Acessibilidade


05/11/2018 - Conselho de Consumidores da Caesb se reúne para 14ª Reunião Ordinária



Na manhã do dia 05/11, o Conselho de Consumidores da Caesb, que é composto por representantes das cinco categorias de consumidores do DF: residencial, comercial, industrial, pública e rural, além de contar também com membros do MPDFT, Procon, Caesb e ADASA, se reuniu na Federação das Indústrias do DF – FIBRA para tratar de assuntos de interesse de toda a comunidade.

O órgão, que se reúne mensalmente, contou com a presença do Sr. Adalto Climaco Ribeiro, funcionário da ADASA, que esclareceu questões referentes à minuta da Resolução que trata de critérios para reuso de águas cinzas e pluviais. Também, da Srª. Ana Paula M. Pessoa, representante da FIBRA, que apresentou ações concretas do órgão de interesse de toda população do DF, além de uma esclarecedora apresentação do Conselheiro titular representante do MPDFT, Dr. Trajano Melo, que falou sobre os principais conflitos que envolvem o cidadão e a Caesb na Promotoria de Defesa do Consumidor.

Após as exposições da ADASA, MPDFT e FIBRA, o presidente do Conselho, Sr. Alexandre Veloso, registrou sua preocupação com a normatização do Reuso de água no DF, em especial quanto aos aspectos relacionados com outro importante tema, que também está sendo tratado pela Agência Reguladora, acerca de eventuais reflexos no consumo mínimo de unidades condominiais que adotem esse sistema de utilização de águas de chuva e cinzas, bem como a sugestão de se avaliar a necessidade de se realizar o credenciamento ou cadastro de empresas que estejam habilitadas a prestar esse tipo de serviço na capital federal, sem que isso possa elevar ou encarecer a mão de obra no mercado local, mas que também possa trazer maior segurança ao consumidor que queira contratar.

Já quanto a apresentação da FIBRA, o presidente solicitou a possibilidade daquela Entidade avaliar a viabilidade de oferecer um curso de curta duração nas escolas do SESI/SENAI, para que capacitem profissionais que possam observar todas as exigências normativas para a implantação do sistema de reuso em casas e/ou prédios residenciais, e que possam prestar esse serviço no Distrito Federal. E, ainda, sugeriu a possibilidade de ser firmada uma parceria na área educacional, a fim de que alguns conteúdos tratados no Conselho de Consumidores possam ser ministrados de forma transversal para alguns jovens estudantes do sistema FIBRA.

A reunião se encerrou as 11h30 com a palavra do Sr. Alexandre Veloso, que agradeceu a acolhida da FIBRA e aproveitou a oportunidade para destacar o serviço voluntariado dos conselheiros, que têm se esforçado na importante tarefa de representação da sociedade brasiliense. Mais informações sobre o Conselho de Consumidores da Caesb podem ser encontradas no site da empresa: https://www.caesb.df.gov.br/conselho-consumidores.