• 1

A Caesb

03/11/17 - Conselho de Consumidores da Caesb visita o recém-inaugurado subsistema do Bananal

Na última sexta-feira (03/11), o Conselho de Consumidores da Caesb pôde conhecer o subsistema de captação de água do Bananal, que permitirá a retirada de água do córrego, próximo ao Parque Nacional de Brasília.

A outorga concedida pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) permite captação de 600 a 750 litros de água por segundo, a depender da disponibilidade hídrica do período. O novo sistema abastecerá Asa Norte, Sudoeste, Cruzeiro e Noroeste, ajudando a desafogar os reservatórios do Descoberto e de Santa Maria, que continuam em estado crítico.

Para o presidente do conselho, Sr. Alexandre Veloso, “é nítida a alta qualidade da água do córrego Bananal, situado dentro do Parque Nacional de Brasília. ”. O conselho está programando agora visitar uma estação de tratamento de água e outra de esgoto, para compreender melhor esse ciclo completo de tratamento de água e esgoto realizado pela empresa Caesb aqui no DF.

Com a visita foi possível, ainda, esclarecer diversos pontos aos Conselheiros sobre a capacidade de produção do subsistema, e sobre o estado crítico de outros reservatórios. Estiveram presentes os conselheiros Osvaldo Veloso e Carina Sales, do segmento rural, Kátia Amorim, do segmento industrial, e Rodolfo Moura, suplente do segmento residencial.


Material Didático


  Material  didático do Curso Caça-Vazamentos, ministrado pela equipe da Coordenadoria de Fiscalização e Orientação Hidrossanitária Centro-Norte - PANPF.


  - Arquivos:

 
- Vídeos: 


  

 

8º Fórum Mundial da Água




O 8º Fórum Mundial da Água quer ouvir você.
No dia 12 de junho começou a segunda rodada de debates da plataforma “Sua Voz”, um espaço online de consulta aberta para que pessoas do mundo todo colaborem e influenciem nas discussões do Fórum. Durante oito semanas, mesmo aqueles que não são especialistas, poderão sugerir temas para serem discutidos no maior encontro sobre água do planeta, além de compartilhar ideias, experiências e soluções para melhorar a gestão da água. 

“Sua Voz”: participe da segunda rodada de debates

 

Publicações: Acompanhe os newsletter do 8º WWF

Facebook:  www.fb.com/WorldWaterForum8 


 

 

13/07/17 - Membros do Conselho de Consumidores da Caesb visitam obras da Companhia

No último dia 19/06, membros do Conselho de Consumidores visitaram as obras do Sistema Corumbá, parceria do Governo do Distrito Federal e Governo do Estado de Goiás que visa ampliar a capacidade de abastecimento da cidade, e obras do Lago Paranoá que apoiará o Sistema Produtor do Descoberto. As visitas tiveram o acompanhamento do gestor Sr. Carlos Dantas e do fiscal responsável, Sr. Mauro Souza, que puderam esclarecer um pouco do que estava sendo executado e da dimensão e importância das obras em questão.

Sr. Rodolfo Rodrigues, membro do Conselho representante da categoria residencial afirmou: “As obras estão seguindo normalmente de acordo com o cronograma e avançadas em algumas etapas. Com relação à parte que compete à Saneago, pude observar que, apesar do atraso sofrido nas obras de infraestrutura devido paralização anterior, a retomada das mesmas com uma boa força tarefa, terá tudo para se igualar ao cronograma oficial”. Essa foi a primeira visita realizada pelos membros do Conselho, que tomaram posse em fevereiro deste ano e deste então estão desenvolvendo o trabalho inicial de ambientação junto aos trabalhos executados pela Caesb de modo a melhor se qualificarem para o desempenho de suas funções no mandato que vai até o ano de 2019. 


Mensageiros da Água

mensageirosdaagua

Decreto 37.976, de 24 de janeiro de 2017 declarou situação de emergência e determinou restrições para o uso da água no Distrito Federal pelo período de 180 dias, tendo em vista a redução do volume de água nos reservatórios utilizados para o abastecimento humano. Isso se deu em razão da estiagem classificada como desastre 1.4.1.1.0, conforme Instrução Normativa nº 2, de 20 de dezembro de 2016, do Ministério da Integração Nacional.

Sendo o espaço educativo formal da escola um ambiente estratégico para a disseminação de informações de relevante importância e interesse público, fez-se necessária e oportuna a articulação do Governo com esses espaços de forma a publicizar informações confiáveis e seguras, de forma ágil, além de promover ações e esforços conjuntos no enfrentamento à Crise Hídrica no Distrito Federal. 

Nesse sentido, o Governo de Brasília, juntamente com instituições parceiras, solicitou indicação e convocou representantes das escolas públicas do Distrito Federal para uma força-tarefa que se denomina “Mensageiros da Água".


Mensageiros da Água contra o Aedes aegypti

 


 

Sub-categorias

caesb social

    Caesb Social    
   
Conheça os Projetos de Responsabilidade Social apoiados pela Caesb. 
 
 
       

caesb cultural

    Caesb Cultural    
   
A Caesb incentiva projetos culturais e possui espaços para estas atividades. 
 
 
       

caesb ambiental

    Caesb Ambiental    
 
Saiba quais são as atividades ambientais desenvolvidas pela Caesb.