• 1

Educação Corporativa



Educação Corporativa 

A Escola Corporativa Caesb (ECO) foi criada em 21 de setembro de 2004 pela Resolução de Diretoria nº 78/04. A partir daí, a Caesb deu um grande passo e se alinhou às mais modernas práticas corporativas ao promover o desenvolvimento integral do seu corpo funcional, criando as oportunidades necessárias ao seu aprimoramento e ao desenvolvimento das competências capazes de transformar o conhecimento em vantagem competitiva.

A ECO desenvolve ações educativas com base em tecnologias e metodologias que contemplam a educação presencial e a distância, envolvendo ações de formação educacional, de capacitação profissional, e ainda de cultura organizacional e gestão do conhecimento. Estas ações educativas estão embasadas nos quatro pilares propostos pela UNESCO para a educação ao longo da vida, são eles: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com o outro e aprender a ser.

Por entender que a melhoria dos resultados depende do estímulo à pesquisa e ao compartilhamento da informação e do conhecimento, a ECO busca também valorizar, aproveitar e reconhecer o capital intelectual e estimular a elevação da escolaridade de seus empregados por meio de programas de bolsa escolar e incentivo financeiro. 

Conheça um Pouco mais Sobre a Escola Corporativa Caesb – ECO

Negócio: Conhecimento

Definição: é uma unidade educativa dentro da organização.

Missão: Geração, aplicação e compartilhamento do conhecimento para o desenvolvimento da organização com vistas a competitividade

Visão: Ser reconhecida, interna e externamente, como unidade parceira, promotora e disseminadora do conhecimento, de forma proativa, até dezembro de 2017.

Objetivo: Propiciar ações inovadoras voltadas à promoção e disseminação do conhecimento.
 

A Escola Corporativa tem por finalidade:

  • Difundir os valores e a visão estratégica da empresa;
  • Estimular a participação ativa das lideranças da empresa, em especial da alta gestão, nas ações da Escola;
  • Promover ações que viabilizem a capacitação dos empregados nas competências definidas para a empresa;
  • Promover ações para a consolidação da gestão da qualidade;
  • Propiciar educação contínua e permanente para a formação e o desenvolvimento pessoal e profissional de empregados e colaboradores da empresa;
  • Possibilitar ações de identificação e transformação da cultura e clima organizacional;
  • Realizar a gestão eficiente dos conhecimentos produzidos; 


A Escola Corporativa atua em três eixos:

Capacitação e Desenvolvimento Profissional – Neste eixo, a ECO implementa Programas e Projetos que contribuem para o desenvolvimento das competências necessárias ao aperfeiçoamento dos serviços prestados;

Formação Educacional – Eixo responsável pela promoção de ações e projetos educacionais voltados à formação e a elevação da escolaridade dos empregados, tais como: Bolsa Escolar, Projeto Escalada e Estágios Profissionais Supervisionado;

Educação Continuada e autodesenvolvimento – Eixo, cujo objetivo é disponibilizar cursos sobre temas diversos, principalmente por meio de educação a distância para que os empregados aprimorem seus conhecimentos.

A ECO tem ainda como atribuição a gestão da cultura organizacional e a gestão do conhecimento.
 

Capacitação e Desenvolvimento Profissional

A ECO entende a Capacitação e o Desenvolvimento como um processo contínuo e dinâmico de preparação dos empregados a partir dos objetivos da unidade de lotação, da Empresa e/ou do cargo ocupado, processo esse que se concretiza por meio de assimilação de conhecimentos, aprimoramento de habilidades e reformulação de atitudes.

A Capacitação e o Desenvolvimento dos empregados podem ser realizados por meio de eventos, cursos, treinamentos em serviço, etc.

A demanda por Capacitação e Desenvolvimento contempla as Matrizes de Capacitação das Unidades (registro realizado pelo gestor da unidade de lotação do empregado em sistema informatizado das demandas de treinamento necessárias para cada empregado) e também as necessidades levantadas no Planejamento Estratégico da Caesb e pelo Sistema de Gestão de Pessoas por Competências.

