Informe Educativo - Saiba como descobrir e evitar vazamentos de água

Quando sua conta mostra alto consumo de água e você não consegue explicar, esteja certo: alguma coisa está vazando. Mas você pode aprender a descobrir e evitar vazamento, que trazem sérios prejuízos e, ainda, podem comprometer todo o trabalho da Caesb para garantir o abastecimento de água.
 

Teste nº 1

Mostradores de hidrômetros com disco ou estrela central (Onde não há caixa d´água)

  1. Deixar aberto o registro do hidrômetro
  2. Fechar bem todas as torneiras e não dê descargas em vasos sanitários.
  3. Observar se o disco ou estrela central está girando. Se a resposta for SIM é porque tem vazamento.

Se o hidrômetro estiver com vazamento, ligue para a Caesb: Fone 115.
 

Teste nº 2

Vazamento na instalação abastecida pela caixa

  1. Prender a bóia para que não entre água na caixa ou feche o registro da tubulação que alimenta.
  2. Fechar bem todas as torneiras e não dê descargas em vasos sanitários (nenhuma água deve ser gasta durante o teste)
  3. Faça uma marca exatamente na altura do nível da água existente na caixa.
  4. Esperar uma hora ou um pouco mais e torne a verificar o nível da água. Ele baixou? Se a resposta for SIM, é porque está havendo vazamento na caixa.


Teste nº 3

Vazamento pelo ladrão ou extravazamento em caixa d´água

  1. Deixar aberto o registro do hidrômetro
  2. Fechar todos os registro de saída d´água da caixa
  3. Deixar a caixa encher até a bóia, feche completamente e verifique se está existindo escoamento de água pelo ladrão ou extravazamento.

Informe Educativo - Saiba como realizar a limpeza da sua caixa de água

Instale uma caixa d’água na sua casa. Ela é a sua garantia de abastecimento normal o tempo todo, mesmo em uma eventual falta de água. Mas lembre-se: mantenha-a sempre com uma tampa, evitando a entrada de sujeira, poeira, insetos e do mosquito da dengue. 
 

Siga estas Instruções para Realizar a Limpeza da sua Caixa d’ Água 
 

1 - Retirar toda a água da caixa

  • Nas caixas subterrâneas isso é feito com bomba submersa.
  • Nas caixas elevadas essa operação é realizada por meio de descargas / dreno de fundo. 

2 - Fazer a limpeza das paredes e fundo da caixa

  • Materiais utilizados: pás, baldes, vassouras, rodos e panos.

3 - Lavar toda a caixa com água 

  • Utilize luvas e botas de borracha
  • Os materiais de limpeza deverão ser usados somente para limpeza da caixa d’água. 

4 - Preparar a solução desinfetante obedecendo à orientação

  • Diluir 1 (um) litro de água sanitária em 5 (cinco) litros de água para cada 1.000 (mil) litros de capacidade da caixa. 

5 - Espalhar a solução no fundo e nas paredes com uma broxa ou pano

  • Lembre-se de utilizar equipamento de proteção individual apropriado para produto químico. 

6 - Esperar meia hora 

7 - Lavar novamente com jatos d’água, retirando em seguida toda a água acumulada 

8 - Encher a caixa com água
 

Toda caixa d’água deve ser limpa e desinfetada, em média, de 6 em 6 meses. Esse procedimento ajuda a manter a qualidade da água que chega devidamente tratada em sua casa.

 

Vamos Combater o Mosquito da Dengue 

Elimine a água parada em sua casa e mantenha a caixa d’água bem tampada e limpa. Para se informar sobre a dengue acesse http://www.saude.df.gov.br/.

 

Informe Educativo - Todo imóvel deverá ter um reservatório com capacidade para um dia

O Decreto nº 26.590, de 23 de fevereiro de 2006, nas “Disposições Gerais e Transitórias”, estabelece que: 

          Art. 66 - Todo imóvel com ligação de água deverá ser dotado de reservatório com capacidade para um dia de consumo. 

          Parágrafo único – A reservação e manutenção da qualidade da água após o hidrômetro, ou ponto de entrega, é de responsabilidade do consumidor.

 

O reservatório é importante para que você não fique sem água em sua casa, caso a Caesb precise fazer alguma manutenção na rede.

Além disso, esta caixa de água deve ser constantemente limpa (veja no menu "Educativo" como fazer a limpeza) e estar com a tampa bem fechada - para evitar entrada de sujeiras, insetos/animais e a proliferação do mosquito da dengue.

Conselho de Consumidores da Caesb: Inscrição para Escolha dos Membros

As inscrições para participação dos Fóruns de Eleição dos membros das categorias Residencial, Comercial e Pública do Conselho de Consumidores se darão entre os dias 19/02/2020 a 04/03/2020.

As associações sediadas no Distrito Federal, representantes das categorias Residencial, Comercial e Pública, deverão se cadastrar junto à Caesb para participarem dos fóruns que elegerão os novos membros do Conselho, titular e suplente.

Os requisitos para participação das entidades e de seus candidatos são cumulativos e estão previstos na Resolução nº 09/2016 da Adasa.

Todas as demais informações necessárias aos interessados em participar do Fórum estão no Edital de Convocação (abaixo).

 

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA (no momento da inscrição, deverão ser preenchidos):

  • Formulário de Inscrição para o Conselho de Consumidores da Caesb;
  • Minicurrículo com os dados do(s) candidato(s).

Além do preenchimento dos documentos supracitados, a entidade e o candidato deverão anexar documentação comprobatória das condições estabelecidas no Art. 10 da Resolução nº 09/2016 – Adasa (abaixo).

 

Os documentos mencionados deverão ser preenchidos e direcionados para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O cadastramento da entidade somente estará validado, após envio de e-mail do Conselho de Consumidores da Caesb, confirmando o atendimento integral ao disposto na Resolução 09/2016 da Adasa.

Esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos por meio do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

CRONOGRAMA PARA A FORMAÇÃO DO CONSELHO

Inscrição dos Candidatos

19/02/2020 a 04/03/2020

Realização do Fórum

11/03/2020

Publicação do Resultado

16/03/2020

 
 
Edital e Formulários:
 

Melhorias no 115: nova plataforma agiliza o atendimento aos clientes da Caesb

Como parte da política da Caesb de oferecer aos clientes um serviço de excelência, a Companhia está migrando a plataforma telefônica da Central 115. A nova solução irá modernizar o atendimento, com a integração de multicanais. Em caso de instabilidade durante a transição para o novo sistema, a Caesb orienta a utilização dos seguintes canais:

(*) Recebimento de demandas 24h (chat ou e-mail). Porém, o funcionamento do chat e as respostas acontecem somente nos dias úteis, das 8h às 18h.

 

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