Caesb orienta consumidores sobre risco de golpes online
Companhia alerta para sites falsos que simulam o portal oficial para emissão de boletos
A Caesb alerta os clientes sobre a atuação de portais falsos que utilizam a aparência do site oficial da empresa para aplicar golpes na internet. A prática ocorre principalmente na solicitação da segunda via da conta, quando o pagamento é direcionado a beneficiários fraudulentos.
O endereço oficial da Caesb é www.caesb.df.gov.br. Para solicitar serviços, o cliente deve acessar exclusivamente o Portal de Serviços, disponível em www.caesb.df.gov.br/portal-servicos. A companhia orienta que nenhum outro link seja utilizado para emissão de boletos ou contratação de serviços.
Antes de efetuar qualquer pagamento, o consumidor deve conferir atentamente os dados do beneficiário do boleto. Em caso de pagamento a documento falso, a orientação é registrar um boletim de ocorrência na Delegacia Eletrônica da Polícia Civil do Distrito Federal, pelo endereço www.pcdf.df.gov.br/servicos/delegacia-eletronica.
Negociação de débitos
Para negociação de débitos, o consórcio Sanear é o único intermediário autorizado pela Caesb. O atendimento é realizado pelo telefone 0800 771 1015 ou via WhatsApp, no número (61) 98250-0637. O canal permite a emissão de boletos para quitação de contas em aberto, além de atualização cadastral e mudança de titularidade.
Por meio do consórcio também é possível quitar contas protestadas nessa situação, os boletos passam a incluir o valor do débito e as taxas cartoriais, calculadas de acordo com o montante devido. A negociação pode ser feita pelos canais do consórcio ou nos postos de atendimento presenciais da Caesb. O protesto ocorre depois de 15 dias do vencimento, conforme determina a Lei nº 9.492/1997.
Os acordos firmados de forma online estão disponíveis apenas no site oficial da companhia ou por meio de pagamento com cartão de crédito, oferecido pelos canais autorizados. Após a quitação dos débitos e a confirmação do pagamento, caso tenha havido suspensão no fornecimento de água, a religação ocorre em até 16 horas úteis para o ramal predial e em até 6 horas úteis nas demais situações, desde que haja acesso ao hidrômetro ou ao ramal. A orientação é manter as torneiras fechadas durante o retorno do abastecimento para evitar desperdício de água.
A Caesb reforça que não reconhece qualquer outro número de telefone, link, perfil ou pessoa que ofereça negociação de débitos em nome da companhia.



