Com novas medidas, companhia conseguiu economizar água suficiente para abastecer, por um ano, os 100 mil moradores do Sol Nascente
Cada gota de água potável perdida é um grande prejuízo tanto para quem produz quanto para quem deveria consumir aquela água. Buscando combater a perda de água, entre 2021 e 2023 a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) conseguiu economizar um volume de água que seria capaz de abastecer, durante um ano, uma cidade com 100 mil habitantes, o equivalente ao Sol Nascente. Essa experiência será apresentada no Seminário Gestão de Perdas 2024, que a companhia promove nos dias 18 e 19 de setembro no Teatro da Caesb, em Águas Claras.
O tema central do seminário é “Conhecimento, Ação e Sustentabilidade”. O assunto será debatido por especialistas e técnicos da Caesb e de outras companhias de saneamento. No evento, serão apresentadas experiências e propostas para melhorar a gestão sobre perdas de água. No caso do exemplo da Caesb, a economia ocorreu depois que diversas medidas foram tomadas, como a substituição de 110 mil hidrômetros e o aumento da fiscalização, com 13 mil vistorias realizadas para coibir fraudes e ligações clandestinas na rede da empresa.
No seminário, serão discutidas estratégias para melhorar a eficiência do monitoramento das redes de água, dos volumes medidos e da retirada de vazamentos. Haverá ainda exposição de equipamentos utilizados nos sistemas distribuidores de água, demonstrando o dia a dia das equipes de campo, além de soluções para a gestão das pressões e das vazões nos sistemas distribuidores.
O seminário é voltado para profissionais e estudantes da área do setor de saneamento e conta com o apoio da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e da Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (AESBE). Já estão confirmadas as presenças de colaboradores da Caesb, ABES, AESBE, Copasa, ESRI-Brasil, Sabesp, Sanasa, Saneago e Sanepar.
LINKS: