15/05/23 - Responsável por abastecer 11% do DF, Barragem de Santa Maria passa por reformas

Obras irão melhorar a segurança operacional do local

A Barragem de Santa Maria, responsável pelo abastecimento de água de 11% do Distrito Federal em 2022, está sendo reformada. As obras, de responsabilidade da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), irão corrigir as degradações causadas ao longo do tempo, melhorando a estabilidade da barragem e a segurança operacional das estruturas, além de aumentar a vida útil do sistema.

O sistema Santa Maria/Torto/Bananal possui as suas captações situadas dentro do Parque Nacional de Brasília e faz parte das bacias do Paraná e Paranaíba. Ele é responsável pelo abastecimento das regiões de Brasília, Cruzeiro, Sudoeste, Octogonal, Noroeste, SIA/SCIA, Guará I e II, Lago Sul, transferência/complemento para Jardim Botânico e São Sebastião.

A captação da Barragem Santa Maria é constituída por um reservatório, uma barragem de terra, uma tomada d’água e um vertedouro com canal de descarga e bacia de dissipação.

Entre os serviços que serão executados, estão a recuperação das estradas de acesso da barragem, com a recomposição asfáltica da pista sobre a crista da barragem, a instalação de grades, válvulas e injeção de poliuretano na galeria do conduto adutor, limpeza, sondagem geofísica e recuperação estrutural do vertedouro, recuperação do enrocamento da bacia de dissipação, recomposição do enrocamento de proteção do talude (terreno inclinado que serve como base de sustentação ao solo), instalação de escadas no talude e replantio de grama no talude.

De acordo com o gerente de Implantação de Obras Centro-Norte, Guilherme Gobbi, "a Caesb está sempre preocupada com a manutenção e conservação de suas unidades. Essa reforma do sistema de captação Santa Maria é muito importante para garantir a segurança da barragem e, consequentemente, da população do DF".

A obra tem um custo de aproximadamente R$8,9 milhões e tem previsão de término no início de 2024.

Crédito da foto: Cristiano Carvalho (Caesb)