Material Didático


  Material  didático do Curso Caça-Vazamentos, ministrado pela equipe da Coordenadoria de Fiscalização e Orientação Hidrossanitária Centro-Norte - PANPF.


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03/11/2017 - Conselho de Consumidores da Caesb visita o recém-inaugurado subsistema do Bananal

Na última sexta-feira (03/11), o Conselho de Consumidores da Caesb pôde conhecer o subsistema de captação de água do Bananal, que permitirá a retirada de água do córrego, próximo ao Parque Nacional de Brasília.

A outorga concedida pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) permite captação de 600 a 750 litros de água por segundo, a depender da disponibilidade hídrica do período. O novo sistema abastecerá Asa Norte, Sudoeste, Cruzeiro e Noroeste, ajudando a desafogar os reservatórios do Descoberto e de Santa Maria, que continuam em estado crítico.

Para o presidente do conselho, Sr. Alexandre Veloso, “é nítida a alta qualidade da água do córrego Bananal, situado dentro do Parque Nacional de Brasília. ”. O conselho está programando agora visitar uma estação de tratamento de água e outra de esgoto, para compreender melhor esse ciclo completo de tratamento de água e esgoto realizado pela empresa Caesb aqui no DF.

Com a visita foi possível, ainda, esclarecer diversos pontos aos Conselheiros sobre a capacidade de produção do subsistema, e sobre o estado crítico de outros reservatórios. Estiveram presentes os conselheiros Osvaldo Veloso e Carina Sales, do segmento rural, Kátia Amorim, do segmento industrial, e Rodolfo Moura, suplente do segmento residencial.

 

20/12/2017 - Conselho de Consumidores da Caesb participa de Ação Social da Operação Viva Brasília do Governo de Brasília

O Conselho de Consumidores da Caesb participou, na manhã do dia 02 de dezembro, de uma Ação Social que faz parte da "Operação Viva Brasília - Nosso Pacto Pela Vida". O evento ocorreu na quadra 103 do Sudoeste e reuniu a comunidade local do Cruzeiro e da Octogonal.

O convite foi realizado por um outro Conselho, o Comunitário de Segurança do Sudoeste/Octogonal, com o propósito de trazer esclarecimentos à comunidade participante da ação social, por meio de entrega de panfletos, e explicando um pouco sobre o que é o Conselho e os seus objetivos.

O objetivo principal da ação social foi aproximar cada vez mais as Forças de Segurança Pública da comunidade para prevenir os crimes de furto no interior de veículo e roubo a transeunte, delitos mais comuns na região. Apesar dos baixos índices criminais da área, a PMDF realiza ações preventivas como essa para deixar esses índices próximos a zero. A Ação foi coordenada pelos Bombeiros com participação da Polícia Civil e do Detran DF, e faz parte do programa de segurança do GDF "Viva Brasília - Nosso Pacto Pela Vida".

Relação de Documentos

Do Solicitante:

  • Cadastro de Pessoa Física – CPF (pode ser substituído pela Carteira de Identidade que contenha o número do CPF);
  • Carteira de identidade expedida por órgão competente, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Certificado de Reservista Militar, Carteira emitidas por Conselhos Regionais, Passaporte, Documentos funcionais expedidos por Órgão do Distrito Federal e União, CNH modelo com foto e outros com validade instituída por Lei; e
  • Sendo o imóvel de propriedade de pessoa jurídica, além dos documentos descritos acima, devem ser apresentados: ata de constituição, consolidação ou assembleia de acionistas (para sociedades civis, anônimas, ONGs e religiosas), Contrato Social (para LTDA) ou Declaração de Firma Individual (para Firma Individual) e o cartão do CNPJ. Todos os documentos da pessoa jurídica devem conter autenticação das Juntas Comerciais ou Cartório de Ofício de Notas.

