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23/08/21 - Caesb realiza o desassoreamento do canal de aproximação da Barragem do Torto

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) realizou o desassoreamento do canal de aproximação do vertedouro da Barragem do Torto. A ação melhorou a capacidade de vazão do sistema extravasor de cheias, ampliando a segurança operacional da barragem.

Foram retirados aproximadamente 2.606m3 de sedimentos e de vegetação sobre o espelho d’água, no canal de aproximação do vertedouro. Esses sedimentos estavam dificultando o escoamento da água prevista para passar pelo vertedouro, aumentando o nível de água no reservatório, o que poderia afetar a segurança da estrutura da barragem.

Desde a identificação do problema, a Caesb buscou soluções para a retirada da vegetação e o desassoreamento do canal de aproximação do vertedouro. Diferentes áreas da Companhia, como a de meio ambiente e recursos hídricos, de produção de água, de segurança de barragens, de manutenção industrial e de logística foram mobilizadas e delinearam estratégias para desassorear o canal de aproximação do vertedouro. Externamente, a Empresa manteve contato com o Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade (ICMBio), gestor do Parque Nacional de Brasília (PNB), o que culminou com a obtenção de Autorização para a realização dos serviços de desassoreamento.

Foram definidos, também, o local para a disposição do material retirado do reservatório, a realização dos serviços no período de estiagem e a adoção de medidas de controle para a mitigação dos impactos ambientais.  O material retirado foi caracterizado como uma mistura de solo e vegetação, que foi depositado em uma área degradada por processo de exploração de cascalho localizada nas proximidades da Estação Elevatória de Água do Torto.

Os serviços foram executados pela Gerência de Manutenção Civil – PMIC e tiveram duração de seis semanas.

Para o gerente de Gestão Ambiental Corporativa da Caesb, Flávio Santos Gonçalves, a interação entre as diferentes áreas da Companhia foi essencial para o sucesso do serviço. “Optou-se pela execução do desassoreamento por etapas, de forma a manter o abastecimento de água da população e minimizar gradativamente os riscos à estrutura e ambientais”, explica. Flávio Santos também enfatiza que a segurança das barragens operadas pela Caesb é continuamente monitorada por meio de inspeções periódicas nestas estruturas. “Ações são realizadas para o atendimento da legislação referente ao tema, como a Lei nº12.334/2010, que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens”, conclui o gerente.

BARRAGEM DO TORTO

A Captação do Torto foi construída em 1959, durante a construção de Brasília. Ela é integrante dos três mananciais que possuem água tratada na Estação de Tratamento de Água (ETA) Brasília: Torto, Santa Maria e Bananal. A ETA Brasília é responsável pela produção de aproximadamente 25% da água tratada no DF.

Do volume tratado pela ETA Brasília em 2020, a participação da captação do Torto foi de 50%. A vazão média captada no local, em 2020, foi de 1.100 L/s.  Com uma área aproximada de 18,3 hectares, é composta por uma barragem de terra, um sistema de extravasor de cheias (vertedouro), um descarregador de fundo e uma tomada d’água, de captação de água bruta. Localiza-se no interior do PNB.

Crédito da Foto: Fábio Albernaz/Caesb

27/08/21 - Parceria da Caesb em eventos na semana de 23/08 a 29/08/21

Missa Campal e Procissão Náutica

No Domingo, uma unidade móvel da Caesb garante a hidratação e ameniza o calor do público na Missa Campal e na Procissão Náutica, na Ermida Dom Bosco.

Wi-Fi Social

A Companhia também participa da inauguração do projeto Wi-Fi Social DF, em Planaltina, que visa oferecer à sociedade conexão gratuita à internet banda larga.

Prestação de serviços

O evento Shekinah em Ação que ocorre no domingo, na Praça da Bíblia, em São Sebastião, leva lazer e prestação de serviços à população, que conta ainda com uma unidade móvel da Caesb.

Agosto Lilás

Evento no Riacho Fundo II, no sábado, visa arrecadar alimentos para doação a famílias carentes da região.

Projeto Ação Mulher no Campo

Mulheres da comunidade da Ponte Alta, no Gama, foram atendidas com a distribuição de água da Caesb, em 27/8, durante atividades que abordaram temas como a prevenção da violência contra a mulher e oferta de serviços.  

