• 1

Responsabilidade Ambiental e Projeto BID



A Caesb e o Meio Ambiente

A preocupação com o meio ambiente cresce à medida que os problemas ambientais provocados pelo homem necessitam de ações urgentes para evitar que as suas imprevisíveis conseqüências comprometam a qualidade de vida das gerações atuais e futuras.

A Caesb, consciente de sua responsabilidade ambiental, tem atuado de forma a evitar que os danos ambientais se concretizem, adotando procedimentos que zelam pela utilização dos recursos naturais de forma sustentável oferecendo bons serviços e qualidade de vida para a população em geral.

Essa postura se reflete nos cuidados de conservação, proteção e fiscalização nas bacias hidrográficas de seus mananciais utilizadas ou reservadas para abastecimento público, como também pelo controle da poluição dos corpos d'água utilizados como receptores de efluentes de esgotos sanitários tratados.

Neste contexto, a Caesb investe em novas tecnologias, em campanhas de valorização e uso racional da água, por meio de programas e projetos socioambientais que tenham o objetivo de sensibilizar, capacitar e formar, tanto seus colaboradores como a sociedade em geral, sobre a importância da preservação e a exploração dos recursos naturais de forma sustentável.

Política Ambiental da Caesb

O contexto histórico da Caesb mostra claramente o seu comprometimento com as questões da conservação ambiental. Seu crescimento vem sendo aliado à correta gestão dos recursos naturais utilizados em seu processo produtivo, integrando demandas de governo com as necessidades da sociedade civil.

A Política Ambiental da Empresa visa integrar em todos os seus segmentos as três dimensões da sustentabilidade: a econômica, a social e a ambiental. Assim, a Política Ambiental da Caesb se estabelece em um conjunto de compromissos que norteiam suas ações a partir de uma visão ambiental sistêmica. Ela está expressa em seis diretrizes que orientam os trabalhos de forma a atingir a sustentabilidade em todos os seus processos.

A primeira política ambiental da Caesb foi estabelecida em 1998 e vem sendo aprimorada e atualizada de forma a contemplar os requisitos legais e a estrutura organizacional da Empresa. A Política Ambiental da Caesb demonstra sua preocupação com o meio ambiente e sua contínua busca pela excelência como empresa de saneamento.

Diretrizes da Política Ambiental da Caesb

  1. Atender às exigências da legislação ambiental vigente, das normas ambientais aplicáveis e de seus regulamentos, bem como das normas internas relacionadas aos aspectos operacionais e de expansão dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.
  2. Zelar pela conservação, proteção e preservação das bacias hidrográficas utilizadas ou reservadas para fins de uso público.
  3. Promover a otimização dos processos referentes aos sistemas de abastecimentos de água e de esgotamento sanitário.
  4. Promover a gestão ambiental em todas as unidades da Companhia, de forma a contribuir para o seu desenvolvimento sustentável.
  5. Desenvolver consciência ambiental nos empregados, clientes e comunidade escolar, na área de atuação da Caesb, objetivando novos padrões de comportamento para conservação e preservação dos recursos naturais de forma a obter a sustentabilidade ambiental e qualidade de vida.
  6. Buscar a universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário de forma a refletir nas condições de saúde e qualidade de vida das populações atendidas pela Companhia.


Proteção de Mananciais

A Caesb investe na proteção das bacias hidrográficas de suas captações com objetivo de preservar a qualidade e a quantidade das águas destinadas ao abastecimento público no Distrito Federal.


Barco Removedor de Aguapés do Lago Paranoá

Em junho de 2012 foi apresentada à população do Distrito Federal a nova embarcação com Sistema de Remoção de Macrófitas, popularmente conhecidas como aguapés.

A embarcação permitirá a retirada de até 100 toneladas de aguapés por dia e foi adquirida com recursos do Banco Mundial - BIRD, por meio do Programa Brasília Sustentável. O barco ganhou o nome de Papaguapé e foi fabricado pela empresa americana Aquarius Systems, vencedora de licitação internacional, tendo as seguintes dimensões: 13,8 m de comprimento, 5,68m de largura, 3,8 m de altura e pesa 8 toneladas.

Com esse empreendimento, a Caesb dá mais um grande passo para a melhoria do Lago Paranoá e vai atender as necessidades da população que utiliza o Lago para prática de esportes aquáticos, melhorando seu espelho d'água com a retirada das plantas flutuantes.

Assista o Vídeo

 


Estudos Técnicos Ambientais

Manual Ambiental de Obras de Saneamento da Caesb - Volume I: Construção



Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID


- Projeto Banco Interamericano de Desenvolvimento BID:

Programa de Saneamento Ambiental da Caesb - Avaliação Ambiental e Social 


- Politica de Meio Ambiente e Cumprimentos de Salvaguardas (OP 703)

Politica de Meio Ambiente e Cumprimentos de Salvaguardas (OP 703)

- Documento Decisório - DT nº 123/2015
Reconstituir Comissão Especial de Licitações visando atuar especificamente em todos os procedimentos licitatórios relativos ao Contrato de Empréstimo nº 3168/OC-BR, celebrado entre o BID e a Caesb.

- Regulamento Operacional do Programa de Saneamento Ambiental da Caesb/BID
Regulamento Operacional do Programa de Saneamento Ambiental da Caesb

caesb social

    Caesb Social    
   
Conheça os Projetos de Responsabilidade Social apoiados pela Caesb. 
 
 
       

caesb cultural

    Caesb Cultural    
   
A Caesb incentiva projetos culturais e possui espaços para estas atividades. 
 
 
       

caesb ambiental

    Caesb Ambiental    
 
Saiba quais são as atividades ambientais desenvolvidas pela Caesb.