Acessibilidade


17/05/24 - Caesb dará 15 mil litros de água para atender 72 mil pessoas em cinco eventos no DF

A Companhia também está ajudando as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
 

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) irá disponibilizar gratuitamente 15 mil litros de água potável para atender cerca de 72 mil pessoas esperadas em cinco eventos: Festa do Divino, em Planaltina; Portões Abertos, no Setor Militar Urbano; aniversário de Sobradinho e Águas Claras; e Corpus Christi, Esplanada dos Ministérios.

Desde o início de 2024, a Caesb já participou com distribuição de água de 484 eventos, atendendo um público estimado 700 mil pessoas. De janeiro até a primeira quinzena de maio, a Caesb forneceu nesses eventos 172.500 litros de água de qualidade. Para isso, foram utilizadas 160 unidades móveis especiais (veículos adaptados com caixas d’água), 69 unidades fixas e seis caminhões-pipas com torneirinhas nas laterais com capacidade de 5 mil litros cada. Outros eventos religiosos, comemorativos, esportivos, governamentais e ambientais continuarão sendo atendidos pela Caesb até o fim de dezembro. A previsão é que, em 2024, a Caesb doe água em mais de mil eventos.

Festa do Divino

A tradicional Festa do Divino começou no dia 9 de maio e termina neste sábado (19), com missa na Paróquia São Vicente de Paulo. A Caesb instalou 11 pontos de distribuição com capacidade de 5.500 litros de água em Planaltina, que deve receber 20 mil pessoas no sábado. São três caixas d’água instaladas em viaturas especiais da Caesb com capacidade de 500 litros cada, oito unidades fixas também de 500 litros cada e 360 copos de água potável produzidos pela própria companhia. Ao longo do trajeto da festa, os participantes encontrarão seis pontos de distribuição de água em capelas, dois na Igrejinha, um no Café com Frutas e mais um na Igreja Matriz.

Sobradinho e Águas Claras

Sobradinho completou 64 anos no dia 13 de maio, mas as comemorações acontecerão neste sábado (18) no centro da cidade. Para a festa, a Caesb disponibilizará 500 litros de água, que serão fornecidos em uma unidade móvel adaptada. A mesma quantidade será fornecida nas comemorações dos 21 anos de Águas Claras, que ocorreu no dia 6 de maio. A festa oficial de aniversário, porém, acontece neste domingo (19).

Portões Abertos

Para o evento Portões Abertos, que será realizado no próximo domingo pela Força Aérea Brasileira (FAB) no Setor Militar Urbano (SMU), a Caesb disponibilizará um caminhão-pipa com torneirinhas abastecido com 5 mil litros de água potável.

Corpus Christi

Para a celebração de Corpus Christi, no dia 30 de maio, a Caesb vai instalar cinco pontos de distribuição de água ao longo da Esplanada dos Ministérios. Eles estarão abastecidos com 2.700 litros de água, suficiente para atender o público estimado em 30 mil pessoas. Serão também distribuídos mais 1.200 copos com água para equipes de profissionais do Governo do Distrito Federal que estiverem trabalhando no evento.

Ajuda para o Rio Grande do Sul

A Caesb doou, entre os dias 6 e 15 de maio, 45 mil copos com água potável, o equivalente a 9 mil litros de água, além de 3 mil cobertores para atender as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. As doações da Caesb integram a campanha Brasília pelo Sul, realizada pelo Governo do Distrito Federal e coordenada pela primeira-dama Mayara Noronha Rocha.

A cada semana a companhia enviará à Defesa Civil do Rio Grande do Sul, por meio da Força Aérea Brasileira (FAB), pelo menos 15 mil copos com água, segundo o presidente da Caesb, Luís Antônio Reis. “Mais ajuda está a caminho”, garantiu Reis. A estimativa é doar 75 mil copos por mês até que a campanha seja suspensa pelo GDF.

A companhia conta com equipamento próprio para envasar água potável em copos de plástico. A máquina de envasamento, instalada na Estação de Tratamento de Água Rio Descoberto da Caesb, em Ceilândia, tem capacidade para produzir 180 mil copos de 200 mililitros por mês, o equivalente a 36 mil litros de água.

Crédito das fotos: Cristiano Carvalho (Caesb)

 

ATENÇÃO - Interrupção no fornecimento de água - algumas quadras de Santa Maria - 21/05/24 (terça-feira), das 3h às 23h59

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) comunica que realizará serviços para a melhoria do sistema de abastecimento de água em algumas quadras de Santa Maria, no dia 21/05/2024 (terça-feira), das 3h às 23h59.

