Acessibilidade


18/08/23 - Comitê da Bacia do Rio Paranaíba e ABHA visitam unidades da Caesb



Analistas ambientais participaram de treinamento para fiscalização de obras de saneamento 

Representantes do Comitê Nacional da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba) e da ABHA Gestão de Águas visitaram neste mês duas unidades operacionais da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) para participar de um treinamento sobre fiscalização de obras de saneamento, em uma parceria estabelecida entre os dois órgãos. Os analistas ambientais Gustavo Ragassi de Assis Couto, Rebeca Golinelli e Matheus Castro Oliveira estiveram na Estação de Tratamento de Esgoto ETE Melchior e na Travessia do Córrego do Cortado, que hoje passam por obras de melhorias. 

O coordenador da Gerência de Operação do sistema Melchior, Fábio Joan da Silva, apresentou aos técnicos a estrutura da Estação de Tratamento de Esgoto ETE Melchior, que deverá passar por obras de melhorias e ampliação e cujos projetos estão em fase preparatória. “Os investimentos do Comitê de Bacias serão utilizados nas obras do Polimento Final da ETE Melchior, unidade que aumentará a segurança operacional da Estação, contribuindo para a preservação da qualidade da água do rio Melchior”, afirmou Fábio Joan da Silva. A ampliação da ETE Melchior utilizará recursos da cobrança pelo uso dos recursos hídricos nos rios de domínio da União e recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 

No segundo local visitado, a Caesb está remanejando o Interceptor Melchior em Taguatinga, com uma nova travessia sobre o Córrego Cortado, e instalando vias que facilitarão o acesso das equipes técnicas para manutenção e operação da rede coletora. Por ser uma grande obra, ela foi escolhida para demonstração da parte prática do treinamento em fiscalização de obras de saneamento básico, ministrado aos técnicos do Comitê. “Aqui podemos apresentar as boas práticas em fiscalização e gestão de obras públicas praticadas pela Caesb, consideradas uma das melhores do Brasil. Recebemos muitos elogios de várias empresas – que trabalham com outras companhias de saneamento ou órgãos governamentais – sobre o nosso trabalho e a nossa atuação, quando vêm executar algum serviço para a Companhia”, comemorou Elessandro Gonçalves, coordenador de Implantação de Obras Oeste Sul da Caesb. 

Composição do Comitê 

O CBH Paranaíba possui 45 membros titulares e 45 membros suplentes, desses 14 representam o Poder Público, 18 os usuários de recursos hídricos e 13 a sociedade civil. No mandato para o biênio 2022-2024, a Caesb ocupa a Vice-Presidência do Comitê, com a participação do Engenheiro Florestal da superintendência de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Companhia, Fábio Bakker. 

A Associação Multissetorial de Usuários de Recursos Hídricos de Bacias Hidrográficas (ABHA Gestão de Águas), que já exerce a função entidade delegatária do CBH Paranaíba Federal, agora também realiza a função de secretaria executiva do CBH Paranaíba no Distrito Federal. Esse apoio ao comitê local no DF foi originado em chamamento público da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa). Assim que a cobrança pelo uso dos recursos hídricos for instituída também nos rios de domínio distrital, novos recursos serão disponibilizados para gestão das águas no Distrito Federal. 

A visita da ABHA Gestão de Águas às unidades da Caesb foi primordial para os técnicos aprimorarem seus conhecimentos em gestão e fiscalização de contratos. Também foi possível vivenciar os protocolos e procedimentos executados pela Companhia na área de Saneamento Ambiental, principalmente em relação aos sistemas de esgotamento sanitário. Por fim, a visita na ETE Melchior permitiu observar na prática a capacidade e toda a estrutura de operação do tratamento de esgoto realizada atualmente, além de verificar in loco as próximas ações de investimentos provenientes da cobrança do uso dos recursos hídricos do CBH Paranaíba. 

 

Crédito da foto: Cristiano Carvalho (Caesb)