Acessibilidade


12/06/23 - Escritório de atendimento de Taguatinga ganha novo endereço

 Agendamento para serviços pode ser feito pelo Portal de Serviços, Central 115 e Postos Na Hora 

Moradores de Taguatinga e cidades próximas terão um novo escritório de atendimento da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) a partir deste mês de junho. O ponto de atendimento à população está instalado na QI 03 Lotes 01 e 02, no segundo andar, Taguatinga, e funciona das 11 h às 17 h, de segunda a sexta-feira. 

Este novo escritório está localizado próximo ao Taguacenter, em um prédio comercial recém-construído que conta com vigilância 24h e estacionamento amplo e de fácil acesso aos usuários da região norte de Taguatinga, Vicente Pires, M Norte e Brazlândia. 

Os usuários podem solicitar o agendamento para qualquer escritório de sua conveniência. No Escritório de Atendimento, os usuários podem solicitar serviços como 2ª via de contas em aberto, declaração de contas pagas, revisão de contas, alteração de titularidade, corte a pedido, parcelamento de débitos, 1ª ligação e religação de água, informe de falta d´água ou de vazamento na rua, informe de vazamento no cavalete ou no hidrômetro desobstrução de esgoto e acompanhamento de solicitação. 

O Diretor Financeiro e Comercial da Caesb, Sérgio Antunes Lemos, explica a necessidade do agendamento prévio: “Essa foi uma metodologia que surgiu no decorrer da pandemia e reduziu o tempo de espera do usuário, melhorou os processos, diminuiu o tempo de atendimento, entre diversos outros benefícios. Portanto, foi uma experiência positiva para toda a população, considerando que aqueles que precisam de atendimento presencial podem se programar em relação ao horário e ao tempo de atendimento na unidade”, afirmou. 

O agendamento está disponível no endereço: https://www.caesb.df.gov.br/portal-servicos/app/login?execution=e1s1. Com o avanço da utilização dos meios digitais, como aplicativo, site (www.caesb.df.gov.br) e agência virtual (https://www.caesb.df.gov.br/escritorioonline/client.php?locale=pt-br&url=https%3A//www.caesb.df.gov.br/&referrer=), que disponibilizam aos usuários todos os serviços previstos nos escritórios, foi instituído o agendamento para os escritórios comerciais. 

Para o atendimento, o usuário deve portar documentos pessoais e de propriedade ou posse do imóvel. É preciso lembrar que os escritórios não recebem o pagamento de contas. 

Confira os endereços de todos os escritórios de atendimento da Caesb: https://atlas.caesb.df.gov.br/portal/apps/MapJournal/index.html?appid=39f3636c10664dfabc3b05757e656acc

Crédito da foto: Cristiano Carvalho (Caesb) 

 

16/06/23 - DF ocupa posição de destaque em pesquisa do IBGE sobre saneamento e água

Caesb é responsável pelos serviços da capital federal  

Pesquisa divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que o Distrito Federal está entre as unidades da federação com melhor índice de domicílios urbanos ligados à rede de esgoto e com rede geral de água como principal forma de abastecimento, e com disponibilidade diária de água em 2022. As melhores performances no quesito esgoto são de São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais e Rio de Janeiro. No tópico água, os estados em destaque são Distrito Federal, Santa Catarina e Roraima.  

Os dados da divisão de Características Gerais dos Domicílios e dos Moradores 2022 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua mostram que 94,1% das residências urbanas do DF possuem ligação na rede de esgoto. A pesquisa aponta que 97,7% dos domicílios urbanos da capital do país têm a rede geral como principal forma de abastecimento de água. Os índices são muito maiores do que o percentual médio brasileiro de domicílios urbanos ligados à rede geral coletora de esgoto em 2022, que foi de 78%.  

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) é responsável pela coleta e tratamento de esgoto, e pela distribuição de água no DF. Para a continuidade da excelência dos serviços prestados pela Empresa, os investimentos para os próximos anos estão alinhados ao Plano Distrital de Saneamento Básico, relacionados à expansão e melhoria dos sistemas e ao controle e redução das perdas de água na distribuição. Estão previstos ao todo R$ 2,8 bilhões em investimentos para a Estratégia de Longo Prazo 2023-2027. 

Para o presidente da Caesb, Pedro Cardoso, a pesquisa retrata a realidade dos serviços prestados pela Companhia à população. “O corpo técnico da Caesb trabalha continuamente para entregar o melhor serviço de saneamento e água com a melhor qualidade e continuidade. Prova disso é que a Empresa alcançou os níveis de universalização previstos no Novo Marco Legal do Saneamento Básico com 13 anos de antecedência”, relata o presidente.  

A Caesb atende mais de 3 milhões de habitantes, captando água de cinco subsistemas produtores, constituídos por captações superficiais e subterrâneas, abastecendo 99% da população. Em 2022, a Companhia produziu 258.310,66 milhões de metros cúbicos de água. 

