Perguntas Frequentes - Atendimento



I - VAZAMENTOS DE ÁGUA

1 - Qual o procedimento caso ocorra um vazamento no cavalete ou ramal de alimentação do aparelho medidor de água (hidrômetro)?

Resposta: Para solicitar o conserto utilize o autoatendimento do site ou o aplicativo da Caesb no celular. Caso o vazamento seja após o hidrômetro, o registro do cavalete deve ser fechado. O prazo de atendimento é de seis horas úteis.

2 - O que fazer caso seja verificado um vazamento de água na rua?

Resposta: Ligar para a Central 115 e solicitar o conserto do vazamento, fornecendo referências sobre a sua localização. O prazo de atendimento é de, no máximo, duas horas corridas.

 

II - DESOBSTRUÇÃO DE ESGOTOS

1 - O que fazer caso haja transbordamento de esgotos em área pública ou rede de esgotos quebrada?

Resposta: Para solicitar a desobstrução ou o conserto utilize o autoatendimento do site ou o aplicativo da Caesb no celular, fornecendo referência sobre a sua localização. O prazo de atendimento é de doze horas úteis.

2 - O ramal de esgotos da minha residência está entupido. Como proceder?

Resposta: A Caesb só atua até a caixa de inspeção, ou seja, a última caixa de esgotos da residência. Caso essa caixa esteja obstruída, o conserto deve ser solicitado à Central 115. O prazo de atendimento é de doze horas úteis. Se o entupimento se der nas outras caixas ou na rede interna, o próprio morador deve providenciar a desobstrução ou o conserto.

 

III - FALTA DE ÁGUA

1 - Caso falte água em meu imóvel, como devo proceder?

Resposta: Primeiramente deve-se verificar se os registros de entrada de água estão fechados. Caso estejam abertos e, mesmo assim, a água não esteja entrando, a Caesb deve ser acionada, através da Central 115.

2 - Qual o procedimento a adotar se o fornecimento de água do meu imóvel for cortado por inadimplência?

Resposta: Deve-se efetuar o pagamento da conta que gerou o corte e solicitar à Central 115 a religação da água. Pode-se também comparecer ao Escritório Regional ou posto de atendimento do “Na Hora” para apresentar o comprovante de pagamento.

 

IV - CONTAS DE ÁGUA

1 - Quando não recebo a conta de água em minha residência, o que devo fazer?

Resposta: Ligar à Central 115 ou comparecer a um Escritório Regional ou Posto de Atendimento da Caesb para verificar o motivo do não recebimento da fatura e solicitar a emissão ou o envio da segunda via. Pode-se também emitir segundas vias de contas no sítio www.caesb.df.gov.br, e nas máquinas de Autoatendimento do BRB.

2 - Quando possuo algum débito junto a Caesb, como faço para verificar tal situação?

Resposta: Ligar à Central 115 ou comparecer a um Escritório Regional ou Posto de Atendimento Caesb com uma conta de água em mãos, de forma a facilitar o atendimento.

3 - A Caesb parcela débitos pendentes?

Resposta: O parcelamento de contas pendentes é concedido somente ao proprietário ou representante legal do imóvel, mediante normas em vigor e análise de viabilidade pela Caesb. A negociação só pode ser realizada presencialmente, nos Escritórios Regionais ou postos de atendimento do Na Hora, sendo necessária a apresentação de documentos pessoais e de propriedade do imóvel.

4 - Quando me deparo com uma conta de água com valor elevado ou acima do normal, como devo proceder?

Resposta: Ponderar se houve mudança nos hábitos de consumo ou aumento do número de moradores; comparar a leitura do hidrômetro com a que está em sua conta de água; executar testes de vazamento nas instalações hidráulicas do imóvel. Somente após estas verificações, e não encontrando nenhuma irregularidade, contatar a Central 115 para uma possível vistoria e análise da fatura.

5 - Como alterar o nome do titular da conta de água?

Resposta: Presencialmente, em qualquer escritório regional ou postos “Na Hora”. O cliente deve apresentar documentos pessoais e da propriedade, posse ou ocupação do imóvel, originais e cópias legíveis, não sendo aceitos documentos incompletos, rasurados, com emendas ou ilegíveis. A lista completa dos documentos necessários para realização deste serviço está disponível na Carta de Serviços ao Cidadão da Caesb. 

 

V - INFORMAÇÕES DIVERSAS

1 - Qual o endereço do Escritório Regional da Caesb em minha cidade?

Resposta: Os endereços, horários de funcionamento e serviços prestados pelos Escritórios Regionais poderão ser consultados junto à Central 115 ou pelo link dos "Canais de Atendimento", nesse site.