Acessibilidade


Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) Adasa/Caesb



01. Sobre

A Caesb, em parceria com a Adasa, vem desenvolvendo um programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para os serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Distrito Federal – Programa PDI Adasa/Caesb. A iniciativa tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico e sanar questões reais da Companhia com a adoção de tecnologias apropriadas e inovadoras resultantes do programa, além de difundir os conhecimentos gerados.

O programa é regulamentado pela Adasa e suas regras gerais estão instituídas na Resolução n.º 13, de 20 de dezembro de 2021, denominada de Manual de Elaboração e Avaliação dos Projetos.

Para a seleção de projetos, a Caesb promove Chamadas Públicas. Os projetos pré-selecionados são submetidos à chancela da Adasa e então passam a integrar definitivamente o programa.

Para participar, os interessados devem inscrever seus projetos seguindo os prazos e condições estabelecidos nos editais das Chamadas. 

Os editais são publicados no site da Caesb e podem ser consultados clicando aqui.

As chamadas ocorrem a cada dois anos e a Adasa abre processo para chancelar os projetos anualmente. 

São aceitos projetos a partir da pesquisa aplicada e os objetos devem ser aderentes aos temas delimitados. Os projetos são avaliados por uma banca examinadora e precisam ser originais e inovadores.

Clique aqui para verificar as Chamadas Públicas realizadas e em andamento na Caesb para seleção de projetos de PDI.  

 

02. Linhas de Pesquisa

Os temas possíveis de pesquisa para o Programa são definidos pela Caesb a partir de rodadas de reunião com seus técnicos, que identificam e deliberam sobre quais são os mais relevantes para a Companhia e para o setor de saneamento.

Na sequência, para cada um dos temas, são destacados um conjunto de desafios que carecem de soluções que obrigatoriamente deverão ser social, técnica, econômica e ambientalmente sustentáveis.

Os temas e desafios da última Chamada Pública de projetos da Caesb (link: ChP N° 001/2022) são os seguintes:

Tema 1: Melhorias do Sistema de Tratamento e Distribuição de Água

  • Desafio: Proposição de melhorias na gestão de abastecimento de água em sistemas isolados por meio de tecnologias inteligentes, móveis, autônomas e sustentáveis. 
  • Desafio: Desenvolvimento de métodos avançados para remoção de microcontaminantes e vírus em ETAs e ETEs com avaliação da eficiência e da viabilidade técnica e econômica, visando a segurança da água. 
  • Desafio: Estudos para avaliar a implementação da oxidação avançada nos processos de tratamento de água como barreira sanitária visando a segurança da água (toxinas, formação de THM, entre outros).

Tema 2: Melhorias do Sistema de Coleta e Tratamento de Esgoto

  • Desafio: Solução para otimização do processo de produção, com alternativas de tratamento e destinação ambientalmente adequada do lodo de esgotos da Caesb.
  • Desafio: Solução para o controle da produção e alternativas de destinação ambientalmente adequada dos resíduos do tratamento de esgotos da Caesb (areia, material gradeado, gordura).
  • Desafio: Avaliação dos impactos nas ETEs da Caesb e alternativas de pré-tratamento dos resíduos de fossas e tratamento de resíduos de caixas de gordura transportados por caminhões tipo vaco-sucção.
  • Desafio:  Proposição de soluções para destinação, tratamento e aproveitamento de gases gerados no processo de tratamento de esgotos.
  • Desafio:  Proposição de soluções para otimização da operação de UASBs – controle e técnicas de monitoramento, remoção de lodo e crosta, retenção de biomassa, e outros resíduos do processo de tratamento de esgotos.
  • Desafio:  Estudo e proposição de soluções para modernização dos aspectos construtivos dos UASBs.
  • Desafio:  Otimização dos processos existentes e modernização de estação de tratamento de esgoto.

Tema 3: Modernização do Sistema de Gestão da Informação de Cobrança

  • Desafio: Eficientização do processo de atualização cadastral dentro da base de dados da Caesb, sem onerar o tempo do usuário e sem burocratizar o processo, de forma que seja possível à Companhia acionar contratualmente o usuário em caso de inobservância dos deveres contratuais estabelecidos.

Tema 4: Sustentabilidade, Meio Ambiente e Recursos Hídricos

  • Desafio: Proposição de soluções em termos de métodos ou sistemas de irrigação de forma que contemple as características de esgotos tratado com relação à métodos de produção de água de reúso, sistemas de irrigação, impactos ao solo e às águas subterrâneas, à vegetação, à saúde pública, de forma que atenda aos guias de qualidade da água internacionais e locais.
  • Desafio: Desenvolvimento de metodologia preditiva da qualidade do Lago Paranoá frente a intensificação dos seus usos múltiplos como manancial de abastecimento para um cenário de 30 anos.
  • Desafio: Proposição de técnicas de manejo de lodo de ETA, com objetivo de reduzir o impacto ambiental.
  • Desafio: Proposição de soluções para a transformação do óleo de fritura (ORF) em óleo base lubrificante (OBL) apto a ser utilizado na produção de biolubrificantes e avaliação da viabilidade técnica e econômica dessa utilização no âmbito da Caesb.

Tema 5: Gestão Operacional, Controle de Perdas e Eficiência Energética

  • Desafio: Desenvolvimento de soluções para aproveitar a energia de pressão excedente no sistema para a sua transformação em energia elétrica.
  • Desafio: Solução para monitorar e disponibilizar remotamente, de forma confiável e de baixo custo, dados de micromedição.
  • Desafio: Proposição de tecnologias para incremento da precisão da micromedição e para a substituição econômica de hidrômetros.
  • Desafio: Proposição de soluções para instrumentar as redes de distribuição de água para detecção ágil de vazamentos e rompimentos por meio da aplicação de sensores (ruído, acelerômetro, pressão ou outras tecnologias que se mostrem promissoras) (PGO).

 

03. Projetos em Andamento 

N° Projeto Título do Projeto Data de Início Prazo de Execução N° da Chamada Pública Proposta Anual de Projetos Autorizada pela ADASA
1

Remoção de microcontaminantes e vírus em ETAs e ETEs, com ênfase no uso de carvão ativados e membranas.

01/02/2024 48 meses 001/2022 Projeto 1
2

Monitoramento e modelagem avançados como suporte à gestão integrada de recursos hídricos e ao desenvolvimento de sistema de apoio à decisão para o gerenciamento do Lago Paranoá (sistema bacia-lago).

01/02/2024 48 meses 001/2022 Projeto 2
3

Pesquisa e desenvolvimento de sistema de comunicação em malha (mesh) baseado nos padrões globais Wi-SUN 1.x para micromedição de consumo de água e identificação de perdas técnicas ou comerciais.

01/02/2024 24 meses 001/2022 Projeto 3