Acessibilidade


27/11/19 - Lago Norte é a primeira cidade a receber o sistema de telemetria



O equipamento é instalado junto ao hidrômetro das residências

 

A Caesb informa aos moradores das Quadras QI e QL 1 a 16 do Lago Norte que está instalando um equipamento junto ao hidrômetro de sua residência. Isso faz parte da implantação do projeto de telemetria do consumo de água no Distrito Federal. Esse serviço é realizado por equipe contratada, cujos empregados estão devidamente uniformizados e identificados com crachás. Os clientes estão sendo avisados previamente da instalação por meio de comunicado entregue em cada residência. A Companhia solicita que, em caso de dúvida, façam contato com a Central de Atendimento ao Cliente pelo telefone 115, Agência Virtual, disponível no portal www.caesb.df.gov.br, ou Unidades de Atendimento Presencial.

A Caesb esclarece ainda que o equipamento não interfere na medição de água convencional, respeitando toda a legislação vigente no tocante a privacidade e sigilo de dados. O aparelho, que está sendo instalado, transmitirá os dados de consumo de água para a Caesb por sistema de telemetria, que consiste de um dispositivo eletrônico que lê o consumo do hidrômetro quatro vezes por dia e transmite os dados, utilizando a rede de telefonia celular, até os servidores de dados da Caesb. Nos computadores da Empresa, esses dados são preparados para que o cliente possa acompanhar diariamente seu consumo, controlando o uso excessivo e podendo verificar mais rapidamente a ocorrência de vazamentos nas tubulações domiciliares.

O sistema de telemetria foi financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, com um investimento da ordem de R$ 1,7 milhão. Essa iniciativa têm o objetivo de melhorar o acompanhamento do consumo de água tanto pela Companhia como pelos seus clientes. No Lago Norte cerca de 6 mil clientes serão beneficiados com a tecnologia que emprega Internet das Coisas (IoT), pela primeira vez nessa escala no setor de saneamento brasileiro. Até agora, foram instalados 4.114 transmissores nas quadras QI 1 a QI 12 e QL 1 a QL 12. Ainda faltam as quadras 13 a 16, com previsão de término das instalações em janeiro de 2020. As quadras instaladas já estão em teste.



Legenda: Os equipamentos de telemetria estão sendo instalados no Lago Norte

 

Foto: Marco Peixoto (Caesb)