Mapa do Site

40 toneladas de equipamentos da Caesb chegam a Brasília

Caminhões com 4 motobombas estão na capital desde a manhã de hoje e estão sendo levados para a Elevatória do Lago Norte

Chegaram a Brasília na manhã de hoje (29) os primeiros equipamentos que farão parte do Sistema de Abastecimento Norte, em construção pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). O comboio vindo de São Paulo chegou logo cedo em Santa Maria e seguiu até o Palácio do Buriti. De lá, as máquinas serão levadas para a Elevatória de Água Tratada Lago Norte para serem descarregadas.

As bombas fazem parte do conjunto de modernos equipamentos previstos pela Caesb para o Sistema de Abastecimento Norte, que vai levar água potável para atender 355 mil pessoas que moram em sete setores habitacionais da região norte da capital: Sobradinho I, Sobradinho II, Grande Colorado, Boa Vista, Taquari, Itapoã e Região dos Lagos. No empreendimento, o GDF e a Caesb estão investindo R$ 135 milhões.

Ao todo, o Sistema de Abastecimento Norte terá 6 reservatórios de água. Dois deles, com capacidade para 2 milhões de litros de água, estarão na Elevatória Lago Norte e têm 20 metros de diâmetro e 6,5metros de altura, o equivalente a um prédio de dois andares. Sobradinho terá outros dois reservatórios ainda maiores, com capacidade para 4 milhões de litros, sendo 30 metros de diâmetro e 7 metros de altura. Os dois últimos reservatórios do Sistema ficarão na região dos Lagos, próximos a Torre de TV Digital, também com capacidade para 4 milhões de litros de água. As obras do Sistema de Abastecimento Norte estão gerando cerca de 500 empregos diretos e indiretos em Brasília.

Água do Paranoá para a região norte do DF

O Sistema de Abastecimento de Norte vai captar água do Lago Paranoá, possibilitando tratar, ampliar, reforçar e manter estável o fornecimento na região norte do Distrito Federal. Nesse complexo, o papel da Estação de Tratamento de Água (ETA) Lago Norte é estratégico.

A água captada no Lago Paranoá será armazenada nos reservatórios na ETA Norte e, posteriormente, bombeada por meio da Adutora Taquari para os reservatórios de Sobradinho e da Região dos Lagos. A partir daí, será distribuída para sete cidades e setores habitacionais localizados ao norte de Brasília.

   

   

            

Pular para o conteúdo