Os eventos são realizados nas modalidades presencial ou a distância, e são distribuídos por programas, tais como:
 

Programa de Desenvolvimento Gerencial – PDG

Qualificar e atualizar os gestores da Caesb nos conhecimentos necessários à boa condução das atividades inerentes à função gerencial, contribuindo para a motivação da equipe, bem como para o cumprimento do Planejamento Estratégico da Companhia e para o alcance dos resultados esperados.

Programa de Segurança do Trabalho – PRST

Promover o conhecimento e a conscientização do empregado sobre a segurança e a prevenção de acidentes do trabalho na Caesb, bem como sobre a saúde ocupacional.

Programa de Melhoria do Desempenho e Competência – PMDC

Promover ações educacionais que resultem na melhoria do desempenho dos empregados, seja nas atividades inerentes ao cargo, seja naquelas relacionadas aos processos dos quais o empregado participa. Compreende cursos de aperfeiçoamento, técnicos e operacionais.


Projeto de treinamento Introdutório – PTI

Integrar novos empregados da Caesb, apresentando os aspectos gerais e os principais processos da Companhia, garantindo, assim, uma melhor execução das atribuições.

Programa de Desenvolvimento para Potenciais Líderes – PDPL

Promover ações educativas que visem desenvolver e reforçar nos potenciais líderes conhecimentos e atitudes próprias de um líder para, quando oportuno, desempenhar de forma satisfatória funções de gestão.

Programa de Treinamento Técnico – PTT

Promover ações educacionais que resultem no aprimoramento dos conhecimentos técnicos para melhor desempenho nas atividades e processos inerentes ao cargo.

Programa de Desenvolvimento de Competências/ Conhecimentos do SGPC – PCC

Promover o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e habilidades que possibilitem melhor desempenho nas atribuições do cargo.

Programa de Valorização e Aprimoramento do Empregado – PRVE

Valorizar e disponibilizar aos empregados da Caesb oportunidades de desenvolvimento em todas as suas dimensões: social, intelectual, física e espiritual.

Programa Ambiental Olhos D´Água – PAMB

Capacitar e desenvolver a força de trabalho em seus diversos níveis de atuação, visando obter conscientização sobre a importância da preservação dos recursos naturais.

 

 

Formação Educacional

Bolsa Escolar para os Empregados da Caesb

No intuito de ampliar conhecimentos e aperfeiçoar o potencial do seu corpo funcional, a Caesb reembolsa e incentiva a elevação da escolaridade de seus empregados, de acordo com critérios e procedimentos definidos em Regulamentos próprios.

O reembolso escolar ocorre com o pagamento de 60% das despesas referentes a matrículas e mensalidades escolares de cursos realizados em instituições particulares de ensino, quais sejam: educação de jovens e adultos, ensino fundamental, ensino médio, ensino profissionalizante, graduação, pós-graduação e idiomas.

O incentivo escolar é uma ajuda financeira mensal paga aos empregados estudantes da rede pública de ensino, referente aos seguintes cursos: educação de jovens e adultos, ensino fundamental, ensino médio, ensino profissionalizante, graduação, pós-graduação.

Os empregados beneficiados como bolsista integral do PROUNI fazem jus ao incentivo escolar. Já os empregados beneficiados como bolsista parcial do PROUNI ou FIES fazem jus ao reembolso escolar correspondente aos valores pagos pelo aluno às instituições de ensino privado.

 

Projeto Escalada

A Caesb, buscando adotar o conceito de empresa socialmente responsável, que age dentro de princípios éticos elevados, que observa condições seguras e saudáveis de trabalho voltadas para o futuro da sociedade, comprometeu-se a desenvolver programas que incentivam o crescimento profissional e humano de seus empregados e colaboradores.

