Acessibilidade


Caixa de Gordura Padrão CGS - 31 Litros

Informações importantes:

  • As caixas de gordura devem ser estanques (sem vazamentos) e possuir tampas removíveis;
  • As caixas deverão ser instaladas ou construídas em locais de fácil acesso e ter boas condições de ventilação;
  • A seção da caixa poderá ser circular ou retangular;
  • As caixas podem ser em CONCRETO ou em ALVENARIA desde que atendidos os requisitos mínimos de retenção;
  • Todos os modelos de caixa de gordura devem cumprir as exigências da norma (NBR 8160) expedida pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas);

ATENÇÃO

A caixa de gordura deverá ter VOLUME MÍNIMO DE RETENÇÃO DE 31 LITROS e ser limpa periodicamente.

Os detritos e gorduras retirados devem ser acondicionados em sacos plásticos e colocados no lixo.
Dúvidas, ligue no telefone: 115

 

cgs31 Novo

Obs.: o serviço de coleta de resíduos da caixa de gordura é efetuado pelo Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal - SLU, mediante agendamento prévio. Para mais informações, favor consultar à Carta de Serviços no site do SLU (https://www.slu.df.gov.br/).

Caixa de Gordura Padrão CGE - Padrão Especial

Informações importantes:

O volume deve ser obtido pela seguinte fórmula:

V = 20 + N x 2

Onde: V = Volume e N = Número de refeições por afluxo

Nº REFEIÇÕES
NO TURNO DE
AFLUXO
VOLUME DE
RETENÇÃO
(L)
DIMENSÕES
1ª OPÇÃO
2ª OPÇÃO
LADO (L)
ALTURA (H)
LADO (L)
ALTURA (H)
30
80
43
44
50
32
50
120
49
50
55
40
70
160
54
55
60
45
90
200
58
60
65
48
110
240
62
63
70
49
130
280
65
66
75
50
150
320
68
69
80
50
170
360
71
72
85
50
190
400
74
75
90
50
200
420
75
76
95
47
300
620
85
86
100
62
400
820
94
95
105
75
500
1020
100
101
110
85
750
1520
115
116
115
115
1000
2020
126
127
130
120
1500
3020
145
146
145
145

 

 

OBSERVAÇÕES

Normalizada para uso acima de 12 cozinhas ou, ainda para cozinhas de restaurantes, escolas, hospitais, quartéis etc.
As caixas deverão ser em alvenaria de tijolos ou concreto;
Quando o número de refeições não constar na tabela, adotar o número imediatamente superior ou calcular pela fórmula acima;


Adota-se para o caso de residências, (5,5) pessoas por unidade habitacional;
As caixas devem seguir a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Dúvidas, ligue no telefone: 115

cgesp Novo

 

Obs.: o serviço de coleta de resíduos da caixa de gordura é efetuado pelo Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal - SLU, mediante agendamento prévio. Para mais informações, favor consultar à Carta de Serviços no site do SLU (https://www.slu.df.gov.br/).

Decreto 18.328/97 - Do lançamento de efluentes líquidos na rede coletora de esgotos.

 
DECRETO N° 18.328, DE 8 DE JUNHO DE 1997
 

Altera o Decreto n° 5631, de 27 de novembro de 1990, que aprova o novo Regulamento para Instalações Prediais de Esgotos Sanitários no Distrito Federal, que com esta baixa, e dá outras providências. 
 

0 GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL, no uso das atribuições que lhe confere o art. 100, inciso VII, da Lei Orgânica do Distrito Federal, DECRETA: 
 

Art. 1° - O artigo 2º do Regulamento para Instalações Prediais de Esgotos Sanitários no Distrito Federal, aprovado pelo Decreto n° 5.631, de 27 de novembro de 1980, fica acrescido das seguintes conceituações:

1 - AO TÍTULO II - TERMINOLOGIA, em seu Artigo 2°, deverão ser acrescentadas as terminologias a seguir mencionadas:

ÁGUAS PLUVIAIS - águas oriundas da precipitação atmosférica.

