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22/04/24 - Caesb entrega quitação anual de débitos aos clientes, referente ao ano de 2023

Comprovantes de pagamento de 2023 podem ser descartados

A declaração de quitação anual de débitos, referente ao ano de 2023, será entregue aos usuários da Caesb até o dia 30 de abril.  O documento será recebido pelos clientes que estão em dia com a Companhia nas contas vencidas até 31/12/2023.

Cerca de 547 mil usuários adimplentes, ou seja, que não possuem dívidas com a Empresa, devem receber o documento com o nada-consta neste ano. Com isso, os clientes podem se desfazer dos comprovantes de pagamento de 2023, reduzindo o volume de documentos a serem guardados. Aqueles que estiverem inadimplentes com a Caesb podem parcelar suas dívidas. Para realizar o parcelamento, o cliente deve acessar a área de autoatendimento no site da Caesb (https://www.caesb.df.gov.br/portal-servicos/) e clicar na opção Parcelamento de Débitos. O serviço também pode ser feito presencialmente, nos Escritórios de Atendimento e nos postos do Na Hora.

O presidente da Caesb, Luís Antônio Reis, explica que o parcelamento será concedido ao responsável financeiro, proprietário ou posseiro do imóvel, ou ao seu representante legal. “Para isso, é necessário que o cadastro esteja atualizado na Caesb. É possível parcelar contas que contenham valores muito elevados, a cobrança de execução de serviços, contas que tiveram origem de vazamentos já corrigidos, acúmulo de contas vencidas, além de contas protestadas”, esclarece o presidente da Companhia. Ele ainda explica que a Caesb concede um prazo legal de 60 dias após o vencimento para o pagamento da conta. Nesse caso, é possível optar pelo parcelamento de débitos.

A declaração de quitação anual de débitos foi ou será entregue aos consumidores que pagaram seus débitos do ano de 2023 até o dia 31 de dezembro de 2023. Caso o consumidor não tenha utilizado os serviços durante todos os meses do ano anterior, ele vai receber a declaração de quitação dos meses em que houve faturamento dos débitos.

Essa é a décima quinta vez que a Caesb encaminha a quitação para os consumidores. O envio da declaração é uma exigência da Lei nº 12.007/2009, que obriga todas as empresas públicas a deixarem claro na fatura que o usuário está em dia com as contas. As emissões anuais de quitação de débitos têm de ser feitas, no máximo, até o mês de maio.

Crédito da foto: Cristiano Carvalho (Caesb)

27/04/24 - Novo sistema de abastecimento de água beneficiará 355 mil moradores da região norte do DF

Investimento da ordem de R$135 milhões foi anunciado pelo governador Ibaneis Rocha e vai atender Sobradinho e Sobradinho II, Grande Colorado, Boa Vista, Taquari, Itapoã e Região dos Lagos

Reportagem publicada na Agência Brasília em 27/04/2024

Cerca de 355 mil moradores de Sobradinho, Sobradinho II, Grande Colorado, Boa Vista, Taquari, Itapoã e Região dos Lagos serão beneficiados com um novo sistema de abastecimento de água na região norte. O Governo do Distrito Federal (GDF) vai investir R$ 135 milhões nas obras do novo complexo para garantir um fornecimento hídrico estável e seguro para essa parcela da população. A construção vai gerar 484 empregos diretos e indiretos.

Presente na solenidade de lançamento, neste sábado (27), o governador Ibaneis Rocha destacou o trabalho desenvolvido pela Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb). “É uma empresa com um dos maiores níveis de abastecimento de água e coleta de esgoto do Brasil, com índice acima de 95% de atendimento à comunidade. Com isso, a gente vem trabalhando para levar desenvolvimento para o Distrito Federal, como é o caso aqui da região norte, que tinha problemas frequentes de abastecimento. Com o novo sistema, a gente resolve o problema de fornecimento de água em toda essa área para que possamos ter a confiança da população de que o abastecimento será o mais preciso possível”, afirmou o chefe do Executivo.

