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29/06/21 - Brasília ocupa o 2º lugar entre as capitais brasileiras no Ranking da Universalização do Saneamento

Brasília é a segunda capital brasileira com o melhor índice no Ranking da Universalização do Saneamento, divulgado neste mês pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). A edição 2021 mostra que os municípios brasileiros estão em estágios diferentes quando o assunto é levar saneamento básico para 100% de seus habitantes.

O ranking da ABES foi dividido em quatro categorias: Rumo à Universalização, Compromisso com a Universalização, Empenho para Universalização e Primeiros Passos para a Universalização. O quadro de desempenho de cada uma das 27 capitais ranqueadas mostra que Brasília, atendida pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), ocupa o primeiro lugar na categoria Compromisso com a Universalização e a segunda posição no ranking entre as capitais brasileiras.

O estudo utilizou indicadores de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e coleta e destinação adequada de resíduos sólidos de 2019, uma vez que há uma diferença de dois anos entre a coleta dos dados e a divulgação pelo Ministério do Desenvolvimento Regional por meio do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

No estudo, os indicadores mostram que a Caesb fornece água para 99% da população do DF, coleta 89,48% do esgoto gerado e trata 100% dele. No entanto, dados de 2021 revelam que a Companhia já atende 90,91% da população com coleta de esgoto e, inclusive, já alcançou a meta estabelecida pela Lei nº 14.026/2020 que determina que, até o fim de 2033, 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90% tenham o esgoto coletado e tratado.

Em 2020, a Caesb investiu R$ 240 milhões em obras de melhorias e modernização dos sistemas de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos, e disponibilidade hídrica. O plano de negócios da Companhia prevê que, até 2025, seja investido R$ 1,8 bilhão em expansão e melhorias dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, em modernização da infraestrutura, em energias renováveis e tecnologia da informação.

A superintendente de Planejamento e Modernização Empresarial da Caesb, Luiza Brasil, esclarece que os trabalhos da Companhia também estão voltados a assegurar aos usuários a continuidade do abastecimento de água, índice que finalizou 2020 em 99,8%, o que representa um abastecimento essencialmente contínuo, sem intermitências, paralisações ou interrupções. “No quesito qualidade da água distribuída, a Companhia alcançou a marca de 98,7% de análises dentro dos padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde e investe constantemente a fim de aumentar sua capacidade de análise laboratorial. Por meio de suas unidades laboratoriais automatizadas, é possível realizar intervenções imediatas nos processos de tratamento da água, de modo a propiciar ao usuário a qualidade de água esperada”, orgulha-se.

Para o presidente da Caesb, Pedro Cardoso de Santana Filho, o ranking mostra o comprometimento da Companhia em proporcionar ao DF acesso aos serviços essenciais de saneamento, determinantes para a promoção de saúde pública da população. Segundo ele, as metas assumidas no Plano Distrital de Saneamento Básico do DF vêm sendo gradativamente cumpridas. “No último ano, a partir dos investimentos realizados, a Caesb ampliou o seu atendimento em 28.465 ligações de água e esgotamento sanitário. Isso representa um atendimento a 1.084.098 de unidades de consumo ativas com água e 979.695 de esgotos. Em 2020, ano marcado pela pandemia, a Companhia avançou significativamente a fim de oferecer aos usuários mais acessibilidade aos serviços, através da modernização dos canais de atendimento, ampliação dos serviços oferecidos e integração das plataformas, no intuito de proporcionar maior comodidade, rapidez e qualidade”, explica Cardoso.

Pedro Cardoso conclui dizendo que, com relação ao esgotamento sanitário, o Distrito Federal se destaca das demais unidades da Federação pois, além do elevado índice de atendimento, a Companhia trata 100% do esgoto coletado, sendo 86% a nível terciário, que considera a utilização de técnicas físico-químicas ou biológicas para a remoção de poluentes específicos. “A Caesb assume ainda um papel preponderante na sustentabilidade ambiental do seu negócio, com projetos de grande representatividade que visam a produção de energia limpa. Com isso, a Companhia espera economizar cerca de R$ 252 milhões em 15 anos e reduzir a emissão de gases de efeito estufa em 18 mil toneladas por ano”, finaliza.

01/07/21 - Posto de atendimento do Na Hora da Rodoviária do Plano Piloto será revitalizado

O posto de atendimento do Na Hora da Rodoviária do Plano Piloto será reformado. Para a execução das obras, será necessário interromper o atendimento dos órgãos no local a partir do dia 5 de julho (segunda-feira), o que inclui a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). A previsão é de que as obras sejam finalizadas em outubro deste ano.