AMOSTRAGEM COMPOSTA - coletas de amostra de esgoto para análise em laboratório realizadas em diversos horários do dia, com o objetivo de se caracterizar as concentrações médias do despejo.

AMOSTRAGEM INSTANTÂNEA - coleta de amostra de esgoto para análise em laboratório, realizada com o objetivo de se caracterizar as concentrações do despejo no momento da amostragem.

COEFICIENTE DE RETORNO - porcentagem do volume da água utilizada nas atividades humanas, que é transformada em esgotos sanitários.

COLETOR PÚBLICO - canalização destinada a receber os esgotos sanitários efluentes das ligações prediais e transportá-los até os interceptores.

CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente.

CORPO RECEPTOR - corpo hídrico destinado a receber os esgotos sanitários tratados, ou em estado bruto, com o objetivo de transportá-los, dilui-los e depurá-los em sua massa e ao longo de seu percurso.

DESPEJO - lançamento de esgotos.

EMISSÃO - o mesmo que despejo.

EMISSÁRIO - canalização destinada a receber os esgotos sanitários efluentes dos interceptores e transportá-los à estação de tratamento, ou ao seu destino final.

ESGOTO DOMÉSTICO - despejo líquido resultante do uso da água pelo homem, em seus hábitos higiênicos e atividades fisiológicas.

ESGOTO SANITÁRIO - despejo líquido constituído de esgoto doméstico e industrial, da água de infiltração e da parcela de contribuição pluvial parasitária julgada conveniente.

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO - conjunto de instalações e equipamentos destinados a reduzir a quantidade de matéria orgânica e de micro organismos presentes nos esgotos sanitários.

FONTE POLUDDORA - lançamento direto ou indireto de resíduos sólidos ou líquidos, capazes de poluir as águas receptoras.

GALERIAS COLETORAS - canalização destinada a receber as águas pluviais.

INTERCEPTOR - canalização destinada a receber os esgotos sanitários efluentes dos coletores públicos.

LANÇAMENTO INDIRETO - feito através de lençóis subterrâneos ou percolação junto ao corpo receptor.

LIGAÇÃO PREDIAL - trecho de canalização compreendida entre o limite do terreno do usuário e o coletor de esgotos.

NOVÀCAP - Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil.

POÇO DE VISITA ( PV ) - câmara visitável através de abertura existente em sua parte superior, destinada à reunião de dois ou mais trechos de coletor e à execução de trabalhos de manutenção.

SISTEMA COLETOR PÚBLICO DE ESGOTOS - conjunto constituído pela rede coletora de esgotos, coletores tronco, interceptores, emissários e órgãos acessórios.

USUÁRIO NÃO DOMÉSTICO - usuário da rede coletora de esgotos que realiza atividades industriais ou de prestação de serviços diversos.

 

Art. 2° - O Título VI, do Regulamento para Instalações Prediais de Esgotos Sanitários no Distrito Federal, aprovado pelo Decreto nº 5.631, 27 de novembro de 1980, passa a vigorar com a seguinte redação:



TÍTULO VI

DO LANÇAMENTO DE EFLUENTES LÍQUIDOS NA REDE COLETORA DE ESGOTOS – DEC 18.328 DE 18.06.97

SEÇÃO

DOS PADRÕES DE EMISSÃO EM COLETORES PÚBLICOS

OBJETIVO
 

Art. 147 - É proibido o lançamento no sistema coletor público de esgoto sanitário de:

a) substâncias que, em razão de sua qualidade ou quantidade, são capazes de causar incêndio ou explosão, ou serem nocivas de qualquer outra maneira na operação e manutenção dos sistemas de esgotos como, por exemplo: gasolina, óleos, solventes e tintas;

b) substâncias que, por si ou por interação com outros despejos, causem prejuízo ao bem público, risco à vida ou prejudiquem a operação e manutenção dos sistemas de esgotos;

c) substâncias tóxicas, em quantidades que interfiram em processo biológico de tratamento de esgotos ou que prejudiquem a manutenção da vida aquática e os usos previstos para o corpo receptor;

d) materiais que causem obstrução na rede coletora ou outra interferência na própria operação do sistema de esgotos como, por exemplo: cinza, areia, metais, vidro, madeira, pano, lixo, asfalto, cera e estopa;

e) águas pluviais em qualquer quantidade.

