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08/05/20 - DF vai ganhar novo reservatório de água na região central de Brasília

Tanque terá capacidade de 30 mil m³ na Estação de Tratamento de Água (ETA) Brasília

Gizella Rodrigues, da Agência Brasília
 

A Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) quer garantir o abastecimento do Distrito Federal pelos próximos 50 anos pelo menos, mesmo com o surgimento de novos empreendimentos e crescimento da população.

Para isso, está construindo um novo reservatório com capacidade de 30 mil m³ na Estação de Tratamento de Água (ETA) Brasília, responsável pelo fornecimento de água para quase 30% da população do DF.

O novo reservatório, que é dividido em duas partes, vai substituir um dos três tanques da estação, o R1, em funcionamento desde 1960 e que chegou ao final de sua vida útil. O desgaste de mais de meio século de uso comprometeu sua capacidade. Já não é mais possível usar a altura máxima e o reservatório, que também armazenava 30 mil m³, opera com 70% de sua capacidade e guarda apenas 21 mil m³ de água.

“É uma questão de segurança, ele até poderia operar com mais água, mas pela sua idade existe um risco de colapso da estrutura”, afirma Rodrigo Paiva Oliveira Depri, gerente da Caesb e gestor do contrato de execução do reservatório.

O novo reservatório também vai permitir a diminuição do risco de falta d’água, devido ao aumento da capacidade de reservação. A Caesb também identificou vazamentos na estrutura feita de concreto armado na década de 60, o que causava perdas para a companhia e desperdício de água. Ações preventivas e corretivas chegaram a ser feitas, mas elas não conseguiram prolongar a eficiência do reservatório.

A preocupação é que os vazamentos causem a corrosão da estrutura. O novo tanque é totalmente metálico, o que permite mais rapidez na execução da obra e exige menos manutenção. “E quando é preciso fazer uma intervenção ela é muito mais simples”, ressalta Depri.

O presidente da Caesb, Daniel Rossiter, ressalta que a construção do novo reservatório na ETA Brasília é um presente do GDF para os 60 anos de Brasília. “O R1, chamado assim por ter sido o primeiro de Brasília, leva água para mais de 20 regiões e é de extrema importância para toda a população. Estamos modernizando o sistema e aperfeiçoando as obras para garantir segurança hídrica aos brasilienses”, afirma.

Com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a obra conta com investimento de R$ 35 milhões e teve início em fevereiro do ano passado. O consórcio contratado foi o Elevação SM7, formado pelas empresas Construtora Elevação Ltda e SM7 Engenharia, Tecnologia e Importação Ltda.

O gerente da Caesb garante que a idade do reservatório, que guarda as águas captadas dos mananciais Santa Maria e Torto e do Ribeirão Bananal, não compromete o abastecimento da população. “Estamos revitalizando nossas instalações, garantindo a disponibilidade atual de água com maior qualidade, inclusive com possibilidade de aumento do atendimento de novas localidades, visto que serão acrescidos 9 mil m³ na capacidade de reservação”, explica.

A ETA Brasília é a responsável direto pela regularização da produção de água para a Asa Norte e fornece água para o abastecimento de Brasília (Plano Piloto), Noroeste, Sudoeste, Octogonal, Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA), Cidade Estrutural, Cidade do Automóvel, Lago Sul, Jardim Botânico, Jardins Mangueiral, Taquari, Lago Norte, Varjão, Granja do Torto, Sobradinho II (Condomínios RK e Grande Colorado), Paranoá e Itapoã. Desde a crise hídrica leva água também para o Guará, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, SMPW 01 a 05 e parte de Águas Claras.


 

Crédito: Joel Rodrigues - Agência Brasília
Crédito: Joel Rodrigues - Agência Brasília
Crédito: Joel Rodrigues - Agência Brasília
 
Fotos: Joel Rodrigues - Agência Brasília

 

12/05/20 - Caesb deixa de cobrar consumo mínimo de água e beneficia clientes da Tarifa Social

Alteração deve diminuir até 65% da conta de 40% dos consumidores

(Atualizado em 30/3/2022)
 

A partir do dia 1º de junho, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) aplicará as alterações provocadas pela Lei Distrital no. 6.272/2019, que implementa uma nova forma de cobrança das tarifas de água e esgoto no Distrito Federal.