De acordo com o presidente da Caesb, Luís Antônio Almeida Reis, há alguns pontos da região norte do DF que são, atualmente, abastecidos por poços profundos ou sistemas isolados, que dependem de mananciais pequenos ou médios. Com o novo complexo, os moradores contarão com um aumento na oferta de água tratada, com qualidade e segurança.

“Estamos fazendo um esforço muito importante na região, que é caracterizada por sistemas isolados. Ou seja, no período mais crítico da seca, a população sofria com problemas de falta de água e quebra de bombas. Para estabilizar, estamos construindo todo este sistema com recursos próprios que vão direto para a população”, defendeu Luís Antônio.

O sistema a ser implementado vai contemplar o tratamento e distribuição da água captada no Lago Paranoá. Ela passará pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Lago Norte, onde será armazenada nos reservatórios da Elevatória de Água Tratada Lago Norte e, posteriormente, bombeada por meio da Adutora Taquari para os reservatórios de Sobradinho e da Região dos Lagos. A partir daí, será distribuída para a região norte.

Andamento

Várias etapas estão em fase de implantação. A construção da adutora Taquari é uma delas, com o custo de R$ 44 milhões e previsão de término em novembro de 2024. Serão feitos 10,6 km de adutora de água tratada em tubulação de ferro fundido com diâmetros variando entre 900 mm, 800 mm e 700 mm. Também serão executadas cinco travessias subterrâneas nas rodovias DF-005, DF-001 e BR-020, e construída uma “chaminé de equilíbrio” em aço (sistema de proteção da adutora) com 40 metros de altura e 3,5 metros de diâmetro.

A Elevatória de Água Tratada Lago Norte é outra etapa. Serão construídos dois reservatórios metálicos com dois mil metros cúbicos de capacidade de armazenamento cada e uma estação elevatória de bombeamento de água tratada com quatro bombas de 2.000 cv (cavalos) cada, além de uma subestação transformadora de energia elétrica. O custo desta etapa será de R$ 39,7 milhões, com previsão de término em janeiro de 2025.

Outra fase importante é a implantação do Reservatório de Água Tratada Sobradinho. Serão dois reservatórios metálicos com 4 milhões de litros de capacidade de armazenamento cada, totalizando 8 milhões de litros, ao custo de R$ 21,9 milhões e previsão de término em janeiro de 2025.

Ainda faz parte do Sistema de Abastecimento Norte a implantação do Reservatório do Setor Habitacional da Região dos Lagos. Nesse local, serão erguidos dois reservatórios metálicos com 4 milhões de litros cada um, num total de mais de 8 milhões de litros de água, ao custo de R$ 30 milhões. Essa obra será licitada nos próximos dias.

Expectativa

A enfermeira Eliane Nicacio, de 58 anos, é nascida e criada no Itapoã. Presente na solenidade, ela fez questão de agradecer ao governador Ibaneis Rocha pelos recursos que estão sendo depositados na região onde vive. “Eu moro no Itapoã desde que nasci. Há 58 anos, não tínhamos nem água tratada. Hoje, teremos um sistema moderno que será implantado para atender toda a nossa região”, avaliou.

Já a aposentada Antônia Almeida dos Santos, 64, está empolgada para que o complexo comece a abastecer a sua casa. “Eu moro no Itapoã há 12 anos. Eu tenho plena certeza de que essa obra vai ser ótima para nós. Todo esse trabalho é para melhorar a nossa qualidade de vida com o fornecimento mais seguro da água que a gente consome. Isso vai fazer muita diferença no nosso dia a dia”, disse Antônia.