Parágrafo Único - As águas pluviais deverão ser canalizadas para as galerias coletoras específicas ou lançadas na via pública.

 

Art. 148 - Os despejos de qualquer fonte poluidora somente poderão ser lançados no sistema coletor público de esgotos, se obedecerem, além das características do esgoto doméstico apresentadas na Tabela I e o disposto no Art. 147, os limites estabelecidos pela Tabela II bem como as disposições da Resolução n° 20, de 1986, do CONAMA.

§ - Na amostragem dos despejos, para efeito de controle da emissão, será considerada a concentração média para comparação com amostragens compostas e a concentração máxima para comparação com amostragens instantâneas.

§ - Se a concentração de qualquer elemento ou substância alcançar índices prejudiciais ao bom funcionamento do sistema e/ou causar impactos indesejáveis no corpo receptor, será facultado à CAESB, em casos específicos, a redução dos limites fixados na Tabela II, bem como estabelecer concentrações máximas de outras substâncias potencialmente prejudiciais.

§ - As águas provenientes de lavagens em Postos de Lavagem e Lubrificação (PLL), bem como outras águas de lavagem em processos industriais, são consideradas fontes poluidoras e devem ser canalizadas para o sistema coletor público de esgotos, nos casos em que a mesma exista, bem como obedecer às condições do caput do artigo.

 

Art. 149 - Os despejos lançados por usuários não domésticos, nos sistemas públicos de coleta de esgotos, estão sujeitos a medidas de controle e tratamento que os enquadre nos padrões estabelecidos no Art. 148 deste Regulamento.

§ - Os efluentes industriais que cumpram as exigências exaradas pelos Arts. 147 e 148 deste Capítulo, e o disposto pela resolução n° 20 de 1986 do CONAMA, nos seus Arts. 21, 22 e 23, em todas as condições, exceto em Sólidos Totais, DBO, e DQO, poderão ser lançados no sistema coletor público dotado de processo de tratamento de esgotos, mediante contrato firmado entre a CAESB e o responsável pela produção do referido efluente, no qual se estabelecerá um sistema de tarifação especial.

§ - Não será admitida a diluição dos despejos como forma de enquadramento aos padrões estabelecidos no Art. 148 deste Regulamento.



SEÇÃO 2

DAS TARIFAS ESPECIAIS

Art. 150 - A sobretaxa para esgotos com concentrações acima dos limites máximos estabelecidos anteriormente, mas que não causem problemas ao tratamento realizado pela CAESB, será calculada de acordo com a seguinte fórmula:
 


tarifa especial


onde:

T = sobretaxa devida ao esgoto lançado na rede coletora;

Pi = preço de m³ de esgoto, definido por Decreto do Governador do Distrito Federal, referente à categoria (faixa de consumo);

i = índice da categoria;

ST = sólidos totais, em mg/l;

DBO = demanda bioquímica de oxigênio em 5 dias e a 20°C, em mg/l;

DQO = demanda química de oxigênio, em mg/l;

 

§ - Para efeito de cálculo da sobretaxa, as categorias de lançamento de esgotos são iguais as categorias de consumo de água, medido ou estimado e, portanto, igualmente baseados no princípio da tarifa diferencial crescente.