Ação Social Renascer com Saúde

Uma unidade móvel da Caesb disponibilizou água para o público da ação do Instituto Renascer, que ofertou consultas nas áreas de pediatria, odontologia e oftalmologia a crianças da Estrutural, em 27/8.

XII Fórum da Mulher Contabilista do DF

Parceria da Caesb também no Fórum promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade com o tema “Mulher, Relacionamentos Interpessoais e Finanças”, em 25/8.

Campanha 100 Million Meals

A Caesb ofertou água para consumo de cerca de 1.300 famílias de trabalhadores de materiais recicláveis durante a distribuição de cestas básicas, no Parque Nacional de Brasília e em Ceilândia, em 23 e 24/8.

Entrega de kits e certificados

Caesb foi parceira na iniciativa da Secretaria de Trabalho do DF que entregou certificados e kits para guardadores e lavadores de carro capacitados pelo GDF, no Setor Comercial Sul.

Gerência de Mobilização e Eventos – PRCE

Assessoria de Comunicação – PRC

 

30/08/21 - Região norte do Distrito Federal será beneficiada com obras de fornecimento de água

Investimentos da Caesb trarão maior segurança na operação do sistema

 

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) entrega neste mês de agosto as obras de ampliação do fornecimento de água para a região norte do Distrito Federal, com destaque para as cidades de Sobradinho e Planaltina. Foram investidos R$ 4.987.008,80 (sendo R$ 3.666.117,68 na execução das obras e R$ 1.320.891,12 na aquisição da tubulação), utilizando recursos próprios da Caesb e recursos da Tarifa de Contingência.

Serão beneficiados os moradores de Planaltina, Sobradinho, Setor Habitacional Taquari e Lago Norte. As obras tiveram início em junho de 2020. Foram feitas melhorias nas tubulações existentes, como a instalação de ventosas, construção e reforço de blocos de ancoragem das tubulações. A obra incluiu ainda a ampliação da estação elevatória de água tratada do Lago Norte, possibilitando o aumento da capacidade de bombeamento de água dessa estação em cerca de 30%.

Também foi instalado um novo trecho da adutora [tubulação] de água tratada, em polietileno (PEAD), o que permitirá trazer água proveniente do Lago Norte para o abastecimento da cidade de Sobradinho, reduzindo perdas e melhorando a qualidade e quantidade da água distribuída à população.

O gerente de Implantação de Obras Centro-Norte da Caesb, Guilherme Gobbi, acredita que “as obras foram importantes para melhorar a disponibilidade hídrica na região norte do Distrito Federal, além de proporcionar à área operacional da Companhia um maior controle do sistema de abastecimento de água da região”.

Histórico

Em 2020, a Caesb investiu R$ 240 milhões em obras de melhorias e modernização dos sistemas de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos, e disponibilidade hídrica. O plano de negócios da Companhia prevê que, até 2025, seja investido R$ 1,8 bilhão em expansão e melhorias dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, em modernização da infraestrutura, em energias renováveis e tecnologia da informação.

Sobre a Caesb

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) é uma sociedade de economia mista de capital fechado, controlada pelo Governo do Distrito Federal, responsável pelo abastecimento de água e saneamento no DF, em uma área de 5.802 km2 e 3.094.521 habitantes, sendo 99% da população atendida com água e 90,9% com esgoto tratado. O DF se destaca no país, pois 100% do esgoto coletado é tratado, sendo 86% a nível terciário e 14% secundário.

Fotos: Cristiano Carvalho (Caesb)


 

 

03/09/21 - Parceria da Caesb em eventos na semana de 30/08 a 05/09/21

Casamento Comunitário

Um total de 40 casais participam na tarde de domingo (5/9) da cerimônia do Casamento Comunitário, no Museu Nacional da República. A Caesb é parceira dessa ação e contribui com o fornecimento de água durante o evento.

Festival DF Musical

No sábado (4/9), a Caesb apoia a realização do Festival DF Musical, intitulado “Bem-estar do Servidor”, no Taguaparque.

Aniversário Vila Telebrasília

Associação de moradores realiza neste sábado atividades recreativas, na Praça da Resistência, em comemoração aos 65 anos da Vila Telebrasília.

Corrida do fogo simbólico da pátria

Ainda no sábado acontece a "84ª Corrida do fogo simbólico da pátria pelas avenidas do Gama. Uma iniciativa da Administração Regional em comemoração à semana da pátria.

Espaço infantil

O Centro de Referência de Assistência Social do Gama inaugurou, em 2/9, o Espaço Criança Feliz. Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social do DF.