Assim, surgiu o Projeto Escalada, que é desenvolvido pela Escola Coorporativa /SGP/DS, e tem, como princípio básico, oferecer oportunidade de conclusão - da Alfabetização até o Ensino Médio - aos empregados e prestadores de serviços da Caesb, visando não somente elevar a capacidade de abstração, observação, raciocínio lógico e reflexão crítica, como também promover cidadania, melhorar a qualidade de vida e consequentemente os serviços prestados à empresa e à comunidade.

O Projeto Escalada tem como objetivo Promover aumento de escolarização – Ensino Fundamental e Ensino Médio – aos empregados e prestadores de serviço, com base nos preceitos da Andragogia. 

Seus Objetivos Específicos são:

  • Propiciar oportunidades de crescimento individual através do desenvolvimento de suas habilidades de leitura, compreensão, raciocínio lógico, comunicação escrita e transferência de conhecimentos;
  • Favorecer a compreensão do processo de mudança dentro das organizações e no mundo globalizado;
  • Possibilitar reavaliações de seus modelos mentais, paradigmas e procedimentos, de modo a contribuir mais efetivamente com o desenvolvimento da empresa.
  • Cultivar a autoestima e a cidadania dos colaboradores que se encontram na marginalidade educacional. 

O Programa de Educação Básica da Caesb (Projeto Escalada) já contou com a parceria da Secretaria de Educação e atualmente conta com suporte técnico e pedagógico do SESI (Serviço Nacional da Indústria). Seu corpo docente é formado por empregados da própria Caesb que recebem curso de capacitação e suporte pedagógico do SESI e de um Supervisão Educacional e Pedagógica, oferecendo turmas de alfabetização, ensino fundamental séries iniciais e finais e ensino médio, possuindo 8 salas de aula que funcionam nas diversas unidades da Companhia.

 

Gestão do Conhecimento

Muito do conhecimento existente na empresa reside nas mentes dos trabalhadores, daí a importância de manter a sabedoria e o conhecimento dentro da organização.

Por isso, a ECO gerencia os conhecimentos produzidos pela Empresa, inseridos nos processos, organizando e sistematizando a capacidade da companhia de capturar, armazenar, gerar, criar, analisar, traduzir, compartilhar e fornecer a informação exata de maneira rápida e precisa.

 

Gestão do Clima e Cultura Organizacional

A Gestão do Clima Organizacional pode ser definida como a atuação permanente voltada para criar condições que elevem a motivação, o interesse, o envolvimento, o desempenho dos empregados e consequentemente os resultados empresariais. No entanto, nem sempre estes objetivos são alcançados, já que um dos fatores mais complexos nesse sentido é a própria subjetividade humana.

Neste sentido, a cultura organizacional - conjunto de valores, crenças, políticas administrativas - é que dá forma ao modo especial e único de como as pessoas agem e interagem dentro de uma organização e consequentemente colaboram para o estabelecimento de uma cultura e clima organizacional.

Cientes de que o clima é o reflexo dos efeitos dessa cultura na organização, fazemos continuamente a gestão de ambos, por entendermos que a cultura organizacional pode ser reforçada ou alterada, de acordo com as transformações sofridas pelos seus membros ou ainda por influências externas.

 

Biblioteca da Caesb

Acervo técnico da Empresa com livros, periódicos, revistas e publicações técnicas de interesse geral. Fonte de consulta, estudos, pesquisas e trabalhos técnicos existentes na Companhia.

 

Contatos:

Gerência da Escola Corporativa Caesb – ECO: (61) 3312-2032/2123

Projeto Escalada: (61) 3312-2126

Biblioteca da Caesb: (61) 3213- 7160

 

caesb social

    Caesb Social    
   
Conheça os Projetos de Responsabilidade Social apoiados pela Caesb. 
 
 
       

caesb cultural

    Caesb Cultural    
   
A Caesb incentiva projetos culturais e possui espaços para estas atividades. 
 
 
       

caesb ambiental

    Caesb Ambiental    
 
Saiba quais são as atividades ambientais desenvolvidas pela Caesb.