolvimento, bancos de dados e sistemas de suporte à decisão foram temas das apresentações realizadas pelos engenheiros Cristiano Gouveia (PGOC) e Tiago Diniz Arantes (PMIA). Questões correlatas à estratégia, planejamento e controle das operações dos sistemas de água e de esgotamento também foram alvo de curiosidade dos técnicos.

Prestadora de serviços em 633 municípios, a Copasa veio conhecer o sistema da companhia brasiliense, o que irá auxiliar na tomada de decisão para o projeto de ampliação da rede de automação no interior de Minas Gerais, um desafio em razão do tamanho do estado.

O coordenador do grupo, engenheiro Wilton Ferreira, gerente da Operação Técnica e Desenvolvimento Tecnológico da Copasa, elogiou a experiência da Caesb em relação à automação das redes do DF. “Temos uma unidade de controle em Belo Horizonte e precisamos garantir o acompanhamento das equipes de planejamento que a empresa pretende colocar no interior. Por isso, fizemos esse benchmarking e vamos levar a experiência de vocês, principalmente na parte da automação e da comunicação de dados com o Centro de Controle Operacional, para casa”, comentou Ferreira.


Equipe da Copasa, com representantes das áreas de Controle e Desenvolvimento Operacional, Tecnologia, Projetos, Automação e Operação: Wilton Ferreira; Leandro Assunção; Samuel Rodrigues; Murilo Costa; Eduardo Rigoto; e Luiz Eduardo. Foto: Thiago Suares (Caesb)