13/09/19 - Semana Lago Limpo: Caesb leva Pequena Vila Cidadã e Laboratório de Microbiologia

A Caesb vai participar do encerramento da Semana Lago Limpo, promovida pela Adasa, sábado (14/09), das 10h às 13h, na Praia do Norte, antigo Piscinão. A Semana Lago Limpo consiste no conjunto de ações de instituições e sociedade civil para garantir a qualidade do Lago Paranoá.

A Companhia vai apresentar no seu espaço uma mostra do Laboratório de Microbiologia, onde serão feitos pequenos experimentos e análises de fitoplancton e zooplancton do Lago Paranoá. A Pequena Vila Cidadã também será montada no local para interação com crianças, que comporta jogo das trilhas e dados, terrários, módulos de assoreamento e eutrofização. O estande da Caesb contará ainda com a apresentação de vídeos e distribuição de material educativo.

Para a hidratação de todos os frequentadores da Prainha Norte, a Caesb vai distribuir 500 litros de água potável durante todo o evento.

Na ocasião, haverá oficinas e brincadeiras para as crianças; orientação de educadores ambientais; exibição de maquetes do ciclo da água; canoa havaiana, aulas de ioga e fit dance. Haverá também a participação de mergulhadores, demonstração de equipamentos da Marinha e travessia eficiente de natação para demonstrar que pessoas com deficiência física também podem fazer uso do lago.

Lago Paranoá

Criado artificialmente em 1959, com objetivos iniciais de paisagismo, recreação e geração de energia, a Caesb inaugurou em outubro de 2018, o Sistema Produtor de Água do Lago Norte, tornando o Lago Paranoá um importante manancial para o DF, com capacidade de produção de até 700 l/s.

Com o objetivo de realizar estudos sistemáticos da qualidade do Lago, a Caesb possui ainda, uma estação flutuante de monitoramento da qualidade da água, instalada próximo à Ermida Dom Bosco. Este equipamento é capaz de registrar parâmetros básicos como densidade de algas, temperatura, pH, condutividade, turbidez e oxigênio em diferentes profundidades, em tempo real. Esse equipamento aumentou substancialmente a eficácia dos sistemas de segurança da qualidade da água da Caesb, permitindo uma redução dos potenciais danos ao meio ambiente e à saúde humana, por meio das informações rápidas e seguras das possíveis alterações na qualidade da água.

Segundo o assessor de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Caesb, Vladimir Puntel, “o Lago Paranoá é o primeiro lago tropical urbano recuperado no mundo. Isso é motivo de orgulho para todos nós, 100% do esgoto coletado no Distrito Federal é tratado. Nosso desafio agora são os anos que virão. Os investimentos não são só da Caesb, são da sociedade como um todo. Manter o Lago limpo não é um desafio só da Companhia. É preciso uma gestão integrada, compartilhada não só com as instituições, mas também com o cidadão”.