A principal mudança na nova tabela é o fim do consumo mínimo de 10m³ por mês, relativos ao fornecimento de água de cada unidade de consumo. Com o fim da cobrança do consumo mínimo, o pagamento se dará pelo consumo efetivamente medido.

Passa a ser arrecadada uma tarifa fixa de R$ 8,00 para a categoria residencial e R$ 21,00 para não residencial, além da cobrança do valor efetivamente consumido de água e de esgoto.

Hoje, 40% da população do DF estão na faixa de consumo de até 7 m³/mês e terão redução de até 65% na sua fatura. Um dos principais objetivos dessa mudança é estimular um uso mais racional e consciente de água, premissa presente em toda a nova estrutura. Ou seja, quem economizar mais, pagará menos.

Tarifa Social

A principal inovação é a ampliação substancial do número de beneficiados pela Tarifa Social, de 3 mil para aproximadamente 70 mil famílias, com renda per capita entre zero e R$ 178. Para ter direito à Tarifa Social, basta que o titular da conta de água seja beneficiário do Programa Auxílio Brasil e esteja com CPF cadastrado e atualizado no CadÚnico pela SEDES.

Os beneficiários obtêm 50% de desconto na tarifa residencial e isenção no custo da ligação de esgoto. Pela nova estrutura, a tarifa média para quem consome 1 m³/mês nesta categoria terá uma redução de 82%.

Importante lembrar que a tarifa social é limitada a um consumo de 30 m³/mês de água O consumo excedente será faturado sem desconto na tarifa, portanto o uso consciente de água é fundamental para garantir a tarifa reduzida.

Ou seja, se você é beneficiário do Programa Auxílio Brasil e a conta de água não está no seu nome, aproveite e atualize seu cadastro no autoatendimento para ter direito à tarifa social. Basta solicitar a alteração de titularidade em um dos canais disponíveis.

Como alterar a titularidade da conta de água

Em relação à tarifa social, a Caesb informa que o cliente não precisa sair de casa. Os beneficiários deverão solicitar a mudança na titularidade da conta, caso não sejam os responsáveis financeiros, por meio do site (www.caesb.df.gov.br), dos aplicativos disponíveis no sistema IOS (Apple) ou Android.

É importante lembrar que, somente após a aprovação do cadastro pessoal e da vinculação ao imóvel, o usuário passa a ser o responsável pelas contas do imóvel, pois muitos usuários entendem que apenas a realização do cadastro no site já efetiva a alteração de titularidade.

Confira o passo a passo para a alteração de titularidade no site, nos aplicativos e nos postos de atendimento:

No site da Caesb:

1 - O cliente deve acessar o site da Caesb ou digitar o endereço https://www.caesb.df.gov.br/.

2 - Depois deve clicar no banner Autoatendimento ou digitar o endereço https://www.caesb.df.gov.br/portal-servicos/.

3 - Na sequência, deve clicar no botão Alteração de Titularidade.

4 - Se o usuário não estiver com seu cadastro pessoal atualizado deverá apresentar os documentos pessoais legíveis, completos e não podem estar rasurados ou com emendas.

5 - Após o seu cadastro pessoal no serviço de Alteração de Titularidade, o usuário deverá encaminhar o comprovante de vínculo com o imóvel no serviço de Alteração de Titularidade. Confira aqui os documentos pessoais e os que comprovam o vínculo com o morador ou responsável pela residência (https://www.caesb.df.gov.br/relacao-documentos).


Nos aplicativos IOS e Android:

1 - O cliente deve baixar o aplicativo de acordo com o sistema operacional do seu smartphone.
Para aparelhos Android, o endereço é o seguinte: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.df.caesb.mobile.
Para aparelhos IOS, o endereço é o seguinte: https://apps.apple.com/br/app/caesb-autoatendimento/id1003831993.

2 - Os passos se repetem para a mudança da titularidade.


Nos postos de atendimento:

1 - O cliente deve, preferencialmente, se dirigir à unidade de atendimento próximo à sua residência, portando os documentos pessoais legíveis, completos e não podem estar rasurados ou com emendas, além do comprovante de vínculo com o imóvel. Confira aqui os documentos pessoais e os que comprovam o vínculo com o morador ou responsável pela residência (https://www.caesb.df.gov.br/relacao-documentos).