 

Para Comprovação de Propriedade, Posse ou Ocupação da Unidade Usuária, Apresente um destes Documentos:

  • Certidão Positiva de imóvel expedida por Órgão do Governo do Distrito Federal – GDF, contendo endereço do imóvel e nome do promitente ou proprietário.
  • Certidão de ônus reais expedida por Ofício de Imóveis.
  • Escritura expedida por Ofício de Imóveis.
  • Procuração para fins específicos relacionados ao imóvel, feita por escritura pública, com termo de comprovação de posse confirmado por tabelião ou escrivão.
  • Procuração para fins específicos relacionados ao imóvel, feita sem o termo de comprovação de posse confirmado por tabelião ou escrivão, com cópia de documento que comprove a propriedade do imóvel do outorgante.
  • Instrumento particular de procuração para fins específicos relacionados ao imóvel, anexado o documento que comprove propriedade do imóvel por pessoa que instituiu o procurador.
  • Cessão de direitos.
  • Contrato de compra e venda emitido pela Terracap.
  • Contrato de cessão de posse agrária fornecido pelo Incra, Emater ou outro Órgão Estatal com finalidade de assentamento rural ou semiurbano.
  • Contrato de arrendamento de área urbana fornecido por Órgão do Governo do Distrito Federal ou da União.
  • Termo Judicial de audiência de ações de inventário, divórcio, usucapião, partilha de bens, falência, concordata e outras que, por determinação do juiz, transmita o poder de propriedade, administração, utilização, usufruto ou de inventariante para o solicitante.
  • Termo de Concessão de uso emitido por Órgão Público, tais como Administrações Regionais, IDHAB, Fundação Zoobotânica ou Superintendência do Patrimônio da União no Distrito Federal.
  • Contrato de locação de imóvel dentro do prazo de vigência. Caso o contrato tenha sido renovado sem assinatura de aditivo, além do contrato, deverá apresentar declaração do locador, com firma reconhecida em cartório, de que o contrato encontra-se em vigor.
  • Declaração de cessão do imóvel, do proprietário ou posseiro do imóvel, acompanhada da comprovação da posse ou propriedade do imóvel.

 

Disposições Gerais:

  • No caso de falecimento do usuário contratante, a alteração poderá ser solicitada por ascendentes ou descendentes em primeiro grau, devendo ser apresentada a Certidão de Óbito.
  • Se tratando de documentos em nome de cônjuge/ companheiro deverá ser apresentado Certidão de Casamento ou Escritura Pública declaratória de União Estável.
  • Só é possível anexar documentos com até 3 MB. Em caso de documentos maiores, particione o documento e encaminhe vários anexos.

Autoatendimento

Login

Você pode obter a segunda via de contas de água no link abaixo, aplicativo da Caesb para celular, Agência Virtual, Escritórios Regionais ou Postos do "Na Hora". A emissão da segunda via das contas é gratuita na internet e aplicativo, porém, quando retirada na Agência Virtual, Escritórios ou Postos do "Na Hora", o valor é de R$ 4,04.

 

Não fique inadimplente! Negocie o pagamento de seus débitos, parcelando você mesmo suas contas. Utilize este site.

 
 

Avise a Caesb se você estiver sem água. A Companhia irá tomar as providências para resolver o problema o mais rápido possível.

 
 

Avise a Caesb sobre redes de esgotos entupidas. A Companhia irá tomar as providências para resolver o problema o mais rápido possível..

 
 
Para solicitar uma ligação de água, você não precisa sair de casa. Faça seu pedido aqui no site pelo Autoatendimento ou Agência Virtual. O pedido ainda pode ser solicitado pela telefone 115, no Escritório Regional que atenda a localidade do imóvel e nos Postos do "Na Hora".
Em quaisquer das modalidades de atendimento é necessária a apresentação de seus documentos pessoais e de um documento de vínculo com o imóvel - relação dos documentos estão listados aqui
Lembramos que os documentos devem ser legíveis, completos e não podem estar rasurados ou com emendas.
O serviço de ligação de água é para imóveis que nunca tiveram ligação. Imóveis com fornecimento suspenso devem solicitar religação.
 
O prazo para atendimento é de 15 dias.
 
Para mais informações, acesse a Carta de Serviços ao Cidadão
 
 
 

Se você tem dúvidas ou reclamações em relação ao faturamento de sua conta de água, solicite uma revisão pelo Autoatendimento, Agência Virtual ou em qualquer canal de atendimento. A solicitação para revisão dos valores cobrados deverá ser feita no prazo mínimo de 03 (três) dias úteis após o faturamento da conta e no prazo máximo de 90 (noventa) dias após o recebimento da conta.

 
Prazo para atendimento: 15 (quinze) dias úteis.
 
