Acessibilidade


24/03/20 - Caesb determina regras para registro de ponto e férias durante pandemia da Covid-19



Atividades operacionais estão funcionando regularmente


A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) expediu comunicado, nesta terça-feira (24), com as regras para os empregados registrarem a frequência em teletrabalho, por meio de sistema eletrônico online. Para aqueles que estão em escala de expediente presencial, o registro poderá ser feito por meio de folha de ponto. A medida foi adotada para evitar o risco de transmissão do coronavírus – considerado alto quando o equipamento é utilizado para o registro da frequência por meio da impressão digital de cada pessoa.

Outra medida anunciada pela Empresa foi a remarcação de férias. A Diretoria permitiu aos empregados, com férias agendadas para os meses de maio e junho deste ano, o pedido de cancelamento com um prazo reduzido, menor que o habitual, passando de 50 para 30 dias de antecedência.

Primeira empresa pública a divulgar as regras para este período, a Caesb tomou várias decisões para a garantia da saúde de seus colaboradores. O objetivo da Empresa é manter o abastecimento regular à população neste momento de pandemia. As atividades da Empresa são consideradas essenciais e não podem parar. Os serviços de água e esgoto prestados são indispensáveis pois, se não forem não oferecidos, colocam em perigo a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população.

Para a continuidade dos serviços de saneamento necessários à prevenção ao coronavírus, que se baseia principalmente na higiene das pessoas e na redução do contato pessoal, vários serviços da Caesb estão sendo prestados pelos empregados e colaboradores de forma virtual, presencial com equipes reduzidas ou em escala de plantão.

Atividades operacionais, como tratamento e manutenções emergenciais nas redes de água e esgoto, estão funcionando regularmente.

Os chefes de equipe estabeleceram as rotinas para evitar aglomeração de pessoas no local de trabalho, com o revezamento dos colaboradores. As equipes de manutenção estão à disposição para serviços essenciais. A Caesb também já cobrou das empresas prestadoras de serviço a comunicação de todos os casos suspeitos ou confirmados do coronavírus assim como as medidas adotadas, de forma a resguardar a saúde dos empregados terceirizados.


Atendimento ao cliente

Os escritórios regionais continuam fechados para o atendimento presencial ao público. Para os clientes, os serviços estão sendo prestados de forma ininterrupta pelos meios virtuais, como site, aplicativo e Central de Relacionamento com o Cliente, pelo número 115. Por esses canais, a população pode solicitar revisão ou segunda via de contas, alteração de titularidade e vencimento, consumo de água, consulta de protocolos, parcelamento de débitos, 1ª ligação de água, autoleitura, ressarcimento de danos, alteração do titular ou do vencimento da conta, religação de água, revisão de débitos, manutenção de redes, além de serviços comerciais como análise de contas, atualização de cadastro e religação.


Site oficial (autoatendimento):

https://caesb.df.gov.br/portal-servicos/

Para baixar o aplicativo da Caesb no celular, clique nos links abaixo:

IOS

ANDROID