07/03/22 - Finalização das obras de implantação do esgotamento sanitário na Colônia Agrícola Sucupira

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) finalizou as obras de implantação do esgotamento sanitário na Colônia Agrícola Sucupira, no Riacho Fundo. O objetivo da obra é desativar as fossas sépticas de cerca de 1.100 lotes, prevenindo a contaminação do solo e do lençol freático.

A primeira etapa da obra havia sido entregue em outubro de 2021, beneficiando cerca de 300 lotes. A segunda e última etapa da obra está sendo liberada gradativamente nos próximos 30 dias. Nesse período, uma equipe da Caesb estará em campo visitando os moradores para entregar o comunicado de autorização de funcionamento, orientar como deve ser feita a ligação da tubulação de suas casas com a rede de esgoto da Caesb e como usar o sistema de forma adequada.

O sistema de esgotamento sanitário da localidade é composto por duas estações elevatórias e as respectivas linhas de recalque, além de cerca um quilômetro de redes de coleta de esgoto sanitário no sistema condominial. As obras custaram cerca de R$ 6,2 milhões e foram custeadas com recursos da Caesb. O esgoto gerado na localidade será encaminhado à Estação de Tratamento de Esgotos – ETE Riacho Fundo para tratamento e, posteriormente, lançado no corpo receptor, o Córrego Riacho Fundo.

O gerente de Mobilização Comunitária da Caesb, César Augusto Rissoli, explica que o sistema de esgotamento sanitário, ou seja, a rede e duas estações elevatórias, está funcionando. Porém, existem cerca de 10% dos lotes que possuem algum tipo de pendência, principalmente relativa à travessia de rede em lotes, onde é necessário a negociação com o morador. Esses locais dependerão de uma complementação da rede.  “As obras acabaram, mas o morador só pode fazer a ligação de esgoto quando receber o comunicado oficial da Caesb”, ressalta.

Crédito da foto: Cristiano Carvalho (Caesb)