Para isso, o fornecimento de água será interrompido nas seguintes quadras de Santa Maria:

  • VILA DVO;
  • SHR 1ª, 2ª e 3ª ETAPA;
  • AC 100 a 116, 200, 300, 301, 404;
  • CL 100 a 116, CL 201 a 216, CL 301 a 317; CL 402 a 417;
  • QCE 01, 02 e 03 CENTRO URBANO;
  • QR 100 a 116, QR 201 a 216, QR 301 a 317, QR 402 a 417;
  • Núcleos Rurais Alagado (Vila dos Carroceiros);
  • Derivação do Novo Gama;
  • Hospital Regional de Santa Maria.

A Caesb esclarece que, em algumas regiões, a normalização do fornecimento de água pode ocorrer, de forma gradual, a partir do horário programado para o término da manutenção. A Companhia informa, ainda, que toda unidade usuária deverá contar com reservação de volume mínimo correspondente ao consumo médio diário, de acordo com o artigo 50 da Resolução da Adasa nº 14, de 27 de outubro de 2011, que estabelece as condições da prestação e utilização dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário no Distrito Federal. Com isso, os usuários não deverão ser afetados pela interrupção no fornecimento de água.

Segundo o Parágrafo Único, o usuário é responsável pela limpeza e desinfecção da instalação predial de água e do reservatório predial antes da ligação definitiva de água, e posteriormente pela limpeza e desinfecção semestral do reservatório predial.

16/05/24 - Gaúchos recebem 45 mil copos de água doados pela Caesb

Companhia também entregou 3 mil cobertores para atender vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul


A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) entregou à Força Aérea Brasileira (FAB), na manhã desta quinta-feira (16), mais 15 mil copos com água potável e 3 mil cobertores, que serão distribuídos às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Agora, já chegam a 45 mil copos doados pela companhia, o equivalente a nove mil litros d´água.

As doações da Caesb atendem à campanha Brasília pelo Sul, realizada pelo Governo do Distrito Federal e coordenada pela primeira-dama Mayara Noronha Rocha. As remessas começaram no dia 6 de maio e vão prosseguir enquanto durar a campanha. A cada semana a companhia enviará pelo menos 15 mil copos com água, segundo o presidente da Caesb, Luís Antônio Reis. “Mais ajuda está a caminho”, garantiu Reis.  A estimativa é doar 75 mil copos por mês até que a campanha seja suspensa pelo GDF.

A companhia conta com equipamento próprio para embalar água potável em copos de plástico. A máquina de envasamento, instalada na Estação de Tratamento de Água Rio Descoberto da Caesb, em Ceilândia, tem capacidade para produzir 180 mil copos de 200 mililitros (ml) por mês, o equivalente a 36 mil litros de água.

A água em copo distribuída pela Caesb às vítimas das cheias em território gaúcho “tem a mesma qualidade da água que servimos à população do Distrito Federal”, assegurou Luís Antônio Reis, presidente da companhia.

É a mesma água envasada que a Caesb distribui gratuitamente em diversos eventos esportivos, culturais, ambientais, empresariais e religiosos no Distrito Federal. Distribuição que voltará a acontecer no feriado de Corpus Christi, no próximo dia 30 de maio, na Esplanada dos Ministérios. Para esse evento, a Caesb vai distribuir 1.200 copos, além de disponibilizar outros 2.500 litros em cinco caixas com água potável.

Brasília pelo Sul

O Comitê de Emergência Brasília pelo Sul foi instituído pelo governador Ibaneis Rocha no dia 7 de maio de 2024, com o objetivo de arrecadar doações destinadas às vítimas das enchentes que desde abril atingem o Rio Grande do Sul. O comitê é composto por 22 órgãos e diversas entidades da sociedade civil organizada, sendo coordenado pela Chefia-Executiva de Políticas Sociais do Gabinete do Governador.

Os cidadãos interessados em ajudar a população do Rio Grande do Sul podem levar doações para pontos de coleta disponibilizados pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Atualmente, os mantimentos são recebidos nos quartéis do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), na Base Aérea de Brasília, no Anexo do Palácio do Buriti, nas salas 104 e 900 e outros pontos espalhados pelo DF.