Inauguração da UBS Nº 5

Uma unidade móvel da Caesb disponibilizou água para o público presente à inauguração da Unidade Básica Nº 5 do Riacho Fundo II, em 1/9.

Projeto Prevenindo com Arte

Projeto da PMDF proporcionou visitação de grupo da terceira idade ao Parque Nacional de Brasília, em 1/9. Hidratação dos idosos ficou a cargo da Caesb.

37ª edição do Programa "Sua Vida Vale Muito Itinerante"

A Caesb é parceira nesta iniciativa da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do DF, que levou serviços públicos itinerantes à população mais vulnerável de Ceilândia, Recanto das Emas e Itapoã, nos dias 30 e 31/8.

Centros Olímpicos e Paralímpicos

GDF marcou a retomada das aulas nos Centros Olímpicos e Paralímpicos com uma cerimônia na unidade de Brazlândia, em 29/8. A Caesb auxiliou com o fornecimento de água para o público presente.  

Gerência de Mobilização e Eventos – PRCE

Assessoria de Comunicação – PRC

08/09/21 - Caesb investe na melhoria da comunicação com o cliente utilizando SMS

O envio de mensagens por celular, via SMS, já é uma realidade na Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). A Empresa vem utilizando a ferramenta para melhorar a comunicação com seus clientes.

A solução desenvolvida utiliza inteligência espacial para identificar especificamente os clientes impactados por eventual manobra ou manutenção na rede que causem falta d’água. A Caesb pode, também, utilizar a ferramenta para enviar informações relevantes sobre campanhas que esteja realizando para os clientes. Para que o usuário receba mensagens da Companhia, ele precisa estar com o seu cadastro atualizado. Se não estiver, pode fazer a atualização por meio do Autoatendimento, no site da Caesb, onde há a opção "Atualizar Dados Cadastrais". É necessário cadastrar um número de celular. Atendendo a esse requisito, se a Caesb realizar algum tipo de comunicação dentro da região onde o usuário estiver cadastrado, ele passará a receber os SMSs enviados pela Companhia.

O gerente de Geoprocessamento da Caesb, Carlos Eduardo Machado Pires, defende que o envio de mensagens SMS é uma abordagem de baixo custo e alta eficiência, pois atinge 100% dos celulares, independente do usuário ter alguma aplicação específica ou acesso à internet. "A integração do GIS com a Central de Atendimento (IGCA) proporcionou a transformação digital na comunicação direta com os clientes da Caesb. Agora é possível enviar informações relevantes apenas para os usuários que realmente precisam ter conhecimento, não sendo necessário veicular em grandes mídias ou jornais, onde muitas vezes os principais interessados não são atingidos”, comemora Carlos Eduardo.

O agente de Suporte ao Negócio da Caesb, Alexandre Siqueira Lacerda, que trabalha na Gerência de Atendimento ao Cliente (PROC), explica que Integração do GIS com a Central de Atendimento, por meio do georreferenciamento, tornou possível enviar campanhas comerciais, de obras, manutenção e operação para clientes cujas inscrições estejam contidas dentro de uma determinada área geográfica. “A parceria tornou possível uma mudança de paradigma para a Companhia no relacionamento com os seus clientes, uma vez que a partir de agora a Caesb poderá tomar a iniciativa na comunicação e se antecipar ao contato do usuário numa ocorrência de falta de água, por exemplo”, exalta.

O trabalho em equipe entre diferentes áreas da Caesb foi essencial para o funcionamento da nova ferramenta. Para a divulgação de falta d’água, por exemplo, há um fluxo que começa na área de georreferenciamento (ESEG), responsável por criar a poligonal afetada pela falta d´água. A lista das inscrições afetadas é passada para a Ouvidoria (PRO) via webservice. O GCOM, então, preenche os dados de contato e une com a mensagem predefinida a ser enviada e manda para o disparador da compuvox, que envia o SMS para os contatos vinculados às inscrições.

Essa integração entre os dois sistemas, Compuvox e o IGCA, foi feito pela Assessoria de Tecnologia da Informação (PRT). O gerente de Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas, César Augusto da Fonseca, explica que foi criado um serviço online (webservices) que une os dados de contatos de cada uma das inscrições mapeadas na poligonal afetada pela falta d´água, por exemplo, e envia essas informações para o disparador de SMS da compuvox.

Foto: Cristiano Carvalho (Caesb)

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