Crédito das fotos: Cristiano Carvalho (Caesb)

 

 

29/04/24 - Caesb integra o Mercado Livre de Energia, ambiente onde pode adquirir a energia diretamente das empresas geradoras

Com a migração do sistema de contratação regulada para o livre, economia será de R$ 54,5 milhões anuais

A partir de 1º de maio de 2024, a Caesb entrará no Mercado Livre de Energia. A empresa inicia a migração do mercado cativo para o mercado livre, ambiente onde pode adquirir a energia diretamente das empresas geradoras ou comercializadoras.
 
O presidente da Caesb, Luís Antônio Reis, comemora os resultados a serem obtidos com a implantação da nova iniciativa: “A perspectiva é economizar R$ 200 milhões ao longo de 44 meses, com a redução de 35% das despesas de energia elétrica da Companhia. Trata-se de uma importante medida para a racionalização dos recursos da Empresa, afinal uma das maiores despesas do setor de saneamento é a energia elétrica utilizada em todas as etapas dos processos para o tratamento de água e de esgoto”, explica. No ano passado, a companhia gastou mais de 190 milhões de reais em energia elétrica, o equivalente a 290.651.004 kWh consumidos em todas suas instalações.
 
A energia elétrica é necessária desde a captação da água nos mananciais, passando pelas elevatórias que a transportam para o tratamento nas estações e, na sequência, a distribuição até os imóveis de cada um dos moradores atendidos. Após a produção de esgoto nos imóveis, a energia é necessária para o tratamento e para a destinação final dos efluentes.
 
Em abril, a Caesb, em parceria com a Neoenergia e a América Energia, realizou o comissionamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Recanto das Emas, ao substituir o medidor de energia por um novo já com as funcionalidades do Mercado Livre de Energia.
 
O diretor de Operação e Manutenção da Caesb, Carlos Eduardo Borges Pereira, apresentou o cronograma das próximas unidades que migrarão para o mercado livre. “Nosso levantamento mostrou que dez unidades representam 75% dos nossos gastos de energia. Por isso, migraremos os sistemas das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) Sul, Norte e Melchior, Estação de Tratamento de Água (ETA) Brasília, Lago Norte e Rio Descoberto, Elevatória de Água Tratada Taguatinga Sul e Elevatórias de Água Bruta Torto e Rio Descoberto ao longo deste ano”, pontuou.
 
Mercado Livre de Energia
 
Os grandes consumidores de energia elétrica podem adquirir energia diretamente das empresas geradoras. Com isso, é possível reduzir os custos incorporados pelas distribuidoras de energia, dentro do Ambiente de Contratação Livre (ACL), segmento do mercado no qual se realizam as operações de compra e venda da energia elétrica. Essas operações são objetos de contratos bilaterais livremente negociados, conforme regras e procedimentos de comercialização específicos.

 

29/04/24 - Confira o funcionamento da Caesb durante o Dia do Trabalhador (1º/05)

Serviços estarão disponíveis no aplicativo, site, WhatsApp e Central de Atendimento


A Caesb informa que não haverá expediente no dia 1º/04 (Dia do Trabalhador) na Sede da Companhia e nos postos de atendimento. Nestes dias, as equipes de operação e manutenção irão trabalhar normalmente.

O aplicativo da Caesb – disponível no sistema IOS e Android –, o site www.caesb.df.gov.br, o WhatsApp (61) 3029-8428 e a Central de Atendimento (telefone 115) funcionarão 24 horas por dia, sem interrupções.

Por meio dos canais virtuais, é possível solicitar revisão ou segunda via de contas, alteração de titularidade e vencimento de conta, verificação do consumo de água, consulta de protocolos, parcelamento de débitos, pedido para 1ª ligação ou religação de água, autoleitura, ressarcimento de danos e solicitação de manutenção de redes.

Site oficial: https://www.caesb.df.gov.br/

Para baixar o aplicativo da Caesb no celular:

- IOS: https://apps.apple.com/br/app/caesb-autoatendimento/id1003831993

- Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.df.caesb.mobile

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