Atualmente, a Empresa conta com 13 Estações de Tratamento de Água (ETAs), incluindo a ETA Corumbá, e 15 Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs), 102 Estações Elevatórias de Esgoto Bruto e 1 Estação Elevatória de Esgoto Tratado. A rede de água soma 9.681,5 km de tubulações espalhadas por todo o Distrito Federal e 7.618,5 km de redes coletoras de esgoto. 

Crédito da foto: Marco Peixoto (Caesb) 

19/06/23 - Barragem do Descoberto passa por reformas que irão garantir a segurança da estrutura

Melhorias irão garantir a segurança da operação da estrutura

Com capacidade para armazenar cerca de 86 milhões de m³ de água, a barragem do reservatório responsável por abastecer 60% da população do Distrito Federal está passando por melhorias para garantir a segurança de sua infraestrutura e operação. A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) iniciou em março a instalação de uma cortina de drenos e a aplicação de resina sintética na estrutura física da Barragem do Descoberto. 

A um investimento de R$ 8 milhões, as obras iniciaram em março e devem ser concluídas em outubro (durante o período de estiagem no Distrito Federal). Tais melhorias fazem parte das ações para atender a requisitos de operação segura da barragem e de ampliação da durabilidade da estrutura, conforme definidos na Política Nacional de Segurança de Barragens. 

Construída entre os anos de 1971 e 1973, a Barragem do Descoberto foi inaugurada em 1974 e tem passado por serviços de manutenção regulares de maneira a garantir sua operação adequada e a segurança da população instalada próximo à estrutura. 

O gerente de Implantação de Obras Centro-Norte da Caesb, Guilherme Gobbi, explica como será esta nova etapa de melhorias: “será instalada uma cortina para drenagem na parte interna do paredão. Também serão realizadas intervenções para a injeção de resina sintética de poliuretano, um material selante, que irá melhorar a estanqueidade da estrutura de concreto e, por consequência, garantir uma maior vida útil à estrutura”, afirmou.  

A estrutura da Barragem é formada por um conjunto de 18 blocos construídos em concreto, que somados chegam a 265 metros de crista. O vertedouro, por onde a água desce quando o reservatório atinge 100% de sua capacidade (1.030 metros), tem 55 metros de comprimento. 

Histórico 

A Barragem do Rio Descoberto fica às margens da BR-070 e foi inaugurada em 1974, dando origem a um lago de 12,5 km² de área de espelho d’água e capacidade de armazenar cerca de 86 milhões de m³. O Lago Descoberto faz parte do sistema integrado de abastecimento, operado pela Caesb, e abastece as cidades de Ceilândia, Taguatinga, Samambaia, Riacho Fundo I e II, Recanto das Emas, Gama, Santa Maria, Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Park Way, Águas Claras, Vicente Pires, Pôr do Sol e Sol Nascente. 

 

Crédito da foto: Cristiano Carvalho (Caesb) 

 

26/06/23 - Caesb utiliza tecnologia para evitar rompimentos de rede

Uso de controladores Day Night reduz perdas de água

Cuidar da água é um dever de todos e a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) está continuamente empenhada em garantir para a população do DF a distribuição desse recurso finito, imprescindível para a vida. 

Uma das ações realizadas pela Caesb para evitar vazamentos e a consequente perda dessa água é a adequação da pressão empregada na rede, de acordo com o consumo. A Companhia utiliza Válvulas Redutoras de Pressão (VRPs) ao longo das suas redes.  Essa prática é necessária para garantir que em locais mais baixos, onde a pressão da água é muito forte, não haja rompimento das instalações das residências. E para melhorar ainda mais esse controle, a Caesb está intensificando a instalação de aparelhos controladores noturnos de pressão, chamados Day Night.  

Os equipamentos Day Night funcionam 24 horas e são instalados nas VRPs. Funcionando automaticamente, de forma inteligente, eles permitem a operação programada em horários distintos e reduzem de forma gradual as pressões durante a madrugada, quando o consumo é menor. À medida que o consumo começa a aumentar, há uma elevação das pressões de abastecimento de maneira gradativa durante o dia. O mecanismo é importante para garantir que o aumento da pressão durante a noite, devido a redução do consumo, não prejudique a tubulação das residências. 

O gerente de Manutenção de Redes Norte da Caesb, Diogo Rodrigues Soares, explica que a redução da pressão não diminui a disponibilidade de água para os clientes. “A Caesb segue a determinação da legislação, que estabelece uma pressão mínima de 10 mca na distribuição da água. A redução da pressão utilizando o Day Night garante que a pressão mínima seja mantida”, esclarece o gerente. Diogo relata que após a instalação dos controladores Day Night em uma pequena região de Sobradinho I, em um único dia, houve uma economia de cerca de 120m³ de água, que seriam desperdiçados sem a adoção da tecnologia.  

Posteriormente a instalação dos equipamentos Day Night é realizado o acompanhamento das vazões das redes de distribuição, por meio de sistema informatizado de Painéis Power Bi.  