§ - O volume mais provável de esgoto (Vi) é, na ordem que se segue, um dos valores indicados de acordo com a precisão de medição possível, respeitado o parágrafo 5° deste artigo:
a) volume de esgoto medido, no período, pelo usuário, de acordo com programação e métodos aprovados pela CAESB;

b) volume de esgoto estimado pelo volume micromedido de água, utilizando coeficiente de retorno de 100%.

§ - Quando o volume mais provável de esgoto for estabelecido a partir da vazão medida pelo hidrômetro, não se aplicará este valor para cálculo de sobretaxa, sempre que houver consumos extraordinários de água decorrentes de emissões indevidas ou fugas não aparentes. Nestes casos o valor da sobretaxa de esgoto será calculado com base na média de consumo de água das três últimas medições válidas.

§ 4° - Quando o valor da concentração de um componente contido no efluente for menor que o respectivo divisor na fórmula (ou quando o valor da diferença entre a DQO e a DBO for menor que 150), ele será considerado igual ao divisor para fins de cálculo da tarifa (por exemplo), para ST<450 utilizar ST=450).

§ - Os usuários que possuírem fontes próprias de captação de água, tais como poço ou captação fluvial, terão este consumo próprio também computado como volume de esgotos lançado à rede para efeito de tarifação.

§ - As concentrações utilizadas no cálculo da sobretaxa serão obtidas através da média das últimas 6 (seis) análises dos despejos industriais, ou das análises disponíveis, segundo acompanhamento realizado pela CAESB.

 

Art. 151 - Dentro do prazo de vigência do contrato previsto no Art. 149, os coeficientes A, B e C da fórmula de sobretaxa poderão ser revistos, por solicitação de qualquer das partes, caso se verifique que as concentrações se estabeleçam em níveis 25% maiores ou menores que a média anual fixada no contrato, por um período não inferior a 3 meses consecutivos.
Parágrafo Único - A revisão da sobretaxa não terá efeito retroativo e sua validade será determinada pela CAESB.
 


SEÇÃO 3

DA MEDIÇÃO 

Art. 152 - A CAESB realizará o controle das empresas através de coletas de amostras realizadas de acordo com programa estabelecido pela Companhia, de forma a caracterizar as condições dos despejos, em conformidade com a Tabela III.

I - Na Verificação Básica, conforme o parágrafo 1°:
a) Através de coleta de amostras, avalia a concentração de:
- Sólidos totais;
- DQO;
- DBO.
b) Através de inspeção visual ou olfativa, avalia a presença de:
- Substâncias que formem depósitos objetáveis;
- Óleos e graxas visíveis;
- Cor;
- Odor;
- Turbidez;
-Materiais flutuantes, inclusive espumas.

II – Na verificação Complementar, conforme o parágrafo 2°, os elementos ou substâncias constantes da Tabela II.

§ - Serão efetuadas pela CAESB, ou ao seu arbítrio, análises rotineiras e sistemáticas das amostras de despejos em diversos pontos do Distrito Federal, que com caráter sintético e indicador, serão denominadas de Verificação Básica.

§ - A Verificação Básica poderá ou não indicar a necessidade de uma avaliação mais detalhada, denominada de Verificação Complementar, cujo conjunto de parâmetros deverá ser escolhido de acordo com orientação de técnicos especializados entre aqueles citados no inciso II.

§ - As atividades industriais e de prestação de serviços que não tiverem sido contempladas na Tabela III, dos Parâmetros de Controle dos Usuários não Domésticos, serão objeto de análise e definição de critérios, na medida em que sejam instaladas no Distrito Federal.

 

Art. 153 - O monitoramento dos efluentes líquidos, para efeito de sobretaxa, será de responsabilidade do usuário.

§ - Os resultados das análises serão remetidos à CAESB, de acordo com programação pré-estabelecida, reservando-se-lhe o direito à auditoria periódica dos dados, bem como a realização de inspeções, amostragens e análises das amostras coletadas, com a periodicidade que lhe for conveniente

§ - A determinação dos parâmetros apresentados na Tabela III deve ser conforme o “Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater”, publicado pela APH, AWWA, WPCF, 18º Edição ou posterior.