2 - IMPORTANTE: Em razão da pandemia da Covid-19, o atendimento nos escritórios de atendimento e nas unidades do Na Hora devem ser agendados.


Mais informações

Para saber mais sobre o assunto e o impacto dessa mudança na sua conta, acesse o site da Caesb e faça a simulação de seu consumo com a nova estrutura tarifária. Outras informações sobre esta mudança poderão ser obtidas pela Central 115 ou através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 

14/05/20 - Caesb faz doação de 140 máscaras “face shields” para o Hospital Universitário de Brasília (HUB)

Equipamentos foram produzidos na impressora 3D da Empresa, com materiais doados pelos próprios empregados


A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) doou 140 máscaras de proteção contra o novo coronavírus ao Hospital Universitário de Brasília (HUB), instituição pública federal, vinculada à Universidade de Brasília (UnB).

Os equipamentos “face shields” foram produzidos na Companhia e são compostos por uma viseira transparente – feita com folha de acetato – e um suporte para a cabeça produzido na impressora 3D. Toda a matéria prima utilizada na produção das máscaras entregues foi doada à Caesb pelos próprios empregados, entre eles os aposentados.

A entrega ocorreu nesta quarta-feira (13) na oficina da Empresa, na unidade do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). Chefe do Setor de Apoio Terapêutico do HUB, Liana Gomide agradeceu a doação e ressaltou a importância da ajuda. “O HUB tem se preparado para receber os pacientes, tem treinado as equipes, desenvolvido protocolos. A chegada desses equipamentos fortalece nossa proteção e os cuidados com os profissionais que estão na linha de frente do combate ao coronavírus.”

Chefe da Unidade de Graduação e Cursos Técnicos do HUB, Fernanda da Rosa reforçou a importância da doação e do uso das máscaras. “Esses equipamentos vão ser entregues para profissionais que já estão atuando no combate à Covid. É um importante reforço para o HUB.”

Para o Diretor de Operação e Manutenção da Caesb, Carlos Eduardo Pereira, a ação da Caesb mostra a união e o cuidado com os profissionais que seguem trabalhando mesmo neste momento de pandemia. “Nossa preocupação é proteger os profissionais da Caesb, já que nossas atividades não podem parar. A confecção das máscaras surgiu por isso. Estamos usando a nossa oficina, que conta com equipamentos modernos, para produzir esse importante equipamento de proteção. A doação ao HUB é uma forma de agradecimento pela parceria e ajuda que as equipes nos deram na elaboração do projeto. É uma entrega de toda a Caesb ao hospital”, reforçou o diretor.

Produção

O trabalho de produção das máscaras foi coordenado pelos engenheiros mecânicos da Caesb, Marcos Barboza, gerente de Engenharia e Desenvolvimento, e Eduardo Burgos, coordenador de Desenvolvimento da Manutenção.

“Fiquei sensibilizado ao ver médicos e outros profissionais da saúde com os rostos marcados pelas máscaras e pensei que poderíamos fazer algo para amenizar estes efeitos. A nossa motivação foi o conforto e a proteção de todos que estão na linha de frente nesta guerra contra a Covid-19”, lembrou Eduardo Burgos.

Até chegar no modelo atual, os engenheiros testaram outras opções. “Esse modelo final é o quarto. Chegamos até ele depois de muitos testes e estudos. Foi a máscara que saiu com o preço mais acessível e seguindo as recomendações de segurança e prevenção”, completou Marcos Barboza.

A produção das máscaras
https://www.caesb.df.gov.br/8-portal/noticias/1081-14-03-20-caesb-usa-impressora-3d-para-produzir-mascaras-de-protecao-contra-o-coronavirus-covid-19.html


 

 

Engenheiro Marcos Barboza

 

Engenheiro Eduardo Burgos

 

Crédito das fotos: Marco Peixoto (Caesb)

 

15/05/20 - Clientes da Caesb receberão bônus-desconto nas contas a partir de junho

Tem direito ao desconto de 20% quem economizou em 2019 na comparação a 2018


A partir do mês de junho, a Caesb volta a aplicar o bônus-desconto de 20% aos usuários que conseguiram reduzir o consumo de água em 2019 comparado a 2018, apurado mês a mês e depois totalizado. Os clientes da Caesb que tiverem direito ao bônus receberão o comunicado com a fatura do mês de maio.

