Acessibilidade


Pagamento de faturas da Caesb poderá ser feito por meio do sistema Pix

Segunda via das contas com QR Code para facilitar pagamento 

Os usuários da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) que solicitarem a segunda via das faturas poderão fazer o pagamento dos serviços por meio do sistema Pix – Pagamento Instantâneo. A expectativa é de que, nos próximos meses, todas as faturas sejam emitidas com o QR Code que permite o pagamento por Pix. 

A inovação permitirá que a fatura do usuário conste como quitada no sistema da Caesb em um prazo menor, o que garante rapidez na retomada de serviços que dependam da comprovação do pagamento como, por exemplo, a solicitação de religação após o corte por inadimplência. 

Essa modalidade será uma opção a mais para o usuário da Companhia realizar os pagamentos da fatura de água e de esgoto pelos canais de arrecadação além dos já existentes (débito automático, autoatendimento, internet banking, correspondentes bancários, guichês de instituições bancárias credenciadas e agências lotéricas). 

Os usuários poderão pagar a fatura via Pix a partir de instituições financeiras que não estejam cadastradas junto à Caesb, mas que integrem o sistema criado pelo Banco Central, somando hoje mais de 790 delas, entre carteiras e bancos digitais. 

Em média, a Caesb emite mensalmente 800 mil faturas para o recebimento dos valores, arrecadados por instituições financeiras credenciadas pela Companhia. Atualmente, 10 bancos conveniados aceitam os pagamentos: Caixa Econômica Federal, Banco de Brasília e seus correspondentes bancários, Banco do Brasil e seus correspondentes bancários, Bradesco, Itaú, Banco Inter, Santander, Banco Sicoob, Mercantil e Safra. 

Para realizar o pagamento via Pix, o usuário precisa acessar o app do seu banco, a página do internet banking ou os guichês de autoatendimento. Basta apontar o celular para a imagem do QR Code na parte inferior da 2ª via da fatura, que a opção de pagamento por Pix fica disponível. 

O sistema foi desenvolvido, sem custo, por equipes próprias da Companhia. “A Caesb tem buscado se adequar às soluções de mercado que atendam às necessidades dos nossos usuários da maneira mais rápida e segura. O lançamento do Pix será feito por etapas para que todas as formas de pagamento possam contemplar essa opção, trazendo maior celeridade aos registros dos usuários”, explicou o Diretor Financeiro e Comercial da Caesb, Sérgio Antunes Lemos. 

A segunda via da fatura pode ser solicitada pelo app Autoatendimento da Caesb, Portal de Serviços, Agência Virtual, Escritórios Regionais, Postos Na Hora, WhatsApp (exclusivo para moradores de Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, Sobradinho e Planaltina) e Central de Atendimento 115. 

 

Pix - Pagamento Instantâneo Brasileiro 

(https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/pix

Lançado pelo Banco Central em 2020, o meio de pagamento Pix permite que os recursos financeiros sejam transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia da semana. O Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga. 

A Chave Pix previamente cadastrada pode ser CPF, CNPJ, e-mail, número de celular ou chave aleatória (uma sequência alfanumérica gerada aleatoriamente que poderá ser utilizada por usuários que não queiram vincular seus dados pessoais às informações de sua conta transacional). 

 

13-02-23

Contratos de Financiamento

  1. Projeto Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID 
  2. KFW
  3. Banco Mundial

Transferências Voluntárias da União

Em atendimento ao disposto no art. 2º da Lei nº 9.452, de 20 de março de 1997, e ao inciso XI, do art. 7º, da Portaria Interministerial nº 424/2016, que notifica as entidades empresariais sediadas no Distrito Federal quanto ao recebimento de repasses financeiros federais, derivados de transferências voluntárias da União (art. 25 da LC n°101/2000), e conforme a Circular nº 19/2022 - SEPLAD/GAB, a Caesb passa a divulgar as seguintes informações:

►  Quadro Informativo de Liberações de Recursos da União

 

Estilos: Layouts - Códigos HTML - Botões

Plano Plurianual da Caesb 2020-2023 (página PDF)

Site do GDF (link externo)

Relatório de Gestão (página HTML do site)

 

AAAAAAAAAA

 

BBBBBBBBBBBB

2019

 

 

 

Como Apresentar Sugestões ao Conselho?

  O Conselho poderá ser contatado por meio dos seguintes canais: 

  • E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.;
  • Telefone: 3329-9090.

 

 

 

 

  Serviços que a Caesb não realiza  
  Ações de Fiscalização, Autuação e Recurso  

 

 

Sub-categorias