Os clientes da Caesb não precisam sair de casa para ter acesso ou se informar sobre os serviços prestados pela Empresa. A Caesb investe constantemente nos atendimentos digitais para facilitar o acesso dos usuários aos serviços prestados. Os serviços oferecidos pela Companhia podem ser solicitados nos meios virtuais, como site, aplicativo nos sistemas IOS e Android, central telefônica (telefone 115) e por meio da atendente virtual Iara, que está disponível no site da Caesb e auxilia nas demandas dos usuários.

Pelo aplicativo de autoatendimento, disponível para download nos sistemas IOS e Android, os usuários podem informar vazamento na rua, solicitar revisão ou segunda via de contas, alteração de titularidade e vencimento, desobstrução de esgoto, além de informações sobre consumo de água, consulta de protocolos, entre outras opções.

O site oficial da Caesb disponibiliza atendimento para parcelamento de débitos, 1ª ligação de água, autoleitura, religação de água, ressarcimento de danos, interferência de rede e situação de débito, entre outras opções.

A Central de Relacionamento com o Cliente, pelo telefone 115, é outro canal que pode ser utilizado.

O ouvidor da Caesb, Eduardo Soares, reforça que a Central 115 dispõe de uma série de autosserviços em modo digital, facilitando a vida do cliente que optar pelo contato telefônico. “Dentro da Central 115 existe uma ferramenta que facilita o acesso aos serviços, conhecida como URA – Unidade de Resposta Audível. Ao ligar para a Central, o usuário é atendido pelo robô que oferta serviços e informações diversas, como: consulta de débitos pendentes e segunda via de contas; revisão de contas; consulta de falta de água; solicitação de desobstrução de esgoto; solicitação de conserto de vazamento de água (no hidrômetro e na rua); consulta do andamento de protocolos; informações sobre tarifa social, alteração de titularidade e protesto de contas”, destaca Eduardo Soares.

Durante o ano de 2020, a Caesb registrou a mudança no comportamento dos brasilienses. Os atendimentos que eram realizados nos escritórios regionais e pela Central Telefônica migraram para o site e para o aplicativo da Companhia. As solicitações via chat e e-mail também apresentaram índices elevados.

Caso o cliente queira o atendimento presencial, a Caesb possui 13 escritórios e outros 4 postos "Na Hora" para recebê-lo. O atendimento presencial pode ser feito em qualquer posto, independente do endereço do imóvel, exceto para ligação de água e esgoto, parcelamento, alteração de titularidade e desmembramento de ligações, que devem ser solicitados no escritório correspondente à sua localidade. Para conferir qual é o escritório vinculado à sua localidade acesse: https://atlas.caesb.df.gov.br/portal/apps/MapJournal/index.html?appid=39f3636c10664dfabc3b05757e656acc

A Caesb também está presente nas redes sociais. Informações e dicas sobre os serviços da Empresa e temas relacionados ao saneamento são divulgados diariamente no Instagram.

 

Conheça os canais de atendimento:

- Site oficial: https://www.caesb.df.gov.br/portal-servicos/

- Para baixar o aplicativo da Caesb no celular:

- Central de Atendimento ao Cliente: 115

05/07/21 - Caesb conclui revitalização de quatro reservatórios do Distrito Federal

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) concluiu, neste mês, as obras de revitalização dos reservatórios de Santa Maria e Brazlândia. Os reservatórios do Parque da Cidade e do Gama foram entregues em março e maio, respectivamente. Os quatro reservatórios juntos são responsáveis pelo abastecimento de cerca de 350 mil habitantes.

O reservatório de Santa Maria, o mais novo dentre estes, já estava em funcionamento há 25 anos e atende uma população de 110 mil habitantes, das regiões de Santa Maria Norte e Sul, Porto Rico DVO, Novo Gama e Polo JK. Este reservatório é composto por duas câmaras de 7 mil m³, com total de 14 mil m³ de capacidade.

O reservatório de Brazlândia, com 36 anos, possui três câmaras e cada uma delas tem capacidade de armazenamento de mil m³, totalizando 3 mil m³. Ele atende toda a população de Brazlândia, ou seja, 45 mil habitantes.

Para o gerente de Implantação de Obras Centro-Norte, Guilherme Gobbi, a Caesb nestes últimos anos tem buscado atuar na manutenção e na melhoria dos seus ativos existentes. “Estamos revitalizando vários equipamentos fundamentais para o atendimento da população, como reservatórios, estações e redes públicas”, explica.