A medida atende à Lei Distrital nº 4.341, de 22 de junho de 2009, e à Resolução nº 06, de 5 de julho de 2010, da Adasa, e está sendo praticada pela Caesb pelo décimo ano consecutivo. Desde setembro de 2009, a Companhia encaminha, no verso da fatura, informações da legislação que dispõe sobre o incentivo à redução do consumo de água no DF.

Para 2020, a Caesb calcula que irá devolver um montante de R$ 8.746.288,76 aos clientes. Este valor representa, aproximadamente, 88% do valor concedido ano passado, que foi de R$ 10.012.667,18.

O período de apuração do bônus-desconto é de janeiro de 2018 a dezembro de 2019. O bônus será concedido conforme o valor que o cliente tem a receber, de acordo com cronograma de devolução:

Critério para Devolução

Mês

Total

Quantidade

Valor Total

valor < 8

06/2020

249.439

 R$     895.700,72 

valor >= 8 e valor < 13,50

07/2020

82.773

 R$     860.707,43 

 valor >= 13,50 e valor < 20

08/2020

50.949

 R$     833.048,34 

 valor >= 20 e valor < 28

09/2020

36.140

 R$     846.637,56 

 valor >= 28 e valor < 40

10/2020

27.016

 R$     897.228,66 

 valor >= 40 e valor < 58

11/2020

17.878

 R$     851.647,72 

 valor >= 58 e valor < 95

12/2020

11.698

 R$     847.568,12 

 valor >= 95 e valor < 210

01/2021

6.380

 R$     847.516,50 

 valor >= 210 e valor < 750

02/2021

2.472

 R$     886.524,68 

 valor >= 750 e valor < 8.000

03/2021

504

 R$     832.701,06 

valor >= 8.000

04/2021

13

 R$     146.947,97 

Total

485.262

 R$  8.746.228,76 


Cálculo

Neste mês de maio, a Caesb encaminhará ao titular da conta, que reduziu seu consumo, um demonstrativo contendo:

• volume economizado em metros cúbicos no período de apuração;

• volume básico de cálculo do bônus-desconto em metros cúbicos;

• tarifa inicial da categoria, em reais por metro cúbico vigente na data;

• valor do bônus-desconto em reais e a forma de concessão do bônus.

O valor será calculado multiplicando a tarifa inicial da categoria em que o usuário está enquadrado por 20% do somatório dos volumes mensais economizados no período de 12 meses de apuração.

Como calcular

O cliente A, de tarifa residencial, consumiu 111m³ em janeiro de 2018. Já em janeiro de 2019, o consumo foi de 52m³. No caso, a economia foi de 59m³. O bônus-desconto prevê 20% desta economia, ou seja: 11,80m³. Para obter o valor em reais, deve-se multiplicar 11,80m³ pelo valor da tarifa, que é R$ 3,14. O bônus a ser concedido, nesse caso, é de R$ 37,05.

O cliente B, de tarifa comercial, consumiu 44³ em abril de 2018. Já em abril de 2019, o consumo foi de 10m³. No caso, economizou 34m³. O bônus-desconto prevê 20% desta economia, sendo 6,8m³. Deve-se multiplicar o 6,8m³ pelo valor da tarifa comercial, que é R$ 7,97. Nesta situação, o bônus será de R$ 51,80.

 

CLIENTE A

TARIFA RESIDENCIAL NORMAL

CONSUMO (m3)

ECONOMIA

(m3)

20%

TARIFA(R$)

BÔNUS (R$)

01/2018

01/2019

111

52

59

11,80

3,14

37,05

 

CLIENTE B

TARIFA COMERCIAL

CONSUMO (m3)

ECONOMIA

(m3)

20%

TARIFA(R$)

BÔNUS (R$)

04/2018

04/2019

44

10

34

6,8

7,97

51,80



Serviço:

Para obter a segunda via da conta de água e outros serviços, a Caesb disponibiliza o site institucional (www.caesb.df.gov.br), aplicativos para Android e IOS, além da Central de Relacionamento com o Cliente, pelo número 115.