 

Art. 154 - O usuário a que se refere o Art. 153, quando apresentar dados incorretos, ficará sujeito a pagar as diferenças de sobretaxas resultantes das informações incorretas multiplicadas por 1,8.
 

Art. 155 - Quando o despejo com concentrações fora dos limites estabelecidos for lançado na rede coletora disponível, sem a autorização da CAESB mediante contrato, conforme o Art. 149 será cobrada multa adicional, além das estabelecidas no Decreto 5.554, de 31 de outubro de 1980, do Distrito Federal.

§ 1° - A multa adicional referida no caput será calculada em 80% da tarifa total de esgotos.

§ 2° - A tarifa total de esgotos corresponde à soma da tarifa normal e da sobretaxa calculada conforme o Art. 150.

§ 3° - O usuário que lançar esgoto não enquadrado nos limites de concentração estabelecidos, além de incorrer em multa cabível, poderá ser impedido de lançá-lo na rede de esgotos e ter determinada a paralisação de suas atividades, conforme Decreto nº 5.554, de 31 de outubro de 1980, do Distrito Federal.



SEÇÃO 4

DAS DISPOSIÇÕES COMPLEMENTARES

Art. 156 - O valor dos coeficientes, divisores dos componentes da fórmula do Art. 150, métodos de medição de volume e métodos de determinação de concentrações, previstos neste Regulamento, poderão ser alterados sempre que os estudos ou pesquisas, elaborados pela CAESB, assim o recomendarem.

 

Art. 157 - O conteúdo de carros-fossa deverá ser lançado em poços de visita determinados pela CAESB, após análise das características do sistema coletor público
Parágrafo Único – Os resíduos de caixa de gordura são considerados como “lixo” e, como tal, não poderão ser lançados na rede coletora.

 

Art. 158 - Os usuários não domésticos, ao solicitarem ligação no sistema coletor público, deverão preencher um formulário apropriado, com as informações de interesse da CAESB, que servirão de referência para o monitoramento dos despejos efetuados.

 

Art. 159 - Os funcionários da CAESB, identificados apropriadamente com crachás, poderão adentrar na propriedade do usuário com o intuito de realizar inspeções, medições, amostragens e testes, de acordo com as disposições deste Regulamento.

 

Art. 160 - Caberá à CAESB as ações de vigilância para o cumprimento da legislação vigente, bem como para aplicação das penalidades nela previstas, inclusive a interdição de atividades industriais poluidoras, respeitado o disposto no Decreto Lei 1.413, de 14 de agosto de 1975, e a regulamentação do Decreto Lei 76.389, de 3 de outubro de 1975.

 

Art. 161 - Os estabelecimentos industriais cujas atividades efetuem ou possam efetuar despejos com características não domésticas, devem informar à CAESB, anualmente ou quando houver alteração, a vazão e as características de seus efluentes, bem como os equipamentos e dispositivos de pré-tratamento empregados, sob pena de sanção cabível.



TABELA I

CARACTERÍSTICAS DO ESGOTO DOMÉSTICO PARA O DISTRITO FEDERAL

 

CONSTITUINTES

CONCENTRAÇÃO (mg/L)

MÉDIA

MÁXIMA

Sólidos Totais

450

810

Sólidos Dissolvidos

150

270

Sólidos Suspensos

300

540

Sólidos Suspensos Voláteis

250

450

DBO

300

540

DQO

450

810

Nitrogênio Total

50

90

Nitrogênio Orgânico

15

27

Nitrogênio Amoniacal

35

63

Nitrito

0

0

Nitrato

0

0

Fósforo Total

6

11

Cloreto

50

90

Graxas

300

540

 

 

