Campanha da Caesb - Como usar a rede de esgoto de forma consciente



 

   

Água da Chuva

   

Descarte de Óleo

 

Uso Consciente da Rede de Esgotos:

- Descarte de Óleo de Cozinha: Nunca jogue o óleo em pias e ralos. O maior problema no tratamento de esgoto é a separação do óleo e a água. Esta mistura danifica os equipamentos e dificulta o tratamento do esgoto que será lançado nos corregos, lagos e rios. Para lavar os utensílios de cozinha engordurados, recomendamos NÃO utilizar água quente com detergente e depois jogar na pia. Esta mistura oleosa, após o resfriamento, irá endurecer e entupir os encanamentos.

- Água da chuva: As ligações irregulares de água da chuva sobrecarregam a rede de esgotos. A vazão extra de água causa transbordamentos, e o esgoto pode retornar para seu imóvel. A responsabilidade com a rede de esgotos e com o meio ambiente começa em casa. Lugar de água da chuva é na rede de águas pluviais.

- Lixo: O hábito de jogar lixo em pias, ralos e sanitários é prejudicial para a rede de esgotos. O lixo provoca entupimentos na rede, causando transbordamentos e o retorno de esgotos para seu imóvel. A responsabilidade com a rede de esgotos e com o meio ambiente começa em casa. Lugar de lixo é no lixo.


Recomendações:

  • Não descarte óleo na rede de esgoto (pias, ralos, vasos sanitários).
  • Água de chuva não é esgoto. A água dos pátios, telhados e áreas livres não pode ir para a rede de esgoto. Isso sobrecarrega a rede, e o esgoto vaza para a rua ou para dentro de sua casa.
  • Não jogue meias, fraldas, absorventes, lâminas de barbear, cotonetes, cigarros, areia e qualquer outro material sólido no esgoto ou no vaso sanitário. O material jogado e o esgoto podem retornar para seu imóvel.
  • Não desentupa o esgoto com produtos químicos. Utilize o desentupidor. Caso não funcione, experimente usar o arame.
  • Não descarte na rede de esgoto produtos como querosene, gasolina e solventes, pois podem causar explosões, colocando em risco a vida.

 

Sobre o Esgoto

Esgoto é o produto resultante da utilização da água para higienização e limpeza como lavagem de roupas, utensílios de cozinha, pisos, banhos, descargas de vasos sanitários, dentre outras.

Quando você abre a torneira, o chuveiro ou aciona a descarga do vaso, está iniciando a formação de esgotos. Essas águas, ainda dentro do imóvel, passarão por tubos, ralos e caixas de inspeção. Depois, seguem até as ruas, onde são conectadas à rede de esgotos, passam por poços de visita, estações elevatórias e se direcionam para tubulações de grandes diâmetros chamadas de coletores-tronco e interceptores. Os interceptores levam os esgotos até as estações de tratamento. Após tratados, são lançados em córregos, rios, lagos ou mar.