Com 39 anos, o reservatório do Gama 1 tem capacidade de armazenamento de 10 mil m³, são duas câmaras de 5 mil m³ cada.  Ele atende diretamente 50 mil pessoas de parte da região do Gama (Setor Leste e Indústria) e, indiretamente, parte do restante da cidade, pois abastece reservatório do Gama 2.

O reservatório do Parque da Cidade foi primeiro a ser revitalizado e é, também, o mais antigo, com 61 anos. Ele possui quatro câmaras, cada uma com capacidade de armazenamento de 15 mil m³, um total de 60 mil m³. A água desse reservatório abastece 100 mil pessoas, parte da região central de Brasília (Asa Sul, Asa Norte, Sudoeste, Octogonal, Cruzeiro) e parte do Lago Sul.

Para essas obras foram investidos R$ 16.505.836,37, com recursos do BID. Os quatro reservatórios são do tipo apoiado, com estrutura em concreto armado. As obras de revitalização começaram em março de 2020 e foram concluídas.

Segundo o gerente dos Sistemas Produtores de Água Descoberto e Brazlândia, Wellington Ribeiro de Freitas, esse investimento prolonga a operacionalidade destes equipamentos por mais 30 anos. “Essas revitalizações são importantes para a continuidade do abastecimento das regiões atendidas, para garantir a qualidade da água que a Caesb fornece à população, além de reduzir os custos de limpeza e manutenção”, finaliza.

 

Crédito da foto: Cristiano Carvalho/Caesb

08/07/21 - Caixa Econômica Federal volta a receber pagamentos das faturas da Caesb

A partir de hoje (08/07), a Caixa Econômica Federal receberá novamente os pagamentos das faturas da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). Os clientes poderão pagar suas contas de água e esgoto nas agências lotéricas ou, caso sejam clientes da Caixa, por meio dos guichês da instituição bancária, agendamento por débito automático, internet banking, correspondentes bancários e autoatendimento. 

Para solicitar a segunda via da conta de água e esgoto, o cliente pode utilizar o aplicativo da Companhia disponível nos sistemas IOS e Android ou pelo site no endereço https://www.caesb.df.gov.br/portal-servicos/.

 

- Para baixar o aplicativo da Caesb no celular:

IOS: https://apps.apple.com/br/app/caesb-autoatendimento/id1003831993

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.df.caesb.mobile

09/07/21 - Parceria da Caesb em eventos: semana de 05/07 a 11/07/2021

Mulher no Campo:

Organizado pela Secretaria da Mulher, o evento tem mais uma edição nesta sexta, no Assentamento Chapadinha, no Lago Oeste (em Sobradinho), voltado para a promoção de direitos das mulheres rurais. A Caesb participa com fornecimento de água envasada.

Projeto Área de Segurança Prioritária na Estrutural:

Caesb é parceira desta ação da Secretaria de Segurança do DF, garantindo a hidratação dos moradores da Estrutural que participarão do evento, no sábado (10/7), no Centro de Juventude, ao lado da Administração Regional.

Formatura no Colégio Militar Tiradentes:

Nos dias 8 e 9 de julho, em apoio à Formatura de Entrega da Boina aos alunos do Colégio Militar Tiradentes, a Caesb forneceu copinhos de água envasada para o evento.

Assinatura do Decreto de Regulamentação da Lei Complementar 986/2021 - Lei da Reurb:

Nossa unidade móvel garantiu o fornecimento de água na Solenidade de Assinatura do Decreto de Regulamentação da Lei Complementar nº 986/2021 - Lei da Reurb, dia 06 de julho, no Palácio do Buriti.

 

Na Campanha de Vacinação contra Covid-19:

A Caesb presta atendimento em 16 pontos de vacinação com unidades fixas (caixas d’água com torneiras) em parceria com a Secretaria de Saúde do DF, para um público estimado de 5 mil e 600 pessoas, nas cidades de Planaltina, Sobradinho I, Lago Norte, Asa Norte, Taguatinga, Brazlândia, Cruzeiro, Asa Sul, Guará, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo II, Riacho Fundo I, Estrutural, Paranoá e Itapõa.

Estamos juntos com a Secretaria de Justiça e Cidadania do DF nos pontos de vacinação das cidades de Ceilândia, Recanto das Emas e Itapoã, fornecendo água envasada. Cerca de 900 pessoas se beneficiam desta parceria.

Na Praça dos Cristais, a Caesb fornece água envasada para apoiar a vacinação noturna do posto de vacinação das Forças Armadas. Cerca de 500 pessoas atendidas.

Gerência de Mobilização e Eventos – PRCE

Assessoria de Comunicação – PRC

 

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