TABELA II
EFLUENTES LÍQUIDOS INDUSTRIAIS - PARÂMETROS BÁSICOS

PARÂMETROS

UNIDADE DE MEDIDA

LIMITE MÁXIMO

PH

-

6 a 10

Temperatura

°C

40

Sólidos Sedimentáveis **

ml/l

20

Óleos e Graxas

mg/l

150

Vazão Máxima

l/s

1,5 Q ***

Arsênio Total

mg/l

1,5

Cádmio Total

mg/l

1,5

Chumbo Total

mg/l

1,5

Cianeto

mg/l

0,2

Cobre Total

mg/l

1,5

Cromo Hexavalente

mg/l

0,5

Cromo Total

mg/l

5,0

Surfactantes (MBAS)

mg/l

5,0

Estanho Total

mg/l

4,0

Fenol

mg/l

5,0

Ferro Solúvel (Fe2+)

mg/l

15,0

Fluoreto

mg/l

10,0

Mercúrio Total

mg/l

1,5

Níquel Total

mg/l

2,0

Prata Total

mg/l

1,5

Selênio Total

mg/l

1,5

Sulfato

mg/l

1000,0

Sulfeto

mg/l

1,0

Zinco Total

mg/l

5,0


* Exceto pH
** Em teste de 1h em cone Imhoff
*** Vazão média horária

Ref.: ABNT. NBR 9800 – Critérios para Lançamento de Efluentes Líquidos
Industriais no Sistema Coletor Público de Esgoto Sanitário, abril/1987, 5p

 


TABELA III
PARÂMETROS DE CONTROLE DE POLUIÇÃO DOS USUÁRIOS NÃO DOMÉSTICOS DO SISTEMA DE ESGOTOS 

USUÁRIOS

PARÂMETROS

 

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

Cervejaria

 

X

X

X

 

 

 

X

 

X

X

X

X

Concreteira

 

 

 

 

 

 

X

X

 

X

X

X

 

Gráfica

 

X

X

 

X

 

X

X

X

X

 

X

 

Garagem, Oficina

 

 

 

 

 

 

X

 

 

X

 

 

 

Ind. Reciclagem Pa

X

X

X

 

X

X

X

X

 

X

X

 

X

Ind. Recicl. Plástico

 

X

X

 

 

 

X

X

 

X

X

 

X

Ind. Refrigerante

 

X

X

X

 

 

 

X

 

X

 

X

X

Laboratório Químico

 

X

X

 

X

 

X

X

 

 

 

 

 

Laticínio

 

X

X

X

 

X

X

X

 

X

X

X

X

Restaurante, Cozinha

 

 

 

 

 

 

X

 

 

X

X

X

X



01 Nitrogênio Amoniacal
02 DBO, 20ºC
03 DQO
04 Fósforo Total
05 Metais Pesados (Cd, Zn, Pb, Hg)
06 TKN
07 Óleos e Graxa
08 PH
09 Sólidos Dissolvidos
10 Sólidos Suspensos
11 Sólidos Sedimentáveis
12 Sólidos Totais
13 Temperatura


Art. 3° - O art. 54, do Título VI do Regulamento para Instalações Prediais de Esgotos Sanitários no Distrito Federal, aprovado pelo Decreto n° 5.631, de 27 de novembro de 1980 passa a ser o número 162, renumerando-se os subsequentes.


Art. 4° - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.


Art. 5° - Revogam-se as disposições em contrário.

 

Brasília, 18 de Junho de 1997

109° da República e 38° de Brasília

CRISTOVAM BUARQUE

 

Este texto não substitui o original publicado no DODF de 19/06/1997 p4385.

 

 

 

 

 

Canais de Atendimento ao Cliente

 

ATENÇÃO: Nossos Escritórios Regionais não recebem pagamento de contas.

 

 

Obs.: Os Escritórios Regionais estão abertos para atendimento aos clientes somente por meio de agendamento prévio. Clique aqui para realizar o agendamento.

Divulgação da tabela acima "Serviços e Canais de Atendimento - Resumo", versão em PDF.  Clique aqui.

