• 1

A Caesb

Seca 2016: Tarifa de Contingência

TARIFA DE CONTINGÊNCIA


Alguns questionamentos que podem te ajudar a entender a Tarifa de Contingência


Anúncios sobre a Tarifa de Contingência

Seca 2016: Falta d'Água Emergencial

FALTA D'ÁGUA EMERGENCIAL: LOCALIDADES ATINGIDAS

No momento, nenhuma Região Administrativa do Distrito Federal está com o serviço de abastecimento de água suspenso, emergencialmente, devido à seca.  


Racionamento de Água no Distrito Federal


Observação: 
A Caesb informa que o Plano de Racionamento da Água, cuja autorização foi publicada no DODF, pela Adasa, será amplamente divulgado tão logo a Empresa decida pela sua aplicação. Se o reservatório do Descoberto atingir o nível de 20%, a Caesb estará autorizada a implantar o racionamento, mas ele só será executado quando a Companhia julgar ser o momento mais oportuno. Para isso, levará em consideração três fatores: o ritmo de queda dos reservatórios, as previsões de chuva para o Distrito Federal, e o nível de consumo de água pela população. Ao decidir pelo racionamento, a Caesb irá convocar os meios de comunicação para anunciar, detalhar e divulgar amplamente o plano a ser executado, dando oportunidade para que a população seja devidamente informada.


A Caesb solicita aos moradores que, na medida do possível, façam uso racional da água de forma a ajudar na recuperação plena e equilibrada do sistema.
  

A Companhia ressalta, ainda, ser fundamental que toda unidade usuária tenha reservatório (caixa d’água) de volume mínimo correspondente ao consumo médio diário, de acordo com o artigo 50 da Resolução da Adasa nº 14, de 27 de outubro de 2011, que estabelece as condições da prestação e utilização dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário no Distrito Federal. 

Requisitos e documentos

         

 

Requisitos para registro de demandas

  • Número de inscrição ou endereço completo;
  • Nome completo (exceto em casos de atendimento anônimo);
  • Telefone para contato;
  • CPF (opcional);
  • E-mail e CEP (opcional - quando o cliente deseja a resposta por e-mail ou carta).

Seca 2016: Redução de Pressão na Rede

PROGRAMA DE REDUÇÃO DE PRESSÃO - SISTEMA DESCOBERTO

A primeira etapa do plano de redução de pressão nas cidades seguirá o seguinte cronograma de implantação:

 



  • Início 23/11: Ceilândia
  • Início 28/11: Vicente Pires, Colônia Agrícola Samambaia
  • Início 02/12: Samambaia
  • Início 07/12: Riacho Fundo II, Recanto das Emas, Gama, Santa Maria
  • Início 12/12: Águas Claras, Arniqueiras, Taguatinga, Riacho Fundo I
  • Início 14/12: Park Way, Candangolândia, Núcleo Bandeirante 



Perguntas e Respostas sobre a Redução de Pressão

O que é redução de pressão?

A redução de pressão nas tubulações é uma tecnologia praticada rotineiramente pelas companhias de saneamento para a diminuição de perdas de água. Trata-se de uma medida que já vem sendo utilizada pela Caesb para reduzir os vazamentos na rede de distribuição de água e melhorar as condições de abastecimento. A Companhia irá ampliar a redução de pressão na rede para o período diurno, como estratégia para enfrentar a crise hídrica, induzindo a redução do consumo, preservando a infraestrutura de abastecimento e minimizando o risco de esgotamento dos reservatórios.

Qual o objetivo?

Manter o abastecimento diário regular dos consumidores. Para isso é importante que todos utilizem de suas caixas d’água e reservatórios inferiores dos edifícios. Espera-se captar menos no Descoberto e ajudar na sua recuperação.

Qual a estimativa de economia?

Espera-se uma redução de consumo da ordem de 5 a 10% de acordo com a localidade.

Como essa medida irá funcionar?

Essa medida irá permitir o abastecimento de forma normal durante algumas horas do dia, de modo que todos os consumidores dotados de reservatórios domiciliares possam contar com o volume necessário para seu uso cotidiano. Nesses horários, a pressão será suficiente para abastecer as caixas d’água. Nos demais horários, a pressão será reduzida para valores inferiores a 10 mca e pode não ser suficiente para abastecer o reservatório domiciliar, o que forçará um consumo mais racional de forma a preservar a quantidade de água reservada.

Como é feita a redução de pressão?

A redução de pressão pode ser feita por meio de válvulas, pela operação de bombas e pelo fechamento parcial de registros na rede. Esses equipamentos serão gradualmente configurados para reduzir a pressão em determinados horários e aumentar em outros, permitindo o abastecimento das caixas d’água.

E quem não possui caixa d’água?

Quem não contar com caixas d’água, o que é obrigatório, e edifícios com abastecimento direto no reservatório superior, deverão regularizar essa situação, ou seja, instalar a caixa d’água ou reativar o reservatório inferior e o bombeamento para o reservatório superior.