Crédito da foto: Cristino Carvalho (Caesb) 

 

03/07/23 - Caesb recebe técnicos da Venezuela em visita de cooperação

Companhia possui um histórico bem-sucedido neste tipo de Parceria 

 A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) recebeu entre os dias 5 e 30 de junho a visita de quatro técnicos venezuelanos responsáveis pela reestruturação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na Venezuela. A iniciativa faz parte de um acordo estabelecido entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Instituto de Estudios Superiores de Administración (IESA) e a Caesb, visando contribuir para a capacitação da delegação venezuelana. A Companhia foi selecionada para participar desse programa devido aos seus elevados índices de atendimento, infraestrutura diversificada em tecnologias de operação e manutenção de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, além de sua vasta experiência em cooperações desse tipo, tanto em âmbito nacional quanto internacional. 

Durante a primeira semana, entre os dias 5 e 9 de junho, os técnicos tiveram a oportunidade de discutir questões relacionadas ao Planejamento, Regulação, Meio Ambiente, Práticas Comerciais, Esgotamento Condominial e Comunicação na sede da Caesb. Para o engenheiro industrial, Ysaac Pérez, um dos integrantes da missão, sem dúvida o elemento mais importante da visita foi o capital humano encontrado. “A Caesb é uma grande família formada por homens e mulheres que sentem paixão pelo que fazem e que sem dúvida agregam valor a cada um dos processos. Uma das experiências da Caesb que posso levar para a Venezuela é com o sistema comercial, toda estrutura automatizada, big data e inteligência artificial usada numa empresa pública, mas com visão empresarial”, relata. 

“Chamou a minha atenção a importância dada pela Caesb na formação do seu capital humano. Há uma preocupação em formar os profissionais, dar uma educação que alcance um nível alto. Além disso, se permite que cada área inove, não se coíbe os trabalhadores a pensar, criar, inovar individualmente. Os talentos são apoiados dentro da Empresa”, relata a engenheira geóloga com especialização em águas subterrâneas, Laura Torres, que também participou da visita.  

Após 9 de junho, os técnicos seguiram uma rotina focada no acompanhamento de atividades de campo e visitas técnicas relacionadas à operação e manutenção da infraestrutura dos Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, com especial atenção para redes, adutoras, interceptores, elevatórias e estações de tratamento de água e esgoto. O engenheiro mecânico, John Naizir, diz que há muitas coisas surpreendentes na Caesb e cita o profissionalismo de seus empregados e a capacidade que a Companhia teve de superar a crise hídrica de 2017. “A despoluição do Lago Paranoá e o cenário de reuso indireto é um estudo de caso surpreendente que vamos levar para a Venezuela. Há um equilíbrio ambiental, social e econômico que traz um futuro bastante sustentável para a Companhia”, opina.    

A venezuelana Carla Valera, engenheira química especializada em tratamento de água, diz que sem dúvida a Caesb é uma grande escola pois ensinou que é possível fazer muito com os recursos que se tem. “A Caesb não se acomoda, esperando um cenário ideal para praticar suas intervenções, e isso levarei para a Venezuela como grande aprendizado, uma vez que nosso país atualmente não conta com todos os recursos. Mas vimos que isso não é limitante. A Companhia está em constante melhora, prevendo, inclusive, qualquer crescimento populacional. Qualquer limitação que possa surgir está um passo à frente”, elogia.  

 

HISTÓRICO DE ACORDOS E COOPERAÇÕES 

Diante de sua missão de desenvolver e implementar soluções e gestão em saneamento ambiental, contribuindo para a saúde pública, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento socioeconômico, a Caesb possui um histórico bem-sucedido de convênios, acordos, cooperações técnicas e consultorias no Brasil e no exterior. “Essas ações trazem uma série de benefícios para a Companhia e seus parceiros, incluindo compartilhamento de conhecimento e recursos financeiros, com foco na melhoria de processos, da capacidade técnica e da qualidade dos serviços, gerando benefícios sociais, econômicos e tecnológicos”, defende o assessor de Projetos Especiais e Novos Negócios da Caesb, Fuad Moura Guimarães Braga. Ele explica que essas ações também contribuem para que a Caesb se consolide como uma empresa de referência no setor de saneamento, fortalecendo sua imagem e posição no mercado. 

Ao longo dos anos, a Caesb já firmou cooperações técnicas e acordos, convênios e consultorias com a Nicarágua, Uruguai, Sudão, Amapá, Pernambuco, Haiti, Amazonas. Na cooperação feita com o Uruguai, por exemplo, a Caesb foi convidada pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores a participar com a transferência da tecnologia condominial de esgotamento sanitário. O modelo condominial de esgotos é mais barato que o tradicional e apresenta uma solução de curto prazo na universalização dos serviços. Nicarágua e Bolívia são outros exemplos de países que realizaram acordos com a Caesb para a transferência do modelo de esgoto condominial.  

Crédito da foto: Caesb 

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