Acessibilidade


Projetos de PDI em Andamento e Realizados



01. Game para Auxiliar na Conscientização da Necessidade de Preservação das Bacias Hidrográficas e dos Mananciais para a Qualidade da Água do Distrito Federal (2022)

  • Desenvolvimento de PoC de game para o público jovem e adulto em parceria com a startup S.E.R.A Games.  O projeto fez parte do programa DF Inovador, que visa conectar organizações públicas e privadas com startups do ecossistema de inovação do DF e RIDE com a missão de solucionar desafios de inovação.   

02. Projeto de Detecção de Mudanças – DMUD (2022)

  • O DMUD combina análise espacial e inteligência artificial para identificar e classificar, a partir de fotointerpretação de imagens de satélite, alterações na vegetação e no solo das bacias de mananciais, evidenciando potencial risco aos recursos hídricos utilizados pela Caesb para captação de água. A Caesb é a primeira empresa de saneamento do país a atuar com essa tecnologia, que inclui análise espacial de dados.

03. Drones (2022)

  • A Caesb passou a adotar, em Julho/2022, a utilização de Drones para otimizar os processos de Manutenção, Fiscalização de obras e Supervisões Ambientais. Estes equipamentos permitem às equipes de campo identificar problemas em locais de difícil acesso, mapear eventuais riscos na infraestrutura dos sistemas de abastecimento e esgotamento, bem como supervisionar captações ou detectar lançamento de esgotos irregulares. 

04. Piloto para Detecção de Vazamento na Rede de Distribuição de Água por Meio de Imagens de Satélites (2021 / em andamento)

  • Uma parceria entre a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a empresa israelense Asterra para ajudar a encontrar vazamentos visíveis e não visíveis nas redes de água da Companhia. O projeto consiste em pesquisar vazamentos por imagem de satélite, recurso que permite gerar maior eficiência e otimizar recursos

05. Projeto Par Perfeito – PARP (2021)

  • Para a Caesb, o termo Par Perfeito são as edificações que estão sendo atendidas pelos serviços de fornecimento de água e coleta de esgoto. Este projeto visa identificar, por meio de técnicas de mineração de dados e análises espaciais automatizadas, as edificações permanentes urbanas que estão próximas às redes de abastecimento ou esgotamento sanitário e não estão sendo beneficiadas com tais serviços. Esta solução permite às equipes de manutenção e comercial planejarem ações para alcançar e ofertar os serviços da companhia a essas edificações, ampliando a cobertura dos serviços no Distrito Federal.

06. Priorização para Revitalização do Sistema – PPRS (2021)

  • O projeto utiliza análise multicritério combinado com análises espaciais automatizadas para calcular um coeficiente de prioridade para substituição de trechos de redes.  O objetivo é otimizar a qualidade do serviço de abastecimento de água, a redução nas perdas e o planejamento, de forma racional, contribuindo para a revitalização das redes do do sistema de abastecimento.

07. Rede Monitoramento Covid Esgotos (2020 / em andamento)

  • A Rede Monitoramento Covid Esgotos foi criada com o intuito de ampliar a disponibilidade de informações para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 por meio do monitoramento do SARS-CoV-2 nos esgotos de importantes capitais brasileiras (Belo Horizonte - MG, Curitiba - PR, Fortaleza - CE, Recife - PE e Rio de Janeiro - RJ) e do Distrito Federal. As informações geradas no projeto podem contribuir para tomada de decisões por parte das autoridades de saúde, incluindo a definição de ações para o combate à pandemia de Covid-19.

08. Fiscalização de Obras – FIOB (2020)

  • A solução de fiscalização de obras permite aos gestores de contrato acompanhar em campo, por meio de dispositivo móvel (celular ou tablet), as obras de expansão, substituição ou setorização de redes de abastecimento de água, permitindo olançamento dos trechos implantados, registros fotográficos, bem como acompanhamento da execução quanto àconformidade com o projeto. O lançamento dos dados em campo proporciona que as equipes de escritórios monitorem, em tempo real, a evolução das obras e obtenham indicadores de monitoramento.

09. Identificação de interferências Ambientais – LIAM (2019)

  • O projeto LIAM faz a realização de uma análise geoespacial automatizada para identificar terrenos que possuem alguma interferência ambiental. Esta solução agiliza as análises de pedidos de ligação de água e esgoto, possibilitando às equipes informarem a viabilidade da ligação quando solicitada. A solução reduziu o tempo e análise de pedidos solicitados pela população e é compartilhada com outros órgãos de Governo do Distrito Federal interessados na ocorrência de interferências.

10. Piloto para Redução de Perdas Físicas de Água com o Uso de Inteligência Artificial (2018)

  • Executado em parceria com uma Startup brasileira e com o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, com a utilização de produto tecnológico de pesquisa de vazamentos: uma haste de escuta eletrônica (denominado de Fluid) desenvolvida pela Startup Stattus4. O projeto foi selecionado pelo BID para ser apresentado como caso de sucesso, executado no Brasil, em encontro anual entre mutuários de Bancos de diversos países do mundo.

11. Sistema de Tratamento de Água de Ultrafiltração por Membranas (2017)

  • Sistema utilizado na Estação de Tratamento de Água (ETA) Lago Norte.  Construída na época do racionamento, foi a solução encontrada para abastecer parte da população de Brasília com a água do Lago Paranoá.  As membranas de ultrafiltração eliminam contaminantes por um mecanismo simples de exclusão por tamanho e o uso de produtos químicos se restringe ao processo de limpeza das membranas e aos itens obrigatórios para garantir a potabilidade da água. A ETA Lago Norte é uma das maiores do Brasil com uso exclusivo desse tipo de tecnologia, sendo referência no país.