Reclamação de Conta



Definição do serviço: Consiste no questionamento do cliente em relação às cobranças das tarifas de água e/ou esgoto ou outros serviços descritos na conta. Serviço regulamentado pela Resolução Adasa nº 14/2011.

Como solicitar: pelo site no Autoatendimento, Agência Virtual, Central 115, Escritórios Regionais e Postos do "Na Hora", solicitar a revisão no prazo mínimo de 3 dias úteis após o faturamento da conta e no prazo máximo de 90 dias após o recebimento da conta.

Formas de solicitação: pelos canais de atendimento ao cliente.

Requisitos: não há requisitos prévios para solicitação do serviço.

Documentação: não há necessidade de apresentar documentação para solicitação do serviço.

Observações: A Caesb é responsável pelas instalações até o ponto de entrega, isto é, até o cavalete, incluindo o hidrômetro. Portanto, é de responsabilidade do cliente a identificação de problemas nas instalações hidráulicas internas.

Prazo para atendimento: 30 (trinta) dias úteis.

Dicas de como identificar vazamentos:

Teste nº 01 - Instalações sem caixa d’água: 

  1. Mantenha as instalações normalmente abastecidas;
  2. Não consuma água durante o período do teste;
  3. Veja o hidrômetro. Se o marcador continuar registrando, é porque há vazamento. 

Teste nº 02 - Instalações com caixa d’água (verificar canalização que alimenta a caixa):

  1. Mantenha aberta a alimentação da caixa d’água;
  2. Feche a boia da caixa e todos os pontos de consumo direto da rua;
  3. Veja o hidrômetro. Se o marcador continuar registrando, é porque há vazamento. 

Teste nº 03 - Instalações com caixa d’água, vazamento pelo “ladrão”:

  1. Feche a saída de água da caixa;
  2. Deixe encher a caixa completamente;
  3. Observe se está escoando de água pelo “ladrão”. 

Teste nº 04 - Instalações com caixa d’água, vazamento nas instalações internas:

  1. Mantenha fechada a entrada de água na caixa e não consuma água durante o período de teste;
  2. Marque o nível de água na caixa;
  3. Após uma hora, observe o nível da água. Caso tenha baixado é porque há vazamento.

 

Acesso ao Serviço

Canais de Atendimento

Tabela de Preços