Para baixar o aplicativo da Caesb no celular, clique nos links abaixo:

- IOS:
https://apps.apple.com/br/app/caesb-autoatendimento/id1003831993

- Android:
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.df.caesb.mobile

27/05/20 - Atendimento virtual da Caesb cresce durante a pandemia do coronavírus

Alteração de titularidade da conta, religação e revisão de conta são serviços mais solicitados

 

A suspensão do atendimento presencial ao público nos escritórios regionais da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), desde o dia 16 de março, provocou um aumento nos atendimentos virtuais realizados pela Empresa. Atualmente, a Caesb disponibiliza cinco canais remotos: WhatsApp, Agência Virtual, App, Site e telefone 115.

Nos meses de março e abril deste ano, a Caesb realizou 17.941 atendimentos pela Agência Virtual, um aumento de 117% se comparado com o mesmo período do ano passado, quando foram realizados 8.256 atendimentos pelo mesmo canal. A tendência se manteve no App e no site. Nos meses de março e abril de 2019, foram recebidas 62 demandas pelo aplicativo e, neste ano, no mesmo período, foram 4.820. Já pelo site da Companhia, 4.948 demandas foram recebidas em março e abril deste ano e 1.524 no mesmo período de 2019.

O atendimento via Whatsapp, que teve início em caráter experimental no ano passado nas regiões de Ceilândia, Samambaia, Sobradinho, Planaltina e Taguatinga, também mostra uma demanda crescente. Em fevereiro deste ano, a Caesb recebeu 78 mensagens por Whatsapp. Em março 249 e, em abril, 419.

Nos canais virtuais citados acima, os serviços mais requisitados foram alteração de titularidade da conta, religação e revisão de conta. O Superintendente Comercial da Caesb, Diego Rezende, aponta que algumas das vantagens na utilização dos serviços virtuais são o fato de o usuário não precisar se deslocar a uma unidade física e ter mais celeridade nas respostas. “O tempo de análise em um atendimento presencial pode demorar mais, dependendo do serviço, pois tem mais processos. Quando esse mesmo serviço é solicitado on-line, o prazo pode ser reduzido até pela metade do tempo”, explica Diego.

Segundo o superintendente, os atendimentos virtuais dos últimos meses ultrapassam a metade dos presenciais no mesmo período em anos anteriores, o que demonstra que a maioria da população tem se habituado bem a essa nova realidade. “A taxa de retenção, que é quando o usuário é atendido e tem o seu problema sanado sem necessidade de ordem de serviço, melhorou consideravelmente. Dentro da normalidade, a média da taxa de retenção é de 83%, no atual cenário está em 97%, o que demonstra que a maioria dos atendimentos tem sido resolutivos”, comemora Diego.

Com relação à central de atendimento 115, em janeiro deste ano o serviço de URA – Unidade de Resposta Audível, foi automatizado. A URA funciona como um atendente eletrônico, por meio do qual são oferecidos serviços automáticos para os clientes, sem que haja a necessidade de interação com o atendimento humano.

Até o momento, os serviços mais solicitados neste canal foram consulta e informação de falta d’água (40%), consulta de débitos e segundas vias (21%) e solicitação de desobstrução de esgoto (13%). Também são oferecidos os serviços de revisão de conta e consertos de vazamento. Em fevereiro, a Empresa registrou 2.213 atendimentos, em março foram 8.077. Já em abril o número chegou a 12.188.

Para o Ouvidor da Caesb, Eduardo Soares, responsável pela central de atendimento 115, a utilização deste serviço é mais ágil e prática. “Essas opções ampliam os canais de contato com a Caesb, tornando a jornada do cliente mais ágil, prática e agradável”, destaca.

A Caesb reitera que, por meio dos canais virtuais, é possível solicitar revisão ou segunda via de contas, alteração de titularidade e vencimento, consumo de água, consulta de protocolos, parcelamento de débitos, 1ª ligação de água, autoleitura, ressarcimento de danos, alteração do titular ou do vencimento da conta, religação de água, débitos, manutenção de redes, além de serviços comerciais como análise de contas, atualização de cadastro e religação.

Site oficial:

https://www.caesb.df.gov.br/portal-servicos/

Para baixar o aplicativo da Caesb no celular:

- IOS:

https://apps.apple.com/br/app/caesb-autoatendimento/id1003831993

- Android:
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.df.caesb.mobile

Atendimento via WhatsApp:
O número é (61) 98480-5115 e atende as regiões de Ceilândia, Samambaia, Sobradinho, Planaltina e Taguatinga.


 

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