A Companhia informa que toda unidade usuária deve contar com reservação de volume mínimo correspondente ao consumo médio diário, de acordo com o artigo 50 da Resolução da Adasa nº 14, de 27 de outubro de 2011, que estabelece as condições da prestação e utilização dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário no Distrito Federal.

Legislações sobre obrigatoriedade da reservação de água por imóveis: 

  • Decreto 5555/1980, Artigo 37 (Regulamento para instalações prediais de água fria no Distrito Federal);
  • Lei Distrital 2105/1998, Artigos 78 e 135 (Código de Edificações do Distrito Federal);
  • NBR 5626/1998 ABNT, Item 5.2.5.1 (Instalação predial de água fria);       
  • Resolução nº 14/2011 ADASA (Condições da prestação e utilização dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário do Distrito Federal), Artigos 48, 50 e 51. 

Qual a diferença entre redução de pressão e racionamento?

A redução de pressão não deixa o morador sem água. No racionamento, durante um período previamente estabelecido, o abastecimento de água é interrompido totalmente. Na redução de pressão, há uma preservação maior das estruturas da rede de água. No racionamento, como as redes são esvaziadas, o retorno do abastecimento pode, eventualmente, provocar rompimentos e dificultar ainda mais a normalização do sistema. Importante ressaltar que essa técnica de redução garante uma pressão positiva na rede de distribuição ao longo de todo o dia.

Ainda será necessário fazer o racionamento de água?

O racionamento de água é uma das medidas previstas pela Adasa para enfrentar a crise hídrica que estamos vivendo. Como se trata de um procedimento extremo, a Caesb entende que pode adiar ou até evitar o rodízio se as medidas implantadas (campanhas de incentivo à redução do consumo, tarifa de contingência e redução de pressão) e a frequência de chuvas recuperarem o Descoberto.

Como foi feita a escolha das cidades?

A primeira etapa do plano de redução de pressão diurna, tendo em vista as condições atuais do Sistema do Descoberto, atingirá as localidades abastecidas por esse reservatório.

Até quando as cidades abastecidas pelo Sistema Descoberto ficarão sob o regime de redução de pressão?

A partir das datas definidas, as redes de distribuição dessas localidades irão operar com pressão reduzida até que seja possível voltar às condições anteriores, na medida em que o reservatório do Descoberto se recuperar.

As cidades do Sistema Santa Maria também terão a redução de pressão?

Se o reservatório do Sistema Santa Maria não se recuperar suficientemente será necessário implantar essa medida nas localidades abastecidas por essa captação. A população dessas localidades será informada no momento oportuno.

Qual a pressão atual?

A pressão mínima estabelecida pelas Normas Técnicas da ABNT é de 10 metros. O ajuste de válvulas procura manter pressões acima da mínima para o abastecimento diurno das cidades.

Qual a pressão que teremos?

Como se trata de medida de restrição do consumo, será necessário reduzir a pressão para valores inferiores a 10 metros de coluna d´água.

Qual o horário?

A operação com pressão reduzida irá ocorrer durante o período diurno, das 7h às 19h.

Quanto tempo para normalizar o abastecimento após o aumento da pressão?

Diferentemente do racionamento, onde o retorno do abastecimento pode ser demorado, a regularização da pressão é rápida pois as tubulações continuarão com água.

Como vai ser durante à noite?

Com a redução do consumo que ocorre naturalmente à noite, a pressão se eleva e o abastecimento se normaliza. Ou seja, prevê-se que na madrugada a pressão seja suficiente para abastecer os reservatórios domiciliares.


População estimada das cidades atingidas

Região Administrativa     População Estimada
Águas Claras  167.529
Candangolândia 16.161
Ceilândia 450.693
Gama 139.926
Núcleo Bandeirante 23.976
Park Way 25.749
Recanto das Emas 144.154
Riacho Fundo 46.504
Riacho Fundo II 50.235
Samambaia 230.721
Santa Maria 135.211
Taguatinga 195.401
Vicente Pires 97.951
TOTAL 1.724.211

Sistema de Interferência de Rede

A Interferência de Rede é uma consulta prévia ao cadastro da Caesb e tem por objetivo verificar se o projeto ou a obra feita por empresas ou pessoas físicas interfere em alguma rede de água e/ou esgoto operada e mantida pela Companhia. A carta de interferência, produto deste serviço, é uma das exigências para obtenção do Alvará de Construção emitida pela Regiões Administrativas.

Interferência de Rede  Validação de Certificado de Interferência

Sub-categorias

caesb social

    Caesb Social    
   
Conheça os Projetos de Responsabilidade Social apoiados pela Caesb. 
 
 
       

caesb cultural

    Caesb Cultural    
   
A Caesb incentiva projetos culturais e possui espaços para estas atividades. 
 
 
       

caesb ambiental

    Caesb Ambiental    
 
Saiba quais são as atividades ambientais desenvolvidas pela Caesb.