Caesb e Adasa reforçam a importância da preservação e uso responsável da água
Para encerrar as atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Caesb e a Adasa promoveram a Caminhada da Água 2024, realizada no Parque da Cidade. Cerca de 1200 pessoas participaram da ação. Além da caminhada de 4 quilômetros, crianças e adultos participaram de uma série de atividades. Também marcaram presença no evento os diretores da Caesb: Haroldo Toti, da Regulação e Meio Ambiente, Eduardo Roriz, do Jurídico, Sérgio Lemos, do Financeiro e Comercial, e André Carrara, do Suporte ao Negócio.
O evento teve como objetivo conscientizar a população sobre a preservação e o uso responsável da água e promover uma reflexão sobre os hábitos de consumo deste bem tão precioso. A Caesb participou na tenda informativa com miniestação de tratamento de água, jogo de tabuleiro e distribuição de brindes aos participantes. A mascote da Companhia, a Cristal, também esteve presente reforçando o papel de cada um no uso consciente da água.
A Caminhada contou também com apresentação teatral, aulas de zumba, fit dance, entre outras atividades de entretenimento. As mascotes Gotita, da Adasa, e Garizito, do SLU, uniram forças e, junto com os personagens do Caninópolis, animaram as dinâmicas com a criançada.
Para o presidente da Caesb, Luís Antônio Reis, essa ação reforça o compromisso do GDF em investir na educação em prol do uso responsável da água. “O evento marca o compromisso da empresa com a educação ambiental da sociedade, tanto como forma de incentivar o consumo consciente desse bem tão escasso no mundo, quanto como ferramenta de preservação de todo e qualquer bem natural, imprescindível para a qualidade de vida e saúde da população. Essa é uma ação de vários órgãos do Governo do Distrito Federal que se uniram para conscientizar a população sobre o papel que cada um exerce para a preservação da água. Juntos, fazemos a diferença!”, ressaltou o presidente.
O estudante Rafael Santos, de 11 anos, e morador da Ceilândia, frequenta sempre o Parque da Cidade. “Aos finais de semana eu e minha mãe viemos passear e se divertir no Parque. E hoje viemos participar da Caminhada da Água. Na tenda da Caesb eu aprendi como funciona o tratamento da água e também brinquei no jogo virtual, que mostrou como a gente pode economizar água”.
Para Rafael, todos precisam aprender a cuidar da água. “Lá em casa a gente sempre faz a nossa parte, como gastar menos água, não jogar lixo no chão e também juntamos latinhas para não contaminar o meio ambiente”, afirmou o estudante.
Ao final da caminhada, o diretor Jurídico da Caesb, Eduardo Roriz, reforçou a importância da união dos órgãos em prol do uso consciente da água. “É uma iniciativa em que a Caesb e Adasa se unem para mostrar a necessidade de cuidar das nossas águas. A Caesb tem trabalhado diuturnamente para trazer melhorias para a população do DF”, explicou o diretor.
A Caminhada da Água contou com o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal (Sema-DF), Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal (Brasília Ambiental), Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SELDF), Departamento de Trânsito (Detran-DF) e Administração do Plano Piloto.
Crédito das fotos: Marco Peixoto (Caesb)