Segundo o comitê, os itens mais necessários no momento são: água potável, alimentos não perecíveis, leite em pó, mamadeiras e bicos, fraldas infantis e geriátricas, absorventes e roupas íntimas, material de higiene pessoal e limpeza, calçados, roupas de cama, toalhas de banho e cobertores, colchões e rações para animais.


Crédito das fotos: Cristiano Carvalho (Caesb)


 

 

ATENÇÃO - Interrupção no fornecimento de água - algumas quadras de Taguatinga - 21/05/24 (terça-feira), das 10h às 18h

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) comunica que realizará serviços para a melhoria do sistema de abastecimento de água em algumas quadras de Taguatinga, no dia 21/05/2024 (terça-feira), das 10h às 18h.

Para isso, o fornecimento de água será interrompido nas seguintes quadras de Taguatinga:

  • QNA 30 a 56;
  • QND 01 a 60;
  • QNE 01 a 35;
  • QNF 01 a 23;
  • CNF 01 a CNF 03;
  • QNG 01 a QNG 37, todas as áreas especiais da QNG e 17ª DP de Polícia Civil;
  • QI 01 a 09.

A Caesb esclarece que, em algumas regiões, a normalização do fornecimento de água pode ocorrer, de forma gradual, a partir do horário programado para o término da manutenção. A Companhia informa, ainda, que toda unidade usuária deverá contar com reservação de volume mínimo correspondente ao consumo médio diário, de acordo com o artigo 50 da Resolução da Adasa nº 14, de 27 de outubro de 2011, que estabelece as condições da prestação e utilização dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário no Distrito Federal. Com isso, os usuários não deverão ser afetados pela interrupção no fornecimento de água.

Segundo o Parágrafo Único, o usuário é responsável pela limpeza e desinfecção da instalação predial de água e do reservatório predial antes da ligação definitiva de água, e posteriormente pela limpeza e desinfecção semestral do reservatório predial.

15/05/24 - Caesb doa 30 mil copos de água para o Rio Grande do Sul

Companhia também envia 3 mil cobertores para atender vítimas das cheias

As vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul vão receber 30 mil copos com água potável e 3 mil cobertores doados pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). Hoje, a empresa entregou à Força Área Brasileira (FAB) na Base Aérea de Brasília 15 mil copos de água. Amanhã, junto com os cobertores, serão entregues mais 15 mil copos. As duas remessas equivalem a seis mil litros de água potável.

As doações feitas pela Caesb fazem parte da campanha Brasília pelo Sul, realizada pelo Governo do Distrito Federal para ajudar a população atingida pelas cheias. Essa é a segunda vez que a Caesb ajuda o povo gaúcho. No dia 6 de maio, foram entregues 15 mil copos com água envasada pela própria companhia. Agora, com mais essa remessa, já são 9 mil litros de água doados pela Caesb.

Novas remessas de copos com água continuarão a ser feitas pela Caesb, segundo Luís Antônio Reis, presidente da companhia. “Água é um dos produtos que mais a população atingida está precisando e o mais solicitado pelas autoridades do Rio Grande do Sul”, ressaltou Reis. “Então, estamos atendendo essa demanda enviando um produto essencial à vida: água. Água com a mesma qualidade oferecida à população do Distrito Federal”.

Brasília pelo Sul

O Comitê de Emergência Brasília pelo Sul foi instituído pelo governador Ibaneis Rocha no dia 7 de maio de 2024, com o objetivo de arrecadar doações destinadas às vítimas das enchentes que desde abril atingem o Rio Grande do Sul. O comitê é composto por 22 órgãos e diversas entidades da sociedade civil organizada, sendo coordenado pela Chefia-Executiva de Políticas Sociais do Gabinete do Governador.
 
Segundo o comitê, os itens mais necessários no momento são: água potável, alimentos não perecíveis, leite em pó, mamadeiras e bicos, fraldas infantis e geriátricas, absorventes e roupas íntimas, material de higiene pessoal e limpeza, calçados, roupas de cama, toalhas de banho e cobertores, colchões e rações para animais.
 
Confira os endereços dos pontos de coleta:
•        Base Aérea de Brasília
•        Anexo do Palácio do Buriti - Eixo Monumental (Salas 104 e 900)
•        Quartéis do Corpo de Bombeiros Militar do DF
•        Quartéis da Polícia Militar do DF
•        Postos do Samu
•        Viaturas e postos do Detran
•        Todas as Estações do Metrô do DF
•        Jardim Zoológico
•        Administrações Regionais e Novacap

 

  
 
Crédito das fotos: Cristiano Carvalho (Caesb)