• 1

Responsabilidade Social



A prática de Responsabilidade Social da Caesb reconhece a importância de sua participação na vida de sua comunidade e da parceria com o Estado no desenvolvimento sustentável da sociedade, buscando o equilíbrio entre a atuação corporativa e as preocupações sociais e ambientais, com o objetivo de contribuir com a redução das desigualdades sociais e a inclusão social dos menos favorecidos. 

O Programa de Responsabilidade Social concebido no Planejamento Estratégico da Companhia em 2002 torna a Caesb parceira de entidades sem fins lucrativos, por meio de edital de projetos sociais voltados para a comunidade, que dão ênfase às áreas de educação, meio ambiente, saúde, esporte, arte, cultura e geração de emprego e renda para as camadas mais carentes da sociedade. 

A Caesb mantém também o foco na Responsabilidade Social Corporativa, na preservação ambiental e no estreito relacionamento com a sociedade, os empregados e demais partes interessadas, na busca permanente da excelência na prestação de serviços e no compromisso com aprimoramento do seu modelo de gestão empresarial, consolidando os princípios e valores junto a seu corpo funcional e a população atendida pela Companhia. 

Desde a implementação do Programa de Responsabilidade Social da Caesb, em 2004, a Companhia já investiu um valor da ordem de R$ 14.8 milhões, contemplou 120 projetos e beneficiou mais de 170 mil pessoas, oriundas das seguintes localidades: o Itapoã, Paranoá, São Sebastião, Varjão, Lago Oeste, Sobradinho, Planaltina, Gama, Recanto das Emas, Brazlândia. Cruzeiro, Candangolândia, Riacho Fundo I e II, Samambaia, Ceilândia, Estrutural, Taguatinga, Guará, Areal, Vila Telebrasília, Vila Basevi, Vila Rabelo, Vila DNOCS, Nova Colina e Cumunidade Rural do Ribeirão Pipiripau. 

Os recursos do Programa provêem do Fundo de Responsabilidade Social, formado por parte da arrecadação referente às multas aplicadas por infrações decorrentes do uso indevido dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. 

O Programa Nossa Gente de Responsabilidade Social da Caesb conta com um Comitê de Gestão, composto por empregados de diversas áreas da empresa, cuja responsabilidade é de avaliar, julgar e propor alterações nos projetos apresentados, e uma unidade gestora que é a Gerência de Qualidade de Vida e Responsabilidade Social - GEPQ. 

Os padrões de trabalho em relação à operacionalização do Programa são norteados pela Lei 8.666/93, pela Instrução Normativa 01/2005 da Corregedoria Geral do Distrito Federal e pelas normas internas da Companhia.  

O modelo de gestão estratégico de atuação em responsabilidade social da Caesb, na perspectiva do empregado, contempla projetos/atividades dentro e fora do ambiente organizacional destinados diretamente aos empregados, prestadores de serviço e familiares, com foco na integração organizacional, na saúde e segurança no trabalho, desenvolvimento profissional e humano, aumento da empregabilidade e melhoria contínua da qualidade de vida. Com o objetivo de desenvolver a prática de gestão, que visa o bem viver da força de trabalho é desenvolvido diversos projetos que atingem as dimensões física, social, cultural, intelectual, espiritual e emocional do ser humano. 

A Caesb possui, ainda, no âmbito do seu Programa de Responsabilidade Social dois projetos corporativos: o “Escalada” e o “Golfinho”, que envolve em sua execução a participação ativa de diversas unidades e empregados da empresa.  

caesb social

    Caesb Social    
   
Conheça os Projetos de Responsabilidade Social apoiados pela Caesb. 
 
 
       

caesb cultural

    Caesb Cultural    
   
A Caesb incentiva projetos culturais e possui espaços para estas atividades. 
 
 
       

caesb ambiental

    Caesb Ambiental    
 
Saiba quais são as atividades ambientais desenvolvidas pela Caesb.