 

PORTAL DE SERVIÇOS (Autoatendimento)

Forma de Atendimento: por meio deste site (clique)

Horário de Funcionamento: sempre disponível

 

APLICATIVO DA CAESB

Forma de Atendimento: aplicativo de celular (App Store ou Google Play)

Horário de Funcionamento: sempre disponível

 

CENTRAL DE ATENDIMENTO 115  

Forma de Atendimento: pelo telefone 115 

Horário de Funcionamento: 24 horas, todos os dias

 

- WHATSAPP (61) 3029-8428 

OBSERVAÇÃO: Num primeiro momento, os clientes poderão informar falta d’água, consultar débitos, solicitar segunda via de conta solicitar consertos de vazamento de água e de esgoto.

Para os outros serviços, utilizar os canais de atendimento (conforme a tabela acima): Portal de Serviços, aplicativo Caesb e Central 115. 

 

- ESCRITÓRIOS REGIONAIS POSTOS DO "NA HORA" (Ver a observação abaixo) 

Os nossos clientes podem procurar qualquer unidade de atendimento dos Escritórios Regionais, independentemente do endereço onde morem, para solicitar o serviço desejado. Nestes locais, é possível solicitar serviços como emissão de 2ª via de conta, vistorias, verificação de cálculo de contas, parcelamento de débitos, entre outros. Para pedidos de ligação de água e esgotos, parcelamento, alteração de titularidade e desmembramento de ligações o consumidor deve estar de posse dos documentos pessoais e de propriedade/posse do imóvel.   

Para acessar os endereços e horários de atendimento dos Escritórios Regionais e Postos do "Na Hora" (ver observação), clique no botão abaixo.

 

OBSERVAÇÃO:

Postos do “Na Hora” atendem nos seguintes horários (o encerramento de emissão de senhas se dará 30 minutos antes do fechamento estipulado da unidade para garantir o atendimento a todas as senhas emitidas):

  • Posto do "Na Hora" Gama: funciona das 7h30 às 19h
  • Posto do "Na Hora" Riacho Fundo I: funciona das 7h30 às 19h
  • Posto do "Na Hora" Taguatinga: funciona das 7h30 às 19h
  • Posto do "Na Hora" Ceilândia: funciona das 7h30 às 19h
  • Posto do "Na Hora" Rodoviária: funciona das 7h30 às 19h
  • Posto do "Na Hora" Brazlândia: funciona das 7h30 às 13h30

► Escritórios Regionais (atendimento somente por meio de agendamento prévio

 

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ENDEREÇOS e HORÁRIOS dos Escritórios Regionais e Postos do "Na Hora"  

 


 

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A Assessoria de Comunicação – PRC tem como principal objetivo divulgar para a população e para a imprensa as ações praticadas pela Caesb. Além disso, a PRC tem a função de assessorar a Presidência e suas Diretorias, e as demais áreas da Empresa no seu relacionamento com os veículos de comunicação.

A área é responsável pelas ações de comunicação corporativa, o que inclui coordenar as ações de comunicação interna, eventos e campanhas publicitáriass, avaliando e sugerindo estratégias de comunicação integrada.

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  • Gerência de Imprensa e Publicidade – PRCP – Fone: (61) 3213-7592: Roberta Guimarães 
  • Gerência de Mobilização e Eventos – PRCE – Fone: (61) 3214-7979 e 3213-7116: Raul dos Santos

 

Contatos para as outras atividades da Assessoria de Comunicação:

  • Publicidade Legal – Fone: (61) 3213-7317Marco Peixoto e Roberta Guimarães 
  • Distribuição de conteúdo fotográfico – Fone: (61) 3213-7317: Marco Peixoto 
  • Solicitação de água envasada – Fones: (61) 3214-7979, 3213-7116 ou 3214-7910: Raul dos Santos, Vinicius Alencar e Debora Leila
  • Marcação de visitas às estações de tratamento de água e esgoto – Fone: (61) 3213-7117Michele Dias 

 

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