Perguntas Frequentes - Atendimento



I - VAZAMENTOS DE ÁGUA

1 - Como devo proceder caso ocorra um vazamento no cavalete ou no ramal de alimentação do aparelho medidor de água (hidrômetro)?

Resposta: Para solicitar o conserto, utilize o autoatendimento do site ou o aplicativo da Caesb no celular. Caso o vazamento seja após o hidrômetro, o registro do cavalete deve ser fechado. O prazo de atendimento é de seis horas úteis.

2 - O que devo fazer caso identifique um vazamento de água na rua?

Resposta: A forma mais fácil e rápida de reportar um vazamento de água na rua é por meio do aplicativo da Caesb no ícone “Informar Vazamento na Rua. O cliente também pode ligar para a Central 115 e solicitar o conserto do vazamento, fornecendo referências sobre a localização do problema.

 

II - DESOBSTRUÇÃO DE ESGOTOS

1 - O que fazer caso haja transbordamento de esgotos em área pública ou rede de esgotos quebrada?

Resposta: Para solicitar a desobstrução ou o conserto utilize o autoatendimento do site ou o aplicativo da Caesb no celular, fornecendo referência sobre a sua localização. O prazo de atendimento é de doze horas úteis.

2 - O ramal de esgotos da minha residência está entupido. Como proceder?

Resposta: A Caesb só atua até a caixa de inspeção, ou seja, a última caixa de esgotos da residência. Caso essa caixa esteja obstruída, o conserto deve ser solicitado à Central 115. O prazo de atendimento é de doze horas úteis. Se o entupimento se der nas outras caixas ou na rede interna, o próprio morador deve providenciar a desobstrução ou o conserto.

 

III - FALTA DE ÁGUA

1 - Como devo proceder caso falte água em meu imóvel?

Resposta: Primeiro, certifique-se de que os registros de entrada de água estão abertos. Se esse for o caso e, mesmo assim, a água não estiver entrando, a Caesb pode ser acionada por meio da Central 115. Verifique no site da Companhia se há registro de falta d’água programada nesta data para a sua região.

2 - O que devo fazer se o fornecimento de água do meu imóvel for cortado por inadimplência?

Resposta: Realize o pagamento da conta que gerou o corte e solicite à Central 115 a religação da água. É possível, também, comparecer a um Escritório Regional ou posto de atendimento do “Na Hora” para apresentar o comprovante de pagamento.

 

IV - CONTAS DE ÁGUA

1 - O que devo fazer quando não receber a conta de água em minha residência?

Resposta: Ligar para a Central 115, comparecer a um Escritório Regional ou Posto de Atendimento do Na Hora para verificar o motivo do não recebimento da fatura e solicitar a emissão ou o envio da segunda via. É possível emitir segunda via de conta no site da Caesb (www.caesb.df.gov.br) e por meio do aplicativo no celular.

2 - Como faço para verificar se possuo débitos com a Caesb?

Resposta: Ligar à Central 115 ou comparecer a um Escritório Regional ou Posto de Atendimento Caesb com uma conta de água em mãos, de forma a facilitar o atendimento.

3 - A Caesb parcela débitos pendentes?

Resposta: O parcelamento de contas pendentes é concedido somente ao proprietário ou representante legal do imóvel, mediante normas em vigor e análise de viabilidade pela Caesb. A negociação só pode ser realizada presencialmente, nos Escritórios Regionais ou postos de atendimento do Na Hora, sendo necessária a apresentação de documentos pessoais e de propriedade do imóvel.

4 - O que devo fazer quando receber uma conta de água com valor elevado ou acima do normal?

Resposta: Verifique se houve mudança nos hábitos de consumo ou aumento do número de moradores; compare a leitura do hidrômetro com a que está em sua conta de água; realize testes de vazamento nas instalações hidráulicas do imóvel. Após essas verificações, se não for encontrada nenhuma irregularidade, entre em contato com a Central 115 para agendar uma possível vistoria e análise da fatura.

5 - Como alterar o nome do titular da conta de água?

Resposta: Utilize o site da Caesb, a Agência Virtual ou dirija-se a um escritório regional ou posto “Na Hora”. O cliente deve ter em mãos os documentos pessoais e da propriedade. A lista completa dos documentos necessários para realização deste serviço está disponível na Carta de Serviços ao Cidadão da Caesb

 

V - ATENDIMENTO PRESENCIAL

1 - Qual o endereço do Escritório Regional da Caesb em minha cidade?

Resposta: Os endereços, horários de funcionamento e serviços prestados pelos Escritórios Regionais podem ser consultados pelo link "Canais de Atendimento" neste site ou pela Central 115.

 

ORIENTAÇÕES PARA SOLICITAR SERVIÇOS

A) ORIENTAÇÕES SOBRE ALTERAÇÃO DE TITULARIDADE DA CONTA

Para ter acesso a essa informação, clique aqui.

 

B) ORIENTAÇÕES SOBRE CORTE A PEDIDO

Para ter acesso a essa informação, clique aqui.

 

C) ORIENTAÇÕES SOBRE SINISTRO

Para ter acesso a essa informação, clique aqui.

 

Para mais informações sobre os serviços, acesse a Carta de Serviços da Caesb.