 
 
 

A caesb aceita a leitura informada pelo usuário mensalmente, mas é necessário o acesso da Companhia nos meses de abril e outubro. 

 

Você pode obter as contas de água já pagas pelo Autoatendimento, aplicativo da Caesb para celular, Agência Virtual, Escritórios Regionais ou Postos do "Na Hora". A emissão das contas é gratuita na internet e aplicativo, porém, quando retirada na Agência Virtual, Escritórios ou Postos do "Na Hora", o valor é de R$ 4,04

 
São fornecidas as contas emitidas nos últimos 5 (cinco) anos.
 
 

São serviços para clientes especiais. Para acesso é necessário informar o número do órgão e senha.

 

A Caesb somente indenizará após elaboração do relatório conclusivo da CACVA/CACV (*) e se ficar comprovada a causa do dano pela Caesb.

Se ficar caracterizado que a responsabilidade pelo sinistro é da Caesb, o ressarcimento será feito em valor para deixar a construção com o mesmo aspecto e padrão de qualidade em que se encontrava anterior à ocorrência do sinistro e, no caso de mobiliário, também no mesmo padrão dos eventuais danificados, conforme levantamento feito no local. Melhorias no padrão existente não serão consideradas para efeito de indenização.

Após 45 dias, a contar a data do levantamento feito pela CACVA, se não for apresentada a documentação solicitada, será automaticamente considerado que não houve interesse do cliente em eventuais ressarcimentos, sendo o processo de apuração arquivado.

Providências, em caso de sinistro, a serem tomadas pelo cliente:

  1. Para a autuação do processo administrativo será necessário a abertura da SRD – Solicitação de Ressarcimento de Danos, disponível no botão logo abaixo.
  2. Para indenização de bens (mobiliário, eletrodomésticos, livros, etc.) danificados em sinistros o cliente deverá apresentar pelo menos 03 (três) propostas de preço, constando a especificação dos bens, valor unitário e total, em papel timbrado da empresa;
  3. Apresentação de cópias de documentos referente ao imóvel sinistrado (escritura ou documento equivalente e contrato de aluguel quando for o caso);
  4. Para recuperação de estruturas, calçadas, jardins, etc., deverá ser apresentado pelo menos 03 (três) orçamentos de materiais de construção, constando a especificação, preço unitário e total por item, e preço total geral, em papel timbrado da empresa;
  5. Valores de mão-de-obra (para o item 3) deverão ser orçados a parte, em 03 (três) propostas, constando descrição dos serviços, valor e data. Cada executante deverá ser identificado, com nome (completo), RG, CPF/CNPJ, endereço e telefone para contato, e deverá assinar o documento.
  6. Apresentação de cópias dos documentos pessoais (CPF e RG);

Para ter acesso a este serviço, descreva o problema ocorrido preenchendo o formulário disponível no link abaixo "para solicitar ressarcimento". 

 
 
 

 

(*) Gerencia de Vistoria e Fiscalização (CACV) / Coordenadoria de Avaliação de Sinistros (CACVA): SAPS, Trecho 01, Lote F, SIA, Brasília-DF, CEP: 71.215-500.

Por meio do link abaixo, Agência Virtual ou em qualquer canal de atendimento é possível obter Declaração de Situação de Débitos.

 
 
Por meio do link abaixo é possível obter o histórico de consumo de água de seu imóvel.
 
 
 

Para alterar o nome do titular da conta de água você não precisa sair de casa. Utilize este site ou a Agência Virtual. Em quaisquer das modalidades de atendimento é necessária a apresentação de seus documentos    pessoais e de um documento de vínculo com o imóvel, quaisquer dos documentos listados aqui Lembramos que os documentos devem ser legíveis, completos e não podem estar rasurados ou com emendas.

 
 

Por meio do link abaixo é possível alterar o dia de vencimento da conta. A alteração de vencimento não impacta nas contas já faturadas. A alteração poderá resultar em duas contas vencendo no mesmo mês ou em um mês que não tenha conta vencendo.

 
 

Por meio do link abaixo é possível acessar o serviço de religação de água.

 

Por meio do link abaixo é possível acessar o serviço de interferência de rede.

 
 
 
Para outros serviços, entre em contato com os seguintes Canais